PRIMEIRAS NOTÍCIAS DESTA QUARTA-FEIRA

Por G1

 

Os números da violência em 2018. Os assassinatos caíram 13% no Brasil no ano passado. É o que revelam os dados exclusivos do Monitor da Violência, ferramenta do G1 que acompanha os casos de mortes violentas nos 26 estados e no DF. Veja também: mais 118 brasileiros que estavam retidos na Venezuela cruzam a fronteira após negociações do Itamaraty. Mas 38 caminhoneiros seguem no país vizinho. Levantamento mostra o impacto da crise venezuelana nas exportações do Brasil. E o que esperar do 2º encontro entre Trump e Kim.

INTERNACIONAIS

Crise na Venezuela

Mais brasileiros na Venezuela cruzam a fronteira de volta

Mais brasileiros na Venezuela cruzam a fronteira de volta

Mais 118 brasileiros que estavam na Venezuela cruzaram a fronteira, com autorização do governo venezuelano, após negociações com o Itamaraty: 104 em um comboio à noite e 14 um pouco mais cedo. Entre os que voltaram está um grupo de 9 mulheres que estavam em Porto Ordáz para cirurgias estéticas.

E mais:

Reunião no Vietnã

O líder norte-coreano Kim Jong-un e o presidente americano Donald Trump vão se reunir nesta quarta-feira (27) — Foto: Saul Loeb / AFP Photo

O líder norte-coreano Kim Jong-un e o presidente americano Donald Trump vão se reunir nesta quarta-feira (27) — Foto: Saul Loeb / AFP Photo

O presidente dos EUA e o líder norte-coreano começam hoje de manhã (horário de Brasília) a 2ª cúpula em menos de 1 ano, em busca de um acordo de desarmamento na península coreana. Trump e Kim Jong-un vão se encontrar em Hanói, no Vietnã.

O presidente americano precisa obter compromisso concreto do ditador da Coreia do Norte para conseguir desviar foco de momento doméstico complicado, com seu ex-advogado Michael Cohen testemunhando contra ele. Entenda na análise de Sandra Cohen.

NACIONAIS

Monitor da Violência

O Brasil teve uma redução de 13% no número de mortes violentas em 2018, na comparação com 2017. Segundo levantamento feito pelo G1, foram registrados 51.589 assassinatos no ano passado, contra 59.128 em 2017. Número, no entanto, ainda é alto, e a taxa é de 24,7 mortes a cada 100 mil habitantes.

O levantamento do Monitor da Violência revela que:

Saiba mais:

Bolsonaro volta atrás

O presidente Jair Bolsonaro assinou ontem a revogação do decreto que ampliou o número de servidores autorizados a impor sigilo a documentos públicos. Na semana passada, a Câmara aprovou a suspensão do decreto, e a decisão de Bolsonaro foi tomada após o governo ser avisado que sofreria uma nova derrota, desta vez no Senado. A revogação do decreto foi publicada na edição desta quarta do “Diário Oficial da União”.

Candidaturas sob suspeita

Cardeal condenado

Cardeal australiano condenado por abuso sexual é preso

Cardeal australiano condenado por abuso sexual é preso

Condenado por abusos sexuais de menores cometidos há duas décadas, o cardeal George Pell, ex-chefe das Finanças do Vaticano, foi detido nesta quarta-feira (27) na Austrália. Ele vai esperar pela sentença preso. O tribunal de Melbourne anunciará no próximo dia 13 de março a sentença.

Carnaval

Pâmella Gômes é rainha de bateria da Tom Maior — Foto: Fábio Tito / G1

Pâmella Gômes é rainha de bateria da Tom Maior — Foto: Fábio Tito / G1

Musas

Desafio Natureza

Como seria o “bairro ideal” para aproveitamento e preservação do meio ambiente? Um projeto redesenha região de SP em busca dessa melhor relação.

Curtas e Rápidas:

Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para essa quarta-feira

Confira a previsão do tempo para essa quarta-feira

Futebol

Copa do Rei

  • 17h: Real Madrid x Barcelona
  • 21h30: Atlético-MG x Defensor
  • 21h30: Racing x Corinthians
  • 21h30: Palmeiras x Ituano
  • 21h30 – Botafogo x Cuiabá

Fonte: G1

MUITO GRAVE: Laudo da Polícia Civil confirma marca de tiro e indica que vereador Fernando Holiday foi alvo de tentativa de homicídio durante reforma previdenciária em São Paulo

Foto: Werther Santana/Estadão

O laudo pericial da Polícia Civil a respeito da marca no vidro no gabinete do vereador Fernando Holiday (DEM), na Câmara Municipal de São Paulo, indica que ela foi causada por um tiro.

“Tal perfuração transfixiante (…) tinha as características compatíveis com a possibilidade de ter sido causada por projétil disparado por arma de fogo, com orientação: de fora para dentro do referido imóvel”, diz o texto, que foi divulgado nesta segunda-feira, 25.

O episódio ocorreu em dezembro do ano passado, após uma tumultuada votação em que foi aprovada a reforma da Previdência no município. O vereador, ligado ao MBL, foi defensor das mudanças em plenário.

Segundo Holiday contou à época, ele foi à janela de seu gabinete acenar para manifestantes, quando ouviu um estilhaço. O MBL denuncia que houve uma “tentaiva de assassinato”.

O vereador do DEM registrou, então, boletim de ocorrência no 1ª Distrito Policial (Sé).

Coluna do Estadão

Justiça aceita denúncia e acusado de espancar paisagista vira réu

Foto: Vladimir Platonow/Agência Brasil

A Justiça do Rio de Janeiro aceitou a denúncia do Ministério Público do estado contra o lutador de jiu-jitsu Vinicius Batista Serra, 27 anos, acusado de tentativa de feminicídio contra a paisagista Elaine Perez Caparroz, 55 anos. Ela foi agredida no dia 16 deste mês, no apartamento onde mora, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade. Após marcar encontro com Elaine pelas redes sociais e trocar mensagens com ela durante oito meses, Vinicius a espancou durante aproximadamente quatro horas. Quando o Judiciário aceita a denúncia formulada pelo Ministério Público, o acusado passa à condição de réu e começa a responder a processo judicial.

“Se medidas anteriores, tais como a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio, não foram suficientes para frustrar a onda de violência contra as mulheres, resta ao Judiciário, autorizado que está pela legislação vigente, abraçar interpretação invasiva, objetivando a pacificação do seio social e o bem-estar dos envolvidos nos casos concretos. Em se tratando deste caso em particular, verifico pelas detalhadas declarações da vítima sobrevivente que o denunciado não poupou esforços para impingir-lhe demorada sessão de espancamento”, escreveu o juiz Alexandre Abrahão Dias Teixeira, titular da 3ª Vara Criminal do Rio, ao receber a denúncia.

Na decisão, o juiz determinou ainda o encaminhamento imediato de Elaine Caparroz para atendimento no Projeto Violeta/Laranja, com o objetivo de viabilizar o atendimento psicológico, em razão da violência sofrida. “Encaminhe-se a vítima, com urgência, ao Projeto Violeta/Laranja do [Tribunal de Justiça do Rio] para a adoção imediata dos procedimentos necessários ao seu pronto restabelecimento físico e psíquico.”

Vinicius Batista Serra virou réu por ter espancado a paisagista Elaine Perez Caparroz – Vinicius Batista Serra/Redes sociais

O projeto garante proteção à mulher que sofreu violência doméstica e familiar, além de permitir a celeridade na tramitação das medidas protetivas de urgência, garantindo a segurança da vítima.

Vinicius Batista Serra, preso por agredir a paisagista, foi encaminhado na semana passada para o Hospital Psiquiátrico Roberto Medeiros, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro, para avaliação de sanidade mental.

Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informou que “o interno está em período de observação na unidade sendo acompanhado por uma equipe médica”.

Vinícius é acusado de tentativa de feminicídio e teve a prisão preventiva decretada pela Justiça no dia 18. O juiz Alex Quaresma Ravache, que conduziu a audiência de custódia, foi quem determinou o encaminhamento do agressor para avaliação médica psiquiátrica.

Agência Brasil

Joice Hasselmann será líder do governo no Congresso

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress – 16.10.2018

A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) disse nesta terça-feira (26) que foi designada líder do governo no Congresso Nacional e passa a reforçar o time de articulação na Casa, em um momento de desorganização da base justamente quando começa a tramitar a polêmica e prioritária reforma da Previdência.

“Já estava pré-combinado que seria hoje”, disse Joice a jornalistas do lado de fora do Palácio da Alvorada, onde o presidente Jair Bolsonaro estava reunido com líderes partidários, explicando que o anúncio foi feito pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, aos presentes no encontro.

Deputada federal mais votada com mais e um milhão de votos, Joice cultiva trânsito com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que deram seu aval a Bolsonaro para que ela fosse escolhida para o cargo.

A nova líder também tem boa relação com o Onyx, com a equipe econômica e com o próprio presidente Jair Bolsonaro. Mesmo antes da indicação, a deputada já vinha participando ativamente das articulações do governo.

Por isso mesmo, seu nome surgiu, patrocinado por Alcolumbre e com a simpatia de Maia, como uma necessidade para ajudar na articulação do governo.

Apesar de cultivar boas relações no Executivo e no Planalto, a deputada já protagonizou discussões envolvendo os filhos do presidente, uma delas via grupo de WhatsApp com o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Garante, no entanto, que o assunto está se resolvendo.

Reuters

Fonte: Blog do BG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Sign up
Lost your password? Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.
We do not share your personal details with anyone.
0