ESTUDOS TEOLÓGICOS: “BEM-AVENTURADOS OS LIMPOS DE CORAÇÃO PORQUE VERÃO A DEUS”

Na sessão ESTUDOS TEOLÓGICOS desta quinta-feira continuamos estudando o Sermão da Montanha e suas Bem-aventuranças. E a de hoje é “Bem-aventurados os limpos de coração porque verão a Deus”. Entenda aqui o que é “Ver a Deus”. Bom estudo! 

Esta é uma das sentenças resumidas de que a Bíblia é tão rica. É, em poucas palavras, toda uma filosofia de religião.

Vamos começar examinando qual é a promessa nesta Bem-aventurança. E nada menos que ver a Deus. “Ver”, no sentido aqui usado, significa percepção espiritual, que é exatamente a capacidade de apreender a verdadeira natureza do Ser, que infelizmente falta a todos nós.

Vivemos no mundo de Deus, mas não conhecemos nenhum pouco de como realmente ele é. O Céu está em volta de nós – mas, por nos faltar percepção espiritual, somos incapazes de reconhecê-lo, experimentá-lo; portanto, nesse sentido, pode-se dizer que estamos fechados fora do Céu.

Estamos na posição de um homem daltônico em um jardim cheio de flores. À sua volta há cores gloriosas, mas ele só vê preto, branco e cinzento. Se imaginarmos que ele não tem também o sentido do olfato, veremos que para ele existe apenas uma parte muito pequena da glória do jardim. No entanto, o jardim está ali, sem que ele possa senti-lo.

Nossa tarefa é superar essas limitações o mais rápido possível, até atingirmos o ponto em que podemos conhecer as coisas como elas realmente são – experimentar o Céu como ele realmente é. Isso é o que significa “Ver a Deus”. Ver a Deus é apreender a Verdade como ela realmente é, e isso é liberdade infinita e êxtase completo.

Fonte: Emmet Fox, Dia a dia Um pensamento inspirador para cada dia do ano, Rio de Janeiro, Nova Era, 2008.

Deixe uma resposta

Fechar Menu