ÚLTIMAS NOTÍCIAS DESSA TERÇA-FEIRA

Por G1

 

Vídeo mostra a queda do helicóptero que matou Ricardo Boechat e piloto. Relatórios mostram que a Vale sabia de risco na barragem de Brumadinho desde 2017. Quatro dias após o incêndio que matou 10, CT do Flamengo passa por vistoria. Alerta de temporal cancela aulas no Rio. Ações contra Bolsonaro suspensas no STF. Polêmicas nos ministérios da Saúde e do Meio Ambiente. E a condenação do maior traficante do mundo. O que foi notícia hoje:

INTERNACIONAIS

El Chapo condenado

Ilustração mostra o advogado de defesa Jeffrey Lichtman interrogando a testemunha Alex Cifuentes durante julgamento de Joaquin ‘El Chapo’ Guzmán em corte de Nova York, na terça-feira (15) — Foto: Reuters/Jane Rosenberg

Ilustração mostra o advogado de defesa Jeffrey Lichtman interrogando a testemunha Alex Cifuentes durante julgamento de Joaquin ‘El Chapo’ Guzmán em corte de Nova York, na terça-feira (15) — Foto: Reuters/Jane Rosenberg

O traficante mexicano mais perigoso do mundo, Joaquín “El Chapo” Guzmán, foi considerado culpado após 3 meses de julgamento em Nova York. Ele deve pegar prisão perpétua após ser condenado em 10 acusações, que incluem conspiração internacional para produzir e distribuir cocaína, heroína, metanfetamina e maconha. A sentença ainda não foi definida e será lida só em 25 de junho.

Mais protestos na Venezuela

Multidão protesta contra Nicolás Maduro em Caracas, na Venezuela — Foto: Adriana Loureiro/Reuters

Multidão protesta contra Nicolás Maduro em Caracas, na Venezuela — Foto: Adriana Loureiro/Reuters

Manifestantes saíram às ruas de Caracas e protestaram contra o bloqueio de ajuda humanitária imposto por Nicolás Maduro. O líder opositor Juan Guaidó, declarado presidente interino da Venezuela em janeiro, participou do protesto e disse que carga de alimentos e remédios chegarão ao país até 23 de fevereiro.

Fonte: G1

Alemanha precisará de 266 mil imigrantes anuais para suprir mão de obra, diz estudo

A Alemanha precisará receber 266 mil novos imigrantes por ano nos próximos 40 anos para compensar o envelhecimento da população e cobrir as necessidades de mão de obra, revela um estudo apresentado nesta terça-feira, 12, pela Fundação Bertelsmann.

Segundo o relatório, espera-se que até 2060 cheguem anualmente à Alemanha 114 mil pessoas de outros países da UE. Assim, seria preciso chegar outros 152 mil imigrantes de países de fora do bloco a cada ano.

Os autores do estudo, Johann Fuchs e Alexander Kubis do Instituto para Estudos sobre o Mercado de Trabalho, e Lutz Schneider, da Universidade de Coburg, assumem que a taxa de natalidade na Alemanha aumentará, assim como o número de pessoas que trabalharão depois de 60 anos.

No entanto, mesmo considerando um aumento da idade de aposentadoria aos 70 anos e a presença das mulheres no mercado de trabalho, as necessidades de mão de obra não poderão ser cobertas sem imigrantes.

A força de trabalho alemã deve encolher em um terço ou cerca de 16 milhões de pessoas até 2060. Sem imigrantes, segundo análise da agência alemã de notícias Deutsche Welle, a redução do número de trabalhadores poderia ter graves consequências para a quarta maior economia do mundo.

“A imigração é uma das chaves do êxito futuro. A Alemanha precisa de trabalhadores qualificados também provenientes de regiões de fora da Europa”, disse Jörg Dräger, membro da Fundação Bertelsmann.

A informatização, segundo o estudo, não reduzirá as necessidades de mão de obra, mas, ao contrário, aumentará a demanda de trabalhadores altamente qualificados.

A longo prazo, haverá uma redução da escassez de pessoal com formação universitária, mas se agravará a de trabalhadores com formação técnica intermédia.

A imigração europeia não conseguirá cobrir as necessidades alemãs, sobretudo se se levar em conta que os países vizinhos também serão afetados pela mudança demográfica.

Além disso, os estímulos para que trabalhadores de outros países europeus se mudem para a Alemanha diminuirão à medida que avança a convergência econômica dentro da União Europeia, aponta o estudo.

No fim de 2018, como lembrou a Deutsche Welle (em português) o governo alemão propôs uma nova lei de imigração que visa sobretudo atrair mão de obra qualificada. A proposta, que aguarda aprovação e deve passar a valer só em 2020, mira imigrantes sem formação acadêmica de fora da UE e pretende preencher o elevado número de vagas disponíveis no mercado de trabalho alemão, contribuindo, assim, para estabilizar o sistema público de previdência social.

