EDUCAÇÃO: MINDFULNESS NAS ESCOLAS

Na coluna EDUCAÇÃO desta terça-feira a nossa colaboradora Déborah Braga aborda um assunto que ainda está engatinhando no Brasil, mas já está bem mais adiantado em países do primeiro mundo. O Mindfulness é uma ferramenta necessária para o DESENVOLVIMENTO PESSOAL e a EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA, que está sendo incorporada nas escolas destes países. Leia este artigo bastante esclarecedor e bem escrito e aprenda um pouco mais sobre AUTOCONHECIMENTO!

Mindfulness: as escolas contra o estresse

Escolas investem no mindfulness como ferramenta para melhorar a vida das pessoas

Em meio a uma multidão que enfrenta problemas de estresse, ansiedade, pânico, depressão, alguns estudos estão sendo desenvolvidos com o intuito de tentar aliviar um pouco toda essa pressão e de desacelerar esses números, que só crescem. Nos Estados Unidos, o Jornal El Observador publicou essa semana o artigo “School-based Mindfulness Programs Can Help Students Cope With Stress”, na seção Education, que fala sobre algumas experiências realizadas nas escolas americanas utilizando a ferramenta mindfulness (em outras palavras, atenção plena), para ajudar as crianças a lidar com o estresse. De acordo com o artigo, essas experiências incluem exercícios de respiração e práticas de yoga periodicamente. Como resultados, as crianças tiveram aumentadas a sua atenção, consciência e habilidades de auto regulação e tiveram reduzidos os pensamentos indesejados e os estímulos negativos às emoções. Sendo um método relativamente de baixo custo para ser implementado, pois não demanda qualquer equipamento especial assim como consegue abranger várias crianças de uma única vez, várias escolas no mundo têm dedicado esforços para executá-lo. Especialmente, em virtude dos benefícios. Afinal, crianças com plena atenção são adultos com plena atenção e melhor preparados para tomar decisões.

Imagem: CurvaBezier/Adobe Stock, do site mindful.org

Existe uma forte campanha no Reino Unido para implementar o mindfulness nas escolas. A Mindfulness in Schools Project (MiSP) é uma organização nacional e sem fins lucrativos para jovens e escolas. O seu lema é “melhorar as vidas das gerações de crianças e jovens fazendo uma diferença genuína e positiva em sua saúde mental e bem-estar”. O material didático é baseado em pesquisas rigorosas no campo da psicologia e da neurociência e escritas por professores para professores. O MiSP existe desde 2009 e tem construído uma rede de milhares de professores treinados no Reino Unido e fora dele. A ideia central é apresentar aos jovens e àqueles que se importam com eles habilidades chave para saberem lidar com as dificuldades bem como com as oportunidades. Mas, além do que fala o artigo do El Observador, para o MiSP, o mindfulness não é simplesmente práticas de respiração e de yoga, mas, sim:

  1. Prática do parar e perceber: ser capaz de dar um passo para trás das atividades que executamos diariamente e dos pensamentos acelerados que bombardeiam a nossa mente e observá-los de longe. Isso oferece espaço e clareza para fazer escolhas que beneficiam o bem-estar de muitas formas diferentes.
  2. Treino da atenção e da consciência: mindfulness nos treina em direcionar a nossa atenção para o que quer que esteja acontecendo no momento presente: nossa respiração, nossas sensações físicas, pensamentos, emoções ou, até mesmo, para as atividades do dia a dia como andar e comer. Essa consciência significa que podemos responder de forma mais habilidosa ao que quer que o presente nos traga.

Das evidências

Embora ainda em um estágio relativamente inicial, estudos de imagens cerebrais já conseguem mostrar que a prática da atenção plena altera de forma confiável e profunda a estrutura e função do cérebro para melhorar a qualidade de pensamento, sentimento e preocupação com os outros.

Apesar do método desenvolvido pelo MiSP não se encaixar como intervenção terapêutica, o National Institute of Clinical Excellence apoia a eficácia do mindfulness em contextos de saúde mental.

Um milhão de mentes importa

O programa A Million Minds Matter foi criado pelo MiSP com o intuito de arrecadar fundos para atingir um milhão de escolas nos próximos cinco anos com qualidade e treinamento presencial.

mindfulnessinschools.org

O site do MiSP conta com informações de eventos, treinamentos, webinar e, claro, todo o aparato de esclarecimentos referentes ao método. Os cursos são pagos e ocorrem online e presencialmente.

Autoria: Deborah Braga

Deixe uma resposta

Fechar Menu