ÚLTIMAS NOTÍCIAS DESSA SEGUNDA-FEIRA

Segunda-feira, 27 de agosto

Boa noite! Aqui estão as principais notícias para você terminar o dia bem-informado.


Por G1

 

Estoque de processos: mais de 80 milhões de ações judiciais aguardavam solução no ano passado, segundo o CNJ. O número de casos pendentes, porém, cresceu em ritmo menor. A Procuradoria-Geral da República denuncia ao STF Roberto Jefferson, Cristiane Brasil e mais 24 por organização criminosa no Ministério do Trabalho. Chapas familiares: candidatos ao Senado inscrevem filho, mãe e irmão como suplentes nas eleições. E o número de eleitores que estão insatifesteitos com a vida. Nos EUA, a relação turbulenta entre Trump e John McCain, senador morto no sábado. No Vaticano, a resposta polêmica do papa Francisco sobre crianças com tendências homossexuais. O que foi notícia nesta segunda-feira:

NACIONAIS

Suspeita de fraude no Ministério do Trabalho

PGR denuncia Roberto Jefferson, Cristiane Brasil, ex-ministro e mais 23

PGR denuncia Roberto Jefferson, Cristiane Brasil, ex-ministro e mais 23

26 pessoas foram denunciadas pela Procuradoria-Geral da República por organização criminosa na Operação Registro Espúrio, que apura fraudes na concessão de registros sindicais pelo Ministério do Trabalho. Entre os acusados, estão a deputada Cristiane Brasil, que quase foi ministra da pasta, seu pai, Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, e o deputado Paulinho da Força. Agora, o STF vai decidir se acolhe ou não as acusações.

Números do Judiciário

Mais de 80 milhões de processos ainda aguardavam solução no Judiciário brasileiro em 2017. Esse é apenas um dos dados divulgados hoje pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Apesar de alto, esse número representa uma redução no ritmo de crescimento dos casos pendentes. Ainda de acordo com o relatório, cada um dos 18.168 juízes do país julgou, em média, 1.819 processos no ano passado — o que dá uma média de 7,2 casos por dia útil.

Eleições 2018

Selo Eleitores insatisfeitos (Foto: Alexandre Mauro/G1)

Selo Eleitores insatisfeitos (Foto: Alexandre Mauro/G1)

– Brasileiros insatifeitos: Os estados do RJ e AM são os que mais têm eleitores insatisfeitos com a vida. Levantamento do G1 compara pesquisas realizadas em todo o país em gosto.

G1 localizou sete chapas ao Senado que têm laços familiares (Foto: G1 )

G1 localizou sete chapas ao Senado que têm laços familiares (Foto: G1 )

– Eleição em números: Candidatos ao Senado inscreveram filho, irmão e mãe como suplentes. O G1 localizou pelo menos 7 casos de chapas familiares nos registros do TSE.

Lula nos estados segundo Ibope (Foto: Igor Estrella/G1 Arte)

Lula nos estados segundo Ibope (Foto: Igor Estrella/G1 Arte)

– Ibope: Lula atinge pelo menos 50% das intenções de voto em todos os estados do Nordeste e Bolsonaro é mais forte em RR, AC e DF. Marina alcança seus maiores índices no Norte; e Ciro e Alckmin nos estados onde fizeram suas carreiras políticas. Veja os números.

Campanha na rua

Veja abaixo as atividades de campanha dos candidatos à Presidência nesta segunda-feira:

INTERNACIONAIS

Despedida de John McCain

 (Foto: Arte/G1)

(Foto: Arte/G1)

O senador John McCain, que morreu no último sábado (25) vítima de câncer no cérebro, deixou uma carta de despedida com aparentes críticas a ações de Donald Trump. A rusga entre os dois republicanos ficou mais aparente após a morte de McCain, e o presidente americano não irá ao funeral. Além disso, a bandeira dos EUA, que foi hasteada a meio mastro no final de semana, já foi vista totalmente erguida na manhã de hoje. Muitos consideraram o tempo de luto muito curto, e depois disso Trump decretou que a bandeira volte a meio mastro até o enterro do senador.