Acolhida

O crescimento econômico constante desde 2010 e as políticas de incentivo às famílias de governos sucessivos nos últimos anos ajudaram a elevar a taxa de natalidade, mas ela ainda se encontra abaixo da taxa de mortalidade no país.

O apoio do governo alemão a refugiados aumentou em anos recentes. Nos últimos anos, o governo gastou cerca de € 28,7 bilhões em fundos para acomodar e integrar os mais de um milhão de postulantes a asilo que ingressaram no país, graças às políticas de acolhida da primeira-ministra, Angela Merkel. Tais políticas, porém, tiveram um preço político para a chanceler dentro até mesmo do seu partido, que a pressionou para limitar a chegada de imigrantes ao país.

EFE/AFP/Reuters/Estadão Conteúdo

Fonte: Blog do BG

 

NACIONAIS

Tragédia em Brumadinho

Documentos indicam que Vale sabia do risco de rompimento da barragem em Brumadinho

Documentos indicam que Vale sabia do risco de rompimento da barragem em Brumadinho

Dois relatórios da Vale indicam que a mineradora sabia dos riscos de rompimento da barragem de Brumadinho. Um dos documentos, de novembro de 2017, afirma que já naquela época a estrutura tinha chance de colapso. Outro relatório, de outubro de 2018, mostra que a barragem estava em ‘zona de atenção’. A Vale convocou uma coletiva hoje à tarde e rebateu as informações. Executivos da mineradora disseram que os relatórios não indicavam risco iminente e que a barragem estava “estável”.

De acordo com o Ministério Público, pelos critérios da empresa, outras 8 barragens em MG também estariam em risco de rompimento. A Vale informou que já interrompeu a operação nesses locais.

Morte de Boechat

Vídeo mostra acidente com helicóptero que matou Ricardo Boechat e piloto

Vídeo mostra acidente com helicóptero que matou Ricardo Boechat e piloto

Vídeo de câmeras de segurança registraram o acidente de helicóptero que matou o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci. A imagem mostra a aeronave perdendo velocidade e descendo (veja no vídeo acima). O helicóptero passa entre dois viadutos do Rodoanel que ficam sobre a Anhanguera, no entanto, a colisão com um caminhão não é registrada. O Cenipa investiga as causas do acidente, e especialistas acreditam que o piloto tentou pouso forçado após pane no motor do helicóptero.

Corpo de Ricardo Boechat é velado em São Paulo — Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Corpo de Ricardo Boechat é velado em São Paulo — Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Amigos, familiares, autoridades e fãs se despediram de Boechat. O corpo do jornalista foi velado desde ontem à noite no Museu da Imagem e do Som, em SP, e foi levado sob aplausos para cremação, nesta tarde. O corpo do piloto Ronaldo Quatrucci também foi velado hoje e enterradoem cemitério em Pinheiros.

Alerta de temporal

Previsão é de chuva forte para o Rio, mas não como o temporal da semana passada

Previsão é de chuva forte para o Rio, mas não como o temporal da semana passada

O Rio de Janeiro ainda não se recuperou do temporal da última quarta, e há previsão de chuva forte para as próximas horas, com alerta de temporal para amanhã. O risco de tempestade fez as aulas desta quarta serem canceladas em todo o estado. Apesar da intensidade menor do que na semana passada, a continuidade da chuva mantém o estado em alerta para o risco de novos deslizamentos.

Vistoria no Ninho

O Corpo de Bombeiros e a Prefeitura realizaram uma inspeção no centro de treinamento do Flamengo, o Ninho do Urubu. A Polícia Civil e o Ministério do Trabalho também participaram da vistoria. O objetivo é definir se há necessidade de interdição do CT, onde dez garotos morreram e outros três ficaram feridos em um incêndio.

Bolsonaro

O ministro do STF Luiz Fux suspendeu as duas ações penais contra o presidente Jair Bolsonaro, por apologia ao estupro e por injúria. A decisão foi tomada com base na Constituição, que prevê que o presidente da República, no exercício do mandato, não pode ser processado por atos alheios à atuação na Presidência. As ações podem ser retomadas quando terminar o mandato.

Negociações no Congresso

O MDB no Senado vai comandar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa. Com a maior bancada, partido ficou também com as comissões de Orçamento e de Educação. PSD e PSDB terão duas cada. A divisão foi anunciada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, após reunião de líderes.

Reforma da Previdência

A equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, vai incluir no texto da reforma da Previdência, entre as propostas de idade mínima para aposentadoria no país, a preferida do presidente Jair Bolsonaro: 62 anos para homens e 57 para mulheres, que passaria a valer ao final do seu mandato, em 2022. A informação é do blog do Valdo Cruz.

Eletrochoque e hospitais psiquiátricos

O governo federal prepara um documento que coloca em prática uma nova política de atendimento à saúde mental no Brasil. Entre outros pontos, prevê a internação em hospitais psiquiátricos e o financiamento para compra de máquina de eletrochoques. O documento, que ainda está sob análise no Ministério da Saúde é alvo de cíticas. Entenda 4 pontos e veja opiniões contra e a favor.

