PERFIL: QUEM É A JOANA D’ARC BRASILEIRA QUE SURGIU NAS MÍDIAS?

Na coluna PERFIL, desta semana, apresentamos a professora, pesquisadora e brasileira Joana D’Arc Félix, ganhadora de 82 prêmios e cuja história de superações está cotada para estrelar nos cinemas.

Você já ouviu falar em Joana D’Arc Félix? Talvez, tenha ouvido falar depois que a atriz brasileira Taís Araújo se recusou a interpretar Joana em um filme especulado para contar a sua história, certo? Que pena que só tenhamos conhecido essa mulher através dos burburinhos da mídia televisiva. Mas, ainda assim, que bom que a conhecemos.

Joana D’Arc Félix nasceu em Franca, São Paulo. Com Graduação, Mestrado e Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado pelas UNICAMP e Universidade de Harvard – onde trabalhou com Reaproveitamento de Resíduos Classe 1 de Couros e Transformação do Lixo Doméstico em Fertilizante N-P-K -, Joana, desde 1999, é professora e cientista na Escola Técnica Estadual (ETEC) Prof. Carmelino Corrêa Júnior, na sua cidade natal, desenvolvendo pesquisas com cimento ósseo, produzido a partir do colágeno do couro e da hidroxiapatita extraída da escama de peixes, bem como em soluções para que os resíduos do couro não afetem o meio ambiente. Especialista em Reaproveitamento de Resíduos do Setor Coureiro-Calçadista para a produção de produtos para as áreas Biológicas, da Saúde, Química, Agropecuária, de Energias Renováveis e da Construção Civil, é também Coordenadora do Curso Técnico em Curtimento na ETEC. Ganhou 82 prêmios em sua carreira, inclusive o de “Pesquisadora do Ano” em 2014 do Kurt Politizer de Tecnologia.

Quem vê tantas conquistas em um currículo como esse, não faz ideia de como foi a trajetória por trás dos bastidores. De origens simples e tendo que ouvir tantos ‘nãos’, Joana conta como ela criou oportunidades para si e, consequentemente, para os outros, em palestra ao TEDx São Paulo Salon, no vídeo a seguir.

O poder de desafiar o não. Talk de Joana D’arc no TEDx São Paulo Salon, em outubro de 2018.

Joana D’Arc Félix é um exemplo de sim. Sim, as coisas podem ser complicadas, mas, sim, as coisas podem dar certo. Que ela seja fonte de inspiração para todos, amém.

 

Autoria: Deborah Braga

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Sign up
Lost your password? Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.
We do not share your personal details with anyone.
0