Polêmica no Vaticano

Papa Francisco dá entrevista a jornalistas em avião durante da Irlanda à Roma (Foto: Gregorio Borgia, Pool/AP Photo)

Papa Francisco dá entrevista a jornalistas em avião durante da Irlanda à Roma (Foto: Gregorio Borgia, Pool/AP Photo)

Vaticano retirou o termo ‘psiquiatria’ da transcrição de uma entrevista concedida pelo papa Francisco. A palavra foi dita pelo pontífice enquanto ele falava sobre crianças que têm tendências homossexuais. Um porta-voz do Vaticano disse que o Papa ‘”não tinha a intenção de dizer que [a homossexualidade] se tratava de uma doença psiquiátrica”. Na entrevista, Francisco afirmou que os pais que observarem tendências homossexuais em seus filhos devem dialogar e dar espaço para que a criança possa se expressar.

Acidente ônibus em MG

Acidente com ônibus deixa quatro mortos em Cruzeiro da Fortaleza (MG)

Acidente com ônibus deixa quatro mortos em Cruzeiro da Fortaleza (MG)

Quatro pessoas morreram e 44 ficaram feridas depois de um ônibus capotar na madrugada de hoje na BR-146, entre as cidades de Cruzeiro da Fortaleza e Serra do Salitre, em Minas Gerais. O veículo, que segundo um passageiro era clandestino, saiu de SP e ia para o CE. O motorista não teria conseguido engatar a marcha e, por isso, o ônibus desceu de ré e caiu em uma ribanceira de 30 metros.

Morre Paulo Casé

Morre aos 87 anos o arquiteto Paulo Casé

Morre aos 87 anos o arquiteto Paulo Casé

Morreu hoje, no Rio de Janeiro, o arquiteto e urbanista Paulo Casé. Ele tinha 87 anos, e estava internado há um mês por conta de um acidente vascular cerebral. Considerado um arquiteto de vanguarda, Casé projetou vários hotéis — entre eles o Marriot e o Le Méridien (hoje Hilton), em Copacabana. Ele também foi responsável pelo Parque Aquático Maria Lenk, da Cidade das Crianças, do Favela-Bairro da Mangueira, do Rio Cidade de Ipanema e Bangu, e da Universidade Estadual da Zona Oeste (Uezo).

Fonte: G1

Novos modelos de iPhone terão tela infinita e entrada para dois chips

Como acontece todos os anos desde 2007, a Apple prepara para as próximas semanas o lançamento de novos modelos de iPhone – tradicionalmente, a empresa apresenta inovações para sua linha de smartphones na primeira quinzena de setembro. Para 2018, disseram fontes próximas à Apple à agência Bloomberg, a empresa vai lançar três aparelhos com tela infinita, consagrando o design que trouxe ao mundo no ano passado com o iPhone X.

Além disso, a empresa está de olho na demanda de mercados emergentes: segundo o analista, em entrevista à agência de notícias Bloomberg, dois dos modelos terão entrada para dois chips SIM – ótimo para quem tem um telefone pessoal e outro da empresa, por exemplo. Para quem anseia por grandes inovações, porém, é melhor esperar o ano que vem: segundo o analista Gene Munster, da Loup Ventures, a Apple deve trazer poucas mudanças significativas ao iPhone em 2018, tentando aproveitar a boa onda do mercado.

Vale lembrar: no início deste mês, a empresa bateu a marca de US$ 1 trilhão em valor de mercado – e o principal culpado por isso foi o iPhone X. Lançado no ano passado e vendido a US$ 1 mil nos EUA, o aparelho mostrou com a empresa vender menos iPhones e faturar mais, mesmo em um momento que o mercado de smartphones global desacelera seu crescimento.

Link / Blog

Comments

Ex-ministro diz que STF está sem liderança e deixou de defender interesse nacional

Para o ex-ministro da Justiça e do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim, a Corte Suprema está “sem liderança, sem diálogo, sem comando, e lhe falta fraternidade”. Em palestra na tarde desta segunda-feira (27) na Associação dos Advogados de São Paulo, ele disse esperar que o próximo presidente do STF, Dias Toffoli, “tenha condições” de retomar uma gestão com esses atributos. Toffoli assume em 13 de setembro.