Chico Mendes ‘irrelevante’

Em entrevista ao programa ‘Roda Viva’ ontem à noite, o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles gerou polêmica ao dar sua opinião sobre Chico Mendes, ambientalista assassinado em 1988. Salles afirmou que o líder seringueiro era enaltecido por defensores do meio ambiente, mas que para representantes do agronegócio, Mendes ‘não era isso que é contado’ e ‘irrelevante’ no momento.

O que mais foi notícia:

Direção do Museu Nacional mostra o que resistiu ao incêndio de setembro do ano passado

Direção do Museu Nacional mostra o que resistiu ao incêndio de setembro do ano passado

 Fonte: G1

PEC DO ABORTO: Senado desarquiva proposta que estabelece direito à vida inviolável ‘desde a concepção’

O Senado desarquivou nesta terça-feira (12) uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que tem o objetivo de acrescentar na Constituição um dispositivo que classifica o direito à vida como inviolável “desde a concepção”.

Com o desarquivamento, a proposta volta a tramitar no Senado, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Para modificar a Constituição, uma PEC precisa ser aprovada em dois turnos no Senado e na Câmara e obter votos favoráveis de pelo menos 49 senadores e 308 deputados.

O texto, de autoria do ex-senador Magno Malta (PR-ES), tem por objetivo alterar o artigo 5º da Constituição, que diz:

“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade […]”.

Se a proposta for aprovada pelo Congresso, o artigo passaria a ter a seguinte redação:

“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida desde a concepção, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade […]”.

A proposta foi apresentada por Magno Malta em 2015. Chegou a receber relatório favorável do ex-senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

O texto foi arquivado no ano passado, ao final da legislatura iniciada em 2015. Magno Malta disputou a reeleição, mas não conseguiu um novo mandato. Eduardo Amorim disputou o governo de Sergipe, foi derrotado e, também, ficou de fora do Senado em 2019.

Aborto

O pedido de desarquivamento, proposto pelo senador Eduardo Girão (Pode-CE), provocou polêmica no plenário do Senado.

Senadores contrários ao desarquivamento afirmaram que uma eventual aprovação da proposta pode proibir o aborto no país, inclusive, nos casos já previstos no Código Penal.

Atualmente, o aborto é previsto em três situações:
– Quando a gravidez é resultado de estupro
– Quando há risco de vida para a mulher
– Se o feto for anencéfalo

“Abrirmos um debate sobre a possibilidade de proibição do aborto até nessas situações seria um retrocesso muito grande, voltar no tempo, retroceder e tomar uma decisão em que haja a possibilidade da proibição definitiva do aborto. Eu acho que esse projeto não atende ao que a sociedade pensa”, afirmou o líder do PT, Humberto Costa (PE).

Humberto Costa apresentou um requerimento de retirada de pauta do pedido de desarquivamento, mas foi derrotado.

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) defendeu o pedido de desarquivamento e afirmou que uma eventual aprovação da PEC não alteraria as situações em que o aborto é previsto.

“Nós não estamos aqui falando em retroceder e cancelar o que consta do Código Penal, das exceções previstas para garantir à mulher o direito de abortar em situações excepcionais. Isso está preservado e continuará preservado. A discussão que teremos que travar, a partir do desarquivamento, é se estaremos avançando ou não em relação a outros casos, como o de se permitir à mulher o aborto até o terceiro mês depois da concepção”, disse Simone.

Eduardo Girão também defendeu a aprovação do seu pedido de desarquivamento da proposta.

“Essa PEC, batizada de PEC da vida, ela não tem nenhuma vontade de modificar a legislação atual. O objetivo é apenas desarquivar para a gente debater o mérito na CCJ e no plenário com o objetivo de incluir na Constituição algo importante que faltou. Se nós reclamamos que hoje estamos tendo muita violência no nosso país – e é verdade –, o princípio da violência começa no aborto”, afirmou.

Para ele, “não é apenas a vida do bebê que é destruída com o aborto, mas também a saúde da mulher que fica devastada psicologicamente, mentalmente e até fisicamente para o resto da vida”.

Girão acrescentou que os “excludentes previstos no Código Penal serão respeitados”.

“O objetivo é evitar o ativismo judicial que tem se demonstrado claro no Supremo Tribunal Federal”, declarou.

Uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pede a descriminalização do aborto até 12ª semana de gestação.

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) manifestou “preocupação” com o desarquivamento da proposta.

“Minha preocupação é porque já estão legisladas no Código Penal as três hipóteses de abortamento […]. Eu entendo que é temerário porque, se nós colocarmos a inviolabilidade desde a concepção, nós vamos revogar tacitamente essa permissão do chamado aborto legal”, afirmou.

G1

Comments

Mourão diz que principal pendência deixada por Bolsonaro foi Previdência

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, disse que o presidente Jair Bolsonaro “está louco para voltar” ao trabalho, mas é preciso esperar que “esteja tudo bem realmente” para que isso aconteça. Mourão considera que Bolsonaro retomará suas atividades em Brasília até o final da semana. Ele deixou claro que não recebeu autorização do presidente para tomar decisões na sua ausência.

“Hoje eu não tive oportunidade de falar com ele, sei que ele está bem. Acho que ele deve voltar até o final da semana. Eu sei que ele está doido para voltar, mas tem que esperar que esteja tudo bem realmente”, afirmou Mourão ao deixar o Planalto.

Para o vice, a principal pendência deixada por Bolsonaro é a reforma da Previdência, mas ele negou que o governo esteja parado durante o período de internação do presidente, que já dura mais de duas semanas.

“Acho que não. Porque essas decisões que tinham que ser tomadas eram decisões dele, né? A não ser que ele tivesse me instruído e me autorizado a tomar as decisões. Porque quais são as decisões que ficaram pendentes? Principalmente a questão da Previdência, e eu acho que é uma decisão dele. Ele é que é o presidente.”

Sem entrar no mérito da proposta, Mourão afirmou que Bolsonaro “teria conversado com o pessoal” sobre a reforma, ainda no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde está internado, mas que não sabe qual foi a decisão final.

Estadão Conteúdo

 

Alcolumbre lê pedido de criação de CPI para apurar causas da tragédia em Brumadinho

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), leu nesta terça-feira (12) o pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar as causas do rompimento de uma barragem em Brumadinho (MG).

A leitura é o último passo para a criação da CPI. Se os senadores não retirarem as assinaturas de apoio até meia-noite, a comissão será criada e publicada no “Diário Oficial do Senado Federal”.

Diante disso, caberá aos líderes partidários, a partir desta quarta (13), indicar os integrantes da CPI. Depois, a comissão será instalada, e haverá a eleição do presidente e do vice, além da designação do relator.

Conforme o pedido de criação, a CPI será composta por 11 senadores titulares e 7 senadores suplentes. A CPI terá prazo de 180 dias para concluir os trabalhos, e o limite de despesas será de R$ 110 mil.

“Temos como objetivo identificar os responsáveis, quais foram as falhas dos órgãos competentes, os autores dos laudos técnicos e tomarmos todas as providências cabíveis para evitarmos novos acidentes”, diz o pedido de criação apresentado pelo senador Otto Alencar (PSD-BA).

Assinaturas

O pedido de criação da CPI foi assinado por 44 senadores. O número mínimo para a criação é de 27 assinaturas, o que corresponde a um terço do total de senadores (81).

Após a sessão desta terça, Davi Alcolumbre afirmou que era discutida a possibilidade da criação de uma CPI mista, formada por deputados e senadores. No entanto, segundo o presidente do Senado, deputados e senadores “não se entenderam em relação à formação conjunta”.

“Foi discordância. O Senado e a Câmara entenderam que cada um tem que fazer a sua CPI”, disse.

Rompimento da barragem

No dia 25 de janeiro, uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG) rompeu e levou uma enxurrada de lama à região.

De acordo com as autoridades locais, o rompimento da barragem de Córrego do Feijão provocou a morte de pelo menos 165 pessoas. Ao todo, segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, 155 pessoas ainda estão desaparecidas.

Segundo a Vale, a intenção da empresa é acelerar ao máximo, por meio de acordos extrajudiciais, o processo de indenização das vítimas do rompimento.

De acordo com a colunista do G1 Andréia Sadi, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, já pediu à companhia para evitar ações judiciais e buscar acordos com as famílias das vítimas.

G1

Comments

Deputados discutem, sem acordo, projeto sobre bloqueio de bens sugerido por Moro

Foto: José Cruz/Arquivo Agência Brasil

Deputados discutem, desde o início da sessão plenária desta terça-feira, 12, o projeto de lei sobre sanções a pessoas e empresas que praticaram crime de lavagem de dinheiro ou cometeram atos de terrorismo. Apesar de líderes terem sinalizado que havia um consenso em torno da matéria, não há neste momento acordo. O projeto é um pleito do ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Deputados questionam pontos da matéria que tratam sobre a soberania do País, como o artigo que dispensa “atos de internalização ou homologação para produzirem efeitos no território nacional” para o cumprimento das sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas relacionadas ao crime de terrorismo, principalmente o bloqueio de ativos.

Mais cedo foi colocado em votação requerimento que pretendia adiar a discussão por duas sessões, mas foi rejeitado. Estão presentes neste momento 480 deputados na Câmara.

Estadão Conteúdo

Comments

Planalto: Bolsonaro está bem humorado e não fez menção à alta médica

O presidente Jair Bolsonaro passou a tarde no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, com bom humor e não fez qualquer menção à alta médica, de acordo com a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto.

O presidente pediu ainda para repetir no jantar o cardápio que comeu no almoço: sopa, macarrão leve à bolonhesa e fruta cozida. À tarde, Bolsonaro tomou um lanche com chá, torrada e bolacha. Especialistas em cirurgias como a dele dizem que a evolução da alimentação é um dos pontos-chave para a melhora do quadro dos pacientes.

Bolsonaro tem tido “boa evolução clínica” e o quadro pulmonar dele encontra-se em resolução, de acordo com o boletim médico divulgado no fim da tarde.

Hoje, Bolsonaro não despachou nem teve visitas de ministros. Como o Broadcast Político relatou ontem à noite, a previsão da equipe médica é que ele tenha o aval para alta já nesta quarta-feira, 13. O Planalto não comenta e se limita a dizer que a liberação “segue em avaliação”.

Estadão Conteúdo

Comments

LOCAIS

98 FM marca um golaço e contrata locutor Marcos Lopes

Marcos Lopes@blogmarcoslopes

Foram mais de 20 anos na Rádio Cabugi/Globo e Tribuna do Norte. Pedi demissão ontem(11) para entrar em um novo projeto. Eternamente grato à Rádio Cabugi/Globo, que me revelou para o Nordeste. Saio com a certeza que sempre dei o meu melhor. Obrigado!

O radialista Marcos Lopes, um dos maiores nomes da locução esportiva do Nordeste, é o novo reforço da 98 FM. Um verdadeiro golaço da rádio para narrar e comentar o futebol local e nacional.

O narrador esportivo tem mais de 20 anos de rádio Blogo/Cabugi e também na Tribuna do Norte. O anúncio dos desligamento da antiga casa foi feito através das redes sociais. E a estreia na nova casa acontece já no próximo dia 20, no clássico entre América e ABC.

Marcos Lopes é referência na área e preferência de grande parte dos ouvintes do bom e velho radinho.

 

Professora da UFRN recebe em março, em Atlanta (EUA), prêmio da Associação Americana contra o Câncer

A professora do Departamento de Biologia Celular e Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Tirzah Braz Petta Lajus, recebe no dia 30 de março, em Atlanta (EUA), o prêmio da Associação Americana para Pesquisa do Câncer (AACR) Global-Scholar-In-Training Award (GSITA), relativo ao estudo de mutações hereditárias de predisposição ao câncer no RN.

No estudo premiado, a professora Tirzah Lajus desenvolve uma pesquisa sobre Polipose colônica hereditária na região do Seridó do RN. A polipose adenomatosa familiar (PAF), também conhecida como polipose colônica, é uma doença hereditária responsável por apenas 1% dos casos de câncer colorretal (CCR) na população. Contudo, os portadores de PAF possuem mutação no gene APC e têm o risco de 100% de desenvolver CCR. Dessa forma, os portadores têm o risco aumentado de desenvolver casos de câncer colorretal, cuja incidência é reduzida significativamente quando os portadores entram num programa de aconselhamento genético.

“Aqui no RN, nós identificamos 10 pacientes de Caicó, não-aparentados, portadores da mesma mutação no gene MUTYH. Estamos desenvolvendo um estudo genético-populacional de rastreamento de famílias classificadas como de alto risco para desenvolver CCR na região do Seridó. Até o momento incluímos 10 famílias e precisamos expandir essa pesquisa para outras famílias”, explica a docente.

A primeira edição do prêmio GSITA tem o objetivo de reconhecer o comprometimento de estudos que tenham como foco a prevenção e cura de todo o câncer por meio de pesquisa, educação, comunicação, colaboração, financiamento e defesa. Com esse reconhecimento, a docente da UFRN passa a integrar um grupo de 15 pesquisadores formado por acadêmicos de diversos países.

Currículo

Tirzah Braz Petta Lajus é doutora em Biologia Molecular e Genética do Câncer pela Universidade Paris XI e pela Faculdade de Medicina do Kremlin-Bicêtre, instituições francesas. Desenvolveu seu mestrado e doutorado no Instituto Gustave Roussy, França. Atualmente é professora da UFRN, onde coordena o grupo de pesquisa em Oncologia Molecular e é coordenadora adjunta do Núcleo de Genômica da UFRN, além de ser coordenadora de Pesquisa Translacional na Liga Norte-Riograndense contra o Câncer.

Com informações da UFRN

FNF confirma final da Copa Cidade do Natal para o dia 20, em jogo único, na Arena das Dunas

Clássico Rei entre América e ABC acontece a partir das 20h30. Resolução foi publicada pela entidade desportiva nesta segunda-feira (11)

Foto: Iuri Seabra / FNF

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol confirmou nesta segunda-feira (11) a data e o horário da decisão da Copa Cidade do Natal, equivalente ao primeiro turno do Campeonato Potiguar. A partida, que terá como finalistas América, clube que obteve a melhor campanha, e o ABC, segundo colocado no Estadual, disputarão a final em jogo único no dia 20 de fevereiro, às 20h30, na Arena das Dunas, em Natal. A resolução com a confirmação da partida está publicada no site da FNF (www.fnf.org.br).

A resolução acompanha o regulamento específico do Campeonato Potiguar, além de observar o calendário nacional deste ano, no qual o ABC disputará nos próximos dias partidas pelas Copas do Brasil e do Nordeste, respectivamente. O Alvinegro jogará no dia 13 de fevereiro, contra o Galvez-AC, em Rio Branco, pela Copa do Brasil. Em seguida, no dia 16 de fevereiro, enfrenta o CRB, pela Copa do Nordeste.

