PRIMEIRAS NOTÍCIAS DESTA QUINTA-FEIRA

Por G1

 

Em novas mensagens divulgadas pelo ‘Intercept’, Dallagnol diz que Fux apoiou Moro em ‘queda de braço’ com Teori. Segundo o site, o diálogo ocorreu em abril de 2016, um mês após Moro divulgar áudios de Lula e Dilma. A Petrobras muda a política de reajuste dos preços da gasolina e do diesel. Relatório sobre a reforma da Previdência será apresentado hoje na comissão especial da Câmara, sem estados e municípios nas novas regras. STF retoma julgamento sobre criminalização da homofobiaNeymar depõe hoje à polícia de SP sobre as acusações de estupro.

NACIONAIS

‘The Intercept’ divulga mais mensagens

Em nova mensagem divulgada por site, Moro e Dallagnol falam sobre apoio de Fux à Lava-Jato

Em nova mensagem divulgada por site, Moro e Dallagnol falam sobre apoio de Fux à Lava-Jato

Três dias após divulgar trechos de mensagens atribuídas a procuradores da Lava Jato e ao ministro Sérgio Moro, o site ‘The Intercept’ divulgou ontem um novo trecho. Segundo o portal, em mensagem do dia 22 de abril de 2016, o coordenador da força-tarefa da Lava Jato, procurador Deltan Dallagnol, relatou a Moro que teve uma conversa naquele dia com o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na conversa, Dallagnol diz que Fux declarou apoiou a Moro – que, à época, era o juiz responsável pelos processos da Lava Jato na Justiça Federal do Paraná – em uma “queda de braço” com o então ministro do Supremo Teori Zavascki, morto em janeiro de 2017 em um acidente aéreo. Na ocasião, Teori era o relator da Lava Jato no STF.

Em resposta a Dallagnol, Moro diz: “In Fux we trust” (“Confiamos em Fux”, provavelmente em referência ao lema nacional dos Estados Unidos, “In God we trust”).

Gasolina e diesel

 — Foto: Marcelo D. Sants / Framephoto / Estadão Conteúdo

— Foto: Marcelo D. Sants / Framephoto / Estadão Conteúdo

A Petrobras anunciou uma redução de 4,6% no preço médio do diesel em suas refinarias, para R$ 2,0664 por litro, a partir desta quinta-feira, e simultaneamente informou uma revisão em suas regras sobre periodicidade das mudanças de preços.

“A partir de agora, os reajustes de preços de diesel e gasolina serão realizados sem periodicidade definida, de acordo com as condições de mercado e da análise do ambiente externo, possibilitando a companhia competir de maneira mais eficiente e flexível”, afirmou a empresa em nota.

A empresa ainda manteve os preços da gasolina para quinta-feira.

Reforma da Previdência

Relator retira estados e municípios da reforma da Previdência

Relator retira estados e municípios da reforma da Previdência

O relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), apresentará hoje à comissão especial da Câmara o parecer sobre a proposta. Ele já informou que vai propor mudanças no texto enviado pelo governo de Jair Bolsonaro.

Criminalização da homofobia

Ministros do STF no plenário do tribunal — Foto: Carlos Moura / SCO / STF

Ministros do STF no plenário do tribunal — Foto: Carlos Moura / SCO / STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar o julgamento sobre a criminalização da homofobia e da transfobia. A análise começou em fevereiro, e esta será a sexta sessão destinada ao tema. Dos 11 ministros do tribunal, seis já votaram, todos a favor de enquadrar a homofobia e a transfobia como crime de racismo.

Neymar

Neymar (no destaque) deverá prestar depoimento nesta quinta na 6ª DDM em Santo Amaro — Foto: Lucas Landau / Reuters e Gabriela Gonçalves / G1

Neymar (no destaque) deverá prestar depoimento nesta quinta na 6ª DDM em Santo Amaro — Foto: Lucas Landau / Reuters e Gabriela Gonçalves / G1

A Polícia Civil de São Paulo terá um esquema de segurança especial para receber Neymar. Ele é esperado para prestar depoimento à tarde na 6ª Delegacia de Defesa da Mulher, em Santo Amaro, Zona Sul da capital paulista. O jogador é acusado de agressão e estupro pela modelo Najila Trindade Mendes de Souza durante encontro íntimo em Paris no mês passado.

Economia

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga hoje dados do setor de serviços. Em março, o volume caiu 0,7% frente a fevereiro, terceira queda mensal seguida do indicador, confirmando a perda de ritmo da economia neste início de ano.

Patinetes em SP

 — Foto: Marcelo Brandt / G1

— Foto: Marcelo Brandt / G1

A empresa de patinetes Grow, dona da Yellow e da Grin, relata que desde o início da aplicação da regulamentação provisória sentiu uma queda de 40% nas viagens realizadas com o veículo. A empresa atribui a diminuição à dúvida dos usuários sobre o uso, ou não, dos capacetes.

“A nossa percepção é de que as pessoas estejam desconfiadas de que não podem usar o serviço sem o capacete e estão desistindo de usar essa modalidade de transporte”, disse Ricardo Kaussman, Diretor de Relações Públicas da Grow em entrevista ao G1.

 

General Girão posa com Sérgio Moro e afirma que “bem vencerá sempre”

Deputado federal do PSL escreveu que “o cidadão de bem sabe muito bem quem são os mocinhos e quem são os bandidos” nessa história

Por Agora RN

 

General Girão posa ao lado do ministro Sérgio Moro, envolvido em polêmicas. Foto: Twitter.

O deputado federal potiguar Girão Monteiro (PSL), general da reserva do Exército, usou as redes sociais para manifestar apoio ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. Ao compartilhar uma foto ao lado de Moro, Girão escreveu que “confia na verdade e na Justiça” e que o “bem vencerá sempre”.

O encontro entre Girão e Sérgio Moro aconteceu nesta terça-feira, 11, em Brasília. Os dois foram condecorados com a Ordem do Mérito Naval, honraria dada tradicionalmente a quem prestou serviços relevantes à Marinha. Na ocasião, que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, 180 personalidades receberam a medalha.

“Sustentar o fogo que a vitória é nossa. @SF_Moro (identificação de Moro no Twitter), confiamos na verdade e na justiça. O bem vencerá sempre, sob sua liderança. O Brasil confia nos seus filhos honestos e leais!”, escreveu na tarde desta terça-feira, 11, no microblog.

Desde que o site The Intercept Brasil divulgou trechos de supostas conversas de Moro com o procurador Deltan Dallagnol, da época em que ele era juiz na primeira instância da Operação Lava Jato, Girão tem se manifestado a favor do ministro. Em outra mensagem publicada no Twitter, o deputado escreveu que “o cidadão de bem sabe muito bem quem são os mocinhos e quem são os bandidos” nessa história.

“A Lava Jato tem sido o maior grito de independência do Brasil nos últimos anos contra a corrupção. A decisão é sua! De que lado vc quer ficar? Do lado dos criminosos ou do lado de quem os ataca? Eu sempre tive só um lado: o da honestidade acima de qualquer coisa!”, argumentou, em outro post.

Em três reportagens publicadas no domingo, 9, o The Intercept Brasil reproduz supostas conversas de Moro com Dallagnol pelo aplicativo de mensagens Telegram. O site diz ter recebido o conteúdo de uma fonte anônima. A força-tarefa da Operação Lava Jato e Sérgio Moro, por sua vez, alegam que seus telefones foram alvos de um ataque hacker. O Telegram negou qualquer invasão a seus sistemas, alimentando a suspeita de que as conversas vazaram de alguns dos participantes dos diálogos.

As conversas reveladas mostram que Moro teria orientado investigações da Lava Jato. O site afirmou que recebeu de fonte anônima o material. O ex-juiz teria sugerido mudança da ordem de fases da Lava Jato, além de ter dado conselhos, fornecido pistas e antecipado ao menos uma decisão a Dallagnol.

Fonte: Agora RN

 

LOCAIS

Câmara aprova projeto que dará mais transparência na arrecadação de impostos

Autor do projeto, vereador Robson Carvalho acredita que, caso sacionada pelo prefeito, lei irá fortalecer o Legislativo

Por Agora RN

 

Robson Carvalho, vereador de Natal. Foto: José Aldenir / Agora RN.

A Câmara Municipal de Natal aprovou um projeto de lei do vereador Robson Carvalho (PMB), que obriga a Prefeitura do Natal a dar mais transparência ao que é arrecadado em tributos no Município.

Segundo o texto do parlamentar, o Poder Executivo Municipal teria de encaminhar o Relatório Simplificado de Arrecadação Tributária ao Poder Legislativo na primeira quinzena do início de cada legislatura, assim como no período que antecede a análise do Orçamento Anual do Município.

“O projeto simplifica a arrecadação do município. Ele dá transparência à população do que está sendo pago e também fortalecer o legislativo, porque se esses dados chegam para nós, poderemos nos nortear, de modo que possamos destinar as emendas aos locais que necessitam”, explicou Robson.

Caso o prefeito Álvaro Dias (MDB) sancione o projeto de lei, a medida trará mais eficácia ao trabalho de Robson e seus colegas parlamentares. Isto porque ela também permitirá que os vereadores modifique o orçamento do município com mais conhecimento dos números arrecadados.

Além de disponibilizar o relatório para a Câmara Municipal de Natal, a Prefeitura também deverá ficar responsável por publicizar o Relatório Simplificado de Arrecadação Tributária Municipal (preferencialmente através de seu portal na Internet), para todos os cidadãos natalenses.

Ainda de acordo com o texto, o relatório deverá conter informações sobre a modalidade dos tributos; situação de pagamento (lançado, parcelado, pago e inscrito); número de contribuintes (adimplentes e inadimplentes) e valor global da renúncia fiscal.

Para Robson, esta é uma demanda que servirá para o Executivo, para o Legislativo e para o povo. “Queremos transparência da administração pública. Com isso, vamos fortalecer o trabalho do Legislativo e dos vereadores”, concluiu.

Fonte: Agora RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Sign up
Lost your password? Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.
We do not share your personal details with anyone.
0