PRIMEIRAS NOTÍCIAS DESTA SEXTA-FEIRA

Por G1

 

No Dia Internacional da Mulher, um levantamento exclusivo do G1 mostra que o Brasil teve uma redução no número de mulheres assassinadas em 2018. Mas, ainda assim, os registros de feminicídio cresceram em um ano. Em Brasília, ministros anunciam reforços nas políticas públicas de combate à violência doméstica. Um mês depois da tragédia no Ninho do Urubu, Flamengo tenta liberar o centro de treinamento. E o carnaval ainda não acabou: tem o desfile das campeãs e os megablocos em SP, além dos trios no fim de semana no Rio. Programe-se!

Mulheres assassinadas

Monitor da violência - feminicídio — Foto: Editoria de Arte/G1

Monitor da violência – feminicídio — Foto: Editoria de Arte/G1

O Brasil teve uma ligeira redução no número de mulheres assassinadas em 2018. Mas, ainda assim, os registros de feminicídio cresceram em um ano, segundo o Monitor da Violência do G1. São 4.254 homicídios dolosos de mulheres, uma redução de 6,7% em relação a 2017, quando foram registrados 4.558 assassinatos. Já os feminicídios, ou seja, casos em que mulheres foram mortas em crimes de ódio motivados pela condição de gênero, chegaram a 1.135 no ano passado, ante 1.047 em 2017.

Dia Internacional da Mulher

Em Brasília, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e o ministro da Justiça, Sérgio Moro, assinam acordo de cooperação técnica para estabelecimento de políticas públicas de combate à violência doméstica e familiar. Na Câmara, o presidente da Casa, Rodrigo Maia, participa de ato para formação da Comissão Externa de Combate à Violência contra a Mulher.

Tragédia no Ninho do Urubu

Ninho do Urubu foi fechado pela prefeitura do Rio — Foto: Fernanda Rouvenat / G1

Ninho do Urubu foi fechado pela prefeitura do Rio — Foto: Fernanda Rouvenat / G1

Falas de Bolsonaro

Há uma preocupação cada vez maior, entre integrantes do governo e aliados, com as declarações, mensagens nas redes sociais e discursos ou entrevistas de improviso feitos pelo presidente Jair Bolsonaro. Há o consenso de que isso enfraquece, cada vez mais, a fala presidencial, pois muitas vezes o próprio Bolsonaro precisa ser reinterpretado por auxiliares ou até mesmo pelo vice-presidente Hamilton Mourão para minimizar declarações polêmicas. Leia no Blog do Camarotti.

E segue a folia

Anitta e seu biquíni de fita isolante no Bloco das Poderosas — Foto: Fernando Maia / Riotur

Anitta e seu biquíni de fita isolante no Bloco das Poderosas — Foto: Fernando Maia / Riotur

O carnaval não terminou. No Rio, 42 blocos estarão nas ruas entre hoje e domingo (10). Os destaques são o Bloco das Poderosas, de Anitta, e o Monobloco – ambos saem no eixo da Avenida Presidente Antonio Carlos, no Centro.

Bell Marques vai animar a folia em São Paulo — Foto: Júnior Improta / Aghaack

Bell Marques vai animar a folia em São Paulo — Foto: Júnior Improta / Aghaack

Em São Paulo, mais de 120 blocos vão desfilar neste fim de semana. Entre as atrações estão os megablocos com Bell Marques, Baiana System e Claudia Leitte amanhã, e de Preta Gil, Lexa e Daniela Mercury no domingo.

Mancha Verde, campeã do Grupo Especial, vai fechar o Desfile das Campeãs — Foto: Ardilhes Moreira / G1

Mancha Verde, campeã do Grupo Especial, vai fechar o Desfile das Campeãs — Foto: Ardilhes Moreira / G1

O Sambódromo do Anhembi recebe esta noite o Desfile das Campeãsdo carnaval de São Paulo. Oito escolas vão desfilar a partir das 21h: Estrela do Terceiro Milênio (campeã do Grupo de Acesso 2), Barroca Zona Sul (vice-campeã do Acesso), Pérola Negra (campeã do Acesso), Império de Casa Verde (5ª colocada no Grupo Especial), Unidos de Vila Maria (4ª colocada), Rosas de Ouro (3ª colocada), Dragões da Real (vice-campeã) e a campeão Mancha Verde.

Curtas e Rápidas:

Previsão do tempo

Confira previsão do tempo para esta sexta-feira (8)

Confira previsão do tempo para esta sexta-feira (8)

Hoje é dia de…

  • Dia Internacional da Mulher
Fonte: G1

Lava Toga pode decolar

Juntos, Sérgio Cabral, Orlando Diniz e os executivos da OAS podem inaugurar uma nova safra de delações e acusações com força para dar fôlego à Lava Jato em dezenas de inquéritos envolvendo políticos, diz a Crusoé.

Mas há um fator especialmente relevante nesses movimentos: eles têm muito a falar sobre o Judiciário. E, assim, dar aos investigadores um caminho para a deflagração da chamada Lava Toga, focada nos bastidores das cortes de Justiça.

Leia a reportagem completa aqui.

O Antagonista

MPF tem dúvida sobre grau de sanidade de Adélio

O MPF em Minas ainda espera esclarecimentos sobre divergências nos laudos de sanidade de Adélio Bispo de Oliveira, que tentou matar Jair Bolsonaro em setembro do ano passado.

Dois laudos sobre Adélio, mesmo reconhecendo que ele tem problemas mentais, mostram diferenças sobre a capacidade de ele poder ser responsabilizado por seus atos.

Dúvida sobre grau de sanidade

O Antagonista

LOCAIS

GRANDE NATAL E INTERIOR: Quadrilhas atacam quatro bancos e agência dos Correios; uso de explosivos e ainda bases da PM atacadas

Foto: Redes sociais (São José do Mipibu)

As cidades de São José do Mipibu, na Grande Natal, e Marcelino Vieira, na região Oeste do Estado, foram alvos de quadrilhas fortemente armadas, na madrugada desta sexta-feira (8). Os alvos foram estabelecimentos bancários e uma agência dos Correios.

Em São José do Mipibu, os bandidos atacaram o Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica. Na ocasião, explosivos foram usados. De acordo com a Polícia Militar, pelo menos três carros foram usados pela quadrilha, que ainda realizou um intenso tiroteio pelas ruas da cidade, atirando contra a companhia da PM. Não bastasse, ainda atearam fogo em dois carros e espalharam grampos na estrada durante a fuga para impedir a ação da polícia. Não se sabe os valores levados nas duas cidades.

No município de Marcelino Vieira, os marginais atacaram o Bradesco e a agência dos Correios. Na ação criminosa, a base da Polícia Militar também foi alvo de disparos.

Ninguém foi preso nas ocorrências.

Dez bairros de Natal terão abastecimento de água interrompido neste sábado

Foto: Everton Dantas/OP9

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realiza neste sábado(9) um serviço preventivo para a limpeza de um reservatório em Candelária, na Zona Sul da cidade. Em decorrência, dez bairros de Natal terão o abastecimento de água interrompido por 12 horas neste sábado (9).

Bom Pastor, Cidade da Esperança, Cidade Nova, Felipe Camarão, Nazaré, Candelária, Capim Macio, Mirassol e partes de Neópolis e Lagoa Nova serão os bairros afetados.O serviço será iniciado às 0h. Após a conclusão, o abastecimento será retomado e a previsão é de normalização gradual para todas as áreas em até 72 horas.

Fonte: Blog do BG

Deixe uma resposta

Fechar Menu