Para a decisão da Copa Cidade do Natal, a partida terá a renda destinada, conforme a receita líquida, em 60% para o vencedor, 40% para o perdedor, e 50% para os dois clubes, caso haja empate no tempo regulamentar de jogo.

Por ter obtido o melhor índice técnico no primeiro turno, o América joga com a vantagem pelo empate. A equipe campeã garante vaga na decisão do Campeonato Potiguar e assegura presença na Copa do Brasil 2020.

Com informações da FNF

 

Pesquisa do PROCON NATAL constata redução nos preços dos combustíveis

O PROCON NATAL realizou pesquisa de combustíveis no dia 07 fevereiro de 2019, em 70 postos de combustíveis da cidade do Natal nas quatro regiões. O levantamento constatou a tendência de baixa que é observada nos preços dos combustíveis desde do ano passado. Nos últimos meses, a pesquisa identifica uma redução nos preços repassados pela refinaria aos donos de postos, nos dois primeiros meses do ano o acumulado identificado pelo Núcleo de pesquisa foi de -6,32% uma vez que em janeiro a redução encontrada foi de -3,04% e em fevereiro a redução foi de -3,18%.

O PROCON NATAL constatou, portanto que os valores encontrados nos postos de combustíveis seguem tendência negativa uma vez que houve reduções por dois meses seguidos, janeiro e fevereiro. Em fevereiro, inclusive, foi encontrada redução em 98,6% dos postos pesquisados. O PROCON NATAL orienta aos consumidores que consultem na íntegra a pesquisa mensalmente realizada e divulgada, no endereço eletrônico www.natal.rn.gov.br/procon, e que fiquem atentos aos preços.

Justiça determina internação definitiva de adolescente de 15 anos envolvido em morte de motorista do Uber no interior do RN

Foto: Ilustrativa

O juiz da comarca de Tangará, Michel Mascarenhas, determinou a internação definitiva do adolescente de 15 anos envolvido no assassinato do motorista do Uber, Gilberto Bezerra de Souza, 70 anos, em 29 de dezembro de 2018, em uma estrada carroçável no município de Elói de Souza. O adolescente participou da ação com Marcos Paulo Coelho Vilela e Kleydson Victor de Oliveira, maiores de idade. Durante a ação criminosa, eles roubaram um celular, um veículo Ônix cor prata e quantia em dinheiro em poder da vítima. Internado em unidade socioeducativa, provisoriamente, no dia 4 de janeiro, o adolescente teve a internação transformada em definitiva, na decisão desta terça-feira (12).

O adolescente estava na residência de Kleydson, junto com Marcos, quando decidiram cometer o crime. Ele utilizou o celular para chamar o motorista e, em seguida, partiram para a cidade de Elói de Souza. O assalto foi anunciado quando passavam pela estrada carroçável, com uso de arma de fogo. “Após subtrair dinheiro, celular e o veículo da vítima, o representado, em unidade de desígnio com Marcos e Kleydson, efetuou um disparo de arma de fogo na cabeça da vítima, que veio a óbito ainda no local”, relata a decisão. Praticada a ação, os três fugiram no automóvel da vítima.

Apesar de negar ter participado do crime, o adolescente tinha ciência do fato, conforme mensagens trocadas com Marcos e Kleydson via Whatsapp. Pelas mensagens e respostas dadas pelo menor de idade, o magistrado destacou que o adolescente sabia e aderiu ao ato ilícito. Na medida em que ele disse “Chama outro Uber” e “E mete um tiro na cabeça dele”; “E a família do cara em kkkk”; e “Vdd…Kkkkkk..Só quando for em Eloi ai eu vou”.

De acordo com a decisão, estão presentes circunstâncias provadas de que o adolescente atendeu ao convite de Kleydson para baixar o aplicativo do Uber e com ele sair, como o próprio representado admitiu, participando da viagem, na ida e na volta. “Tudo isso mostra que o adolescente atuou e estava presente em todo o caminho e cena do fato. Além disso, não há qualquer prova de que o adolescente tentou sair do carro ou não participar de todo essa linha fática”, frisou o sentenciante.

A Justiça rejeitou a postulação da defesa de que o fato foi praticado pelos adultos, ficando comprovado que houve a participação do menor, que aderiu à ação criminosa. “Entendo que o adolescente praticou o ato infracional equiparado ao tipo Latrocínio, de roubo por uso de arma de fogo seguido de morte”, ressalta o juiz Michel Mascarenhas.

O magistrado salienta que em relação ao comportamento e tendências do adolescente, apesar dele ter dito estar matriculado em escola; não ser reiterante na prática de atos infracionais; e ter afirmado ser frequentador de religião, “a sua amizade com um dos adultos com quem participou do fato indica a necessidade de que ele seja submetido a medida socioeducativa que lhe imponha atividades pedagógicas e reflexivas por todo o dia que ocupem a sua mente e lhe faça ver outros aspectos da vida, rotina essa que sua vida em casa e com a família não lhe é oferecida”, reforça a sentença.