No painel sobre as relações do STF com os outros poderes, Jobim disse que a intenção do ministro Marco Aurélio, ao propor a criação da TV Justiça, era dar destaque à transparência, mas se transformou em “instrumento de visibilidade”. “Alguns ministros precisam do STF para construir suas biografias”, afirmou. Segundo ele, a maneira mais “infantil” de fazer isso é o ministro se voltar contra o presidente que o indicou. A segunda maneira, mais sofisticada, é romper antiga jurisprudência para ficar com a “paternidade” de uma nova.

“E renuncia-se à pauta para deixar de votar aquilo que tem que ser votado para resolver o interesse nacional”, acrescentou, sem citar nomes. “A falta de fraternidade leva ao conflito e à implosão do sistema, porque causa espanto e o que não causa espanto não é noticia”, acrescentou Jobim.

O também ex-ministro do STF Cezar Peluso afirmou que tinha, no debate, a difícil tarefa de substituir o ex-ministro Sepúlveda Pertence, que não compareceu ao evento. “Alguns juízes transmitem a impressão de que sua missão não é julgar, mas condenar”, declarou, após avisar que falaria sobre o que o STF “não deve fazer”.

Ele afirmou ainda que tem “ouvido dizer” que a magistratura está “acuada, pois nenhum juiz quer aparecer como inimigo da recuperação da moralidade”. Algumas decisões, acrescentou Peluso, pressupõem que alguns juízes atuam como “justiceiros”.

Acesse a Postagem Original: http://www.blogdobg.com.br/#ixzz5PQuNaImr

Fonte: Blog do BG

 

LOCAIS

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas em Parnamirim

Uma ação da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Parnamirim prendeu em flagrante, na tarde desta segunda-feira (27), Gilmar Nascimento da Silva, vulgo “Monga”, 24 anos, suspeito pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo.

As investigações da 2ª DP foram iniciadas após o recebimento de denúncias anônimas, que levaram a realização de diligências pela região de Pium, em Parnamirim. Ao chegarem no local informado, os policiais abordaram Gilmar e o prenderam, um outro suspeito, que estava com ele no momento da ação, conseguiu fugir.

Os agentes apreenderam com Gilmar, porções de maconha, cocaína, balanças de precisão, dinheiro fracionado, apetrechos utilizados no tráfico de drogas, um revólver calibre 38, munições de diversos calibres, além de outros objetivos apreendidos. O suspeito preso e seu comparsa são membros de uma facção criminosa do Rio Grande do Norte, e seriam os principais traficantes de drogas da região.

A 2ª DP de Parnamirim conta com o apoio da população para elucidar os crimes existentes na cidade. Para isso, disponibiliza, além do Disque-Denúncia 181, o WhatsApp próprio da Delegacia no número (84) 98135-6724. As informações podem ser repassadas de forma anônima, com garantia de sigilo absoluto.

Comments

Presidente do “Mulheres Progressistas” do RN disputará vaga na Câmara Federal

Presidente do movimento denominado Mulheres Progressistas no PP do Rio Grande do Norte, a ex-vereadora de Boa Saúde-RN disputará uma vaga na Câmara Federal. “É um objetivo dos Progressistas aumentar a participação das mulheres na política”, destacou Juliana.

Defensora dos direitos das mulheres, Juliana vem para a campanha com uma pauta diversificada, que abrange desde a mudança no pacto federativo até a regulamentação fundiária.

“Como deputada federal, tenho que estar preparada para lutar em diferentes frentes”, explicou Juliana, que ressaltou a importância de ter uma pauta plural.

“Ao mesmo tempo em que defenderei os direitos das mulheres, vou lutar por mais recursos para os municípios, por investimentos na educação de base, por uma saúde de qualidade, entre outros temas, além de batalhar por recursos para o Estado”, reforçou a candidata.

Defensora de uma nova política, Juliana pretende também atuar no combate à corrupção e a favor de uma reforma que garanta oportunidades iguais nas disputas por cargos eletivos.

Comments

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Sign up
Lost your password? Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.
We do not share your personal details with anyone.
0