ÚLTIMAS NOTÍCIAS DESSA QUARTA-FEIRA

INTERNACIONAIS

Ciência e Tecnologia

Cientistas encontram restos de planeta perdido no Sudão

Cientistas da Suíça, França e Alemanha revelaram que houve um planeta perdido que foi em tempos parte de nosso Sistema Solar, informou um estudo publicado na terça-feira (17) na revista Nature.

Segundo os pesquisadores, os diamantes encontrados dentro de um meteorito – batizado de Almahata Sitta – indicam que é provável que essas pedras preciosas tenham sido formadas em um protoplaneta há pelo menos 4,5 bilhões de anos.

O meteorito caiu no deserto de Núbia, no Sudão, em outubro de 2008. Os diamantes encontrados dentro dele continham minúsculos cristais, cuja formação teria exigido uma grande pressão, revelou Philippe Gillet, um dos autores do estudo.

“Mostramos que esses grandes diamantes não podem ter sido resultado de um choque, mas sim de um crescimento que ocorreu no interior de um planeta”, comentou Gillet à agência AP.

O cientista opinou que o misterioso planeta pode ser tão grande como Mercúrio ou Marte.

Os especialistas consideram que no seu início o Sistema Solar tinha muitos planetas e alguns deles eram pouco mais que uma massa de magma. Acredita-se que um desses corpos celestes embrionários, conhecido como Theia, colidiu com a jovem Terra e que os restos dessa colisão formaram a Lua, o satélite natural de nosso planeta.

“O que dizemos no estudo é que temos em nossas mãos os restos dessa primeira geração de planetas que desapareceram porque foram destruídos ou incorporados a outros maiores”, explicou Gillet.

Fonte: Jornal do Brasil

NACIONAIS

18 ABR201818h33
atualizado às 18h36

O Senador protocola na Câmara pedido de impeachment de Temer

senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou nesta quarta-feira um pedido de impeachment do presidente da República, Michel Temer, por crime de responsabilidade.

Presidente Michel Temer durante Cúpula das Américas em Lima 14/04/2017 REUTERS/Andres Stapff

Foto: Reuters

O pedido, o 28º apresentado contra Temer, tem como base indícios de que doações de caixa dois da empresa JBS teriam financiado reforma em 2014 na casa de Maristela Temer, filha do Presidente.

A peça apresentada à Câmara argumenta ainda que o presidente teria mentido ao negar, em resposta a questionário da Polícia Federal em outro inquérito que apura a edição de um decreto na área portuária, ter recebido propina ou vantagens indevidas.

“Temer não foi indagado especificamente sobre a reforma, mas se ‘realizou negócios comerciais ou de qualquer natureza que envolvesse a transferência de recursos financeiros'”, descreve o pedido.

“Ao que se vê, o senhor presidente mentiu, por duas ocasiões, durante o exercício do mandato presidencial, em depoimento à autoridade policial, quer seja quando não admitiu o recebimento de valores não contabilizados (‘caixa 2’, possivelmente oriundo de corrupção) em campanha eleitoral, quer seja quando negou qualquer transação entre ele e o senhor João Baptista Lima Filho, já denunciado justo por ser seu operador pessoal de propinas”, diz a peça.

O pedido de Randolfe terá de ser analisado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a quem cabe, por força do cargo, decidir se dá ou não andamento a pedidos de impeachment contra o presidente da República.

Fonte: Reuters

LOCAIS

Substituição

Vereador cobra posse do presidente da Câmara como prefeito interino de Natal

Sandro Pimentel (PSOL) denunciou, durante a sessão plenária desta quarta-feira, que Natal está sem um chefe do Poder Executivo e cobrou a transmissão do cargo para o presidente da CMN

Ele mencionou que a própria Procuradoria da Câmara Municipal de Natal deu um parecer favorável ao prosseguimento do caso

O parlamentar lembrou que, na ausência do prefeito, o vice assume automaticamente, mas que em casos em que não há a figura do vice, é necessária a transmissão do cargo de forma interina para o chefe do Poder Legislativo. Sandro Pimentel também argumentou que, na atual situação, a cidade pode enfrentar problemas administrativos.

“O Supremo Tribunal Federal já se posicionou sobre isso. Presidência da República, Governo do Estado e Prefeituras não podem ficar acéfalas, ou seja, sem cabeça. Tem que ter alguém oficialmente para assinar documentos e para tomar alguma posição em caso de necessidade. Imagina se acontece algo em caráter de urgência. Quem é que vai assinar? A cidade está numa situação completamente irregular. O atual prefeito foi para Brasília e não informou à Câmara para dar posse ao presidente do Legislativo. Ele está incorrendo em grave erro de ilicitudes administrativas”, denunciou.

O vereador contou que, com base na jurisprudência consolidada do Supremo, vai adotar as medidas cabíveis para que o problema seja solucionado. Ele mencionou que a própria Procuradoria da Câmara Municipal de Natal deu um parecer favorável ao prosseguimento do caso.

“A Prefeitura Municipal de Natal continua desorientada. O prefeito renunciou, o outro assumiu, mas seguem do mesmo jeito.  Natal está sem prefeito, está acéfala. Está irregular. O tipo de punição que isso cabe ainda vamos ver, mas nós vamos encaminhar todos os procedimentos administrativos e judiciais que o caso couber”, avisou.

Mesmo com a denúncia, a Câmara ainda não foi oficialmente notificada para dar posse ao presidente da Casa como prefeito interino de Natal. A Procuradoria da casa legislativa aguarda um posicionamento da Prefeitura do Natal.

Fonte: AGORA RN

Deixe uma resposta

Fechar Menu