(Processo de Apuração de Ato Infracional 0800001-14.2019.8.20.5133)
TJRN

Fonte: Blog do BG

 

Por G1 RN

 


PF apreendeu 1.275 quilos de cocaína no Porto de Natal — Foto: Polícia Federal/Divulgação

PF apreendeu 1.275 quilos de cocaína no Porto de Natal — Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal apreendeu 1.275 quilos de cocaína na madrugada desta terça-feira (12) no Porto de Natal. A droga estava escondida em meio a frutas que seriam enviadas para a Holanda. Essa é a maior apreensão de cocaína feita pela Polícia Federal no Porto de Natal.

De acordo com a PF, o embarque da carga para a Europa, contendo 998 tabletes da droga, seria feito nesta manhã.

A descoberta da droga se deu após a análise de situações suspeitas no Porto de Natal. Nesta segunda (11), inclusive, a Receita Federal divulgou o resultado da operação padrão de fiscalização realizada no porto entre a quinta-feira (7) e o domingo (10). A ação, que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal e de cães farejadores, constatou a insuficiência de documentação, diferença de controle e vestígios de drogas em alguns contêineres.

A Polícia Federal informou ainda que as investigações continuam para tentar identificar os donos da droga.

Droga estava escondida em meio a drogas que iriam para a Europa — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Droga estava escondida em meio a drogas que iriam para a Europa — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Droga iria para a Europa escondida em meio a frutas — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Droga iria para a Europa escondida em meio a frutas — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Fonte: G1RN

 

Por G1 RN

 


Hotel-Escola Senac Barreira Roxa reabre em Natal e amplia em 40% as vagas em cursos de formação — Foto: Divulgação

Hotel-Escola Senac Barreira Roxa reabre em Natal e amplia em 40% as vagas em cursos de formação — Foto: Divulgação

O Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, localizado na Via Costeira, em Natal, será reaberto oficialmente nesta quinta-feira (14) e volta a oferecer formação de mão de obra para o turismo. Foram investidos R$ 36,2 milhões na reforma do espaço, que tem 8.500 metros de área construída.

O novo Centro de Educação Profissional construído no Complexo Barreira Roxa permitirá a expansão da capacidade de atendimento do Senac no segmento de turismo, hospitalidade e lazer em mais de 40%, podendo chegar a duas mil matrículas por ano, somente em Natal.

Na parte do hotel, são três pavimentos com 52 unidades habitacionais e configurações para acomodar até 150 leitos. O prédio dispõe de salão de jogos, academia de ginástica, espaço infantil, baby copa e área de lazer, sendo todos os ambientes preparados para receber pessoas com dificuldades de acessibilidade.

Um dos principais segmentos trabalhados pelo portfólio de cursos do Senac, a gastronomia será o carro-chefe do Hotel. Na área de Alimentos e Bebidas, o destaque é o Restaurante Navarro, que homenageia um dos nomes da cultura potiguar, o dramaturgo, poeta, desenhista e pintor, Newton Navarro.

O espaço pode acomodar até 120 pessoas e dispõe de um cardápio que privilegia ingredientes da gastronomia regional com releituras a partir de técnicas da cozinha contemporânea; além de uma adega com diversificadas opções de vinhos. Inicialmente, o Restaurante abre ao público com um cardápio executivo para almoço. A partir de março, o serviço de jantar entra em funcionamento com pratos a la carte e a previsão de sediar festivais temáticos ainda neste semestre.

Outro ícone da cultura local, o artista plástico Dorian Gray nomeia o café do hotel com vista para o Parque das Dunas. A proposta é que o espaço ofereça uma releitura do Chá das Cinco inglês, com um menu degustação, ofertando pratos que passearão entre o regional e os clássicos da confeitaria internacional.

O Barreira Roxa disponibiliza também ao público o Bar Téofilo, que leva o nome do histórico comerciante e ex-presidente do Sistema Fecomércio RN Reginaldo Teófilo. Com uma vista diferenciada para o mar da Via Costeira, é uma opção para happy hours.

Centro de Eventos

O novo Barreira Roxa possui também um moderno Centro de Eventos, com área verde. O espaço tem um auditório modulável com capacidade para cerca de 300 pessoas, três salas de conferências com capacidade para até 50 pessoas e foyer amplo com área para até duas secretarias simultâneas.

O hotel ainda disponibiliza gastronomia completa para os eventos, com serviços de água e café, almoço, jantar, coquetéis, coffee break e brunch.

Este espaço faz um tributo ao comerciante do ramo farmacêutico e ex-presidente do Sistema Fecomércio, João Dinarte Patriota, falecido no ano passado.

Escola do turismo

Serão lançadas novas capacitações na área do turismo, permitindo expansão do portfólio da Instituição no segmento. A estrutura da escola tem duas cozinhas pedagógicas, laboratório de panificação e confeitaria, e laboratório de alimentos e bebidas. Este Espaço Gastronômico ganhou o nome de Jessé Freire, em referência ao único potiguar a ocupar a Presidência da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Além disso, foram construídas seis salas de aula com vista para o mar e uma Biblioteca com os principais títulos dos segmentos de turismo, hospitalidade, gastronomia e lazer, espaço este que presta homenagem a Luís da Câmara Cascudo.

Outra novidade será o lançamento do Senac Microsoft SmartLab, sala multidisciplinar pioneira no estado, que possibilitará a implementação de estratégias didáticas inovadoras para o desenvolvimento de habilidades exigidas pelo mercado de trabalho 4.0.

“Para uma formação profissional sólida, a prática de trabalho é fundamental. O Hotel-Escola Senac Barreira Roxa permitirá que os alunos vivenciem a rotina do trabalho, com clientes e desafios reais, dentro de um ambiente monitorado pela equipe do Senac”, acrescentou Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomécio RN.

Histórico

A história do Hotel-Escola Barreira Roxa remete ao ano de 1986, quando foi criada a Escola de Hotelaria e Turismo de Natal (EHTN), que tinha como foco a formação em nível básico de profissionais como garçons e cozinheiros. Em 1993, a escola passou a ser administrada por um grupo suíço, conhecido como Instituto Internacional de Treinamento em Hotelaria e Turismo, passando a funcionar, também, como Departamento de Recursos Humanos da Empresa Estadual de Fomento ao Turismo do Rio Grande do Norte (Emproturn).

Porém, a experiência não obteve êxito e ainda no ano de 1993 foi interrompida. Em 1996, o governo estadual desapropriou as antigas instalações da EHTN, e, frente à necessidade de retomar a formação de recursos humanos para a área da hospitalidade, cedeu as instalações, via contrato de concessão, ao Sebrae do Rio Grande do Norte. Criou-se, em consequência disso, um novo estabelecimento, a Escola de Turismo e Hotelaria Barreira Roxa (ETHBR), com o seu Centro de Ensino e Treinamento (CET).

O Sebrae administrou o espaço por quase oito anos. O Senac RN assumiu a gestão do Hotel-Escola Barreira Roxa em 2004. No ano de 2008, foi enviada à Assembleia Legislativa do Estado a lei que autorizou a cessão do espaço por um período de 30 anos ao Senac. A lei foi aprovada, por unanimidade. O novo Hotel-Escola Senac Barreira Roxa passou a atuar como centro de formação, teórica e prática, de mão obra para o setor de turismo e hotelaria, e para a gastronomia potiguar, e da região.

Em agosto de 2011, com objetivo de ampliação do trabalho, o Senac lançou um edital de licitação para obras de reforma, ampliação e modernização da estrutura. No mês de outubro de 2011, a empresa declarada vencedora da licitação enfrentou questionamentos judiciais feitos pela concorrente que ficou em segundo lugar no certame, o que gerou uma disputa judicial que se estendeu até dezembro de 2012.

Diante disso, somente em fevereiro de 2013 as obras foram efetivamente iniciadas. Já em maio de 2014, um ano e três meses após o seu início, as obras foram suspensas. A empresa que vinha tocando a construção se declarou impossibilitada de dar continuidade e o Senac reassumiu a estrutura. Foi, então, realizada uma nova licitação, e uma nova empresa retomou as obras, começando pelo hotel, em março de 2017, e, posteriormente, em fevereiro de 2018, da escola.

Hotel-Escola Senac Barreira Roxa reabrirá oficialmente na quinta-feira (14) — Foto: Divulgação

Hotel-Escola Senac Barreira Roxa reabrirá oficialmente na quinta-feira (14) — Foto: Divulgação

Fonte: G1RN

 

Por G1 RN

 


Unidade móvel do Hemonorte ficará estacionado na entrada do shopping de 9h às 17h — Foto: Assembleia Legislativa do RN

Unidade móvel do Hemonorte ficará estacionado na entrada do shopping de 9h às 17h — Foto: Assembleia Legislativa do RN

O Hemonorte voltará a receber doações de sangue no Shopping Cidade Jardim, em Capim Macio, na Zona Sul de Natal, em toda segunda quarta-feira do mês. Após período de inatividade em janeiro, a ação retorna nesta quarta-feira (13). Uma unidade móvel do centro estará no local das 9h às 17h para receber os doadores.

A intenção do Hemonorte é facilitar o acesso desse serviço à população da Zona Sul, com localização acessível e agenda fixa. A campanha durante o mês de janeiro havia sido adiada por conta da paralisação dos servidores públicos da saúde do Rio Grande do Norte.

Para doar, basta estar em boas condições de saúde e ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. É importante frisar que menores de 18 anos precisam apresentar documentos e formulário de autorização. É necessário ainda pesar no mínimo 50 kg, ter dormido pelo menos seis horas, estar alimentado e apresentar documento original com foto recente.

No dia da ação, a clínica Médico do Shopping também comparecerá para oferecer alguns atendimentos de forma gratuita, como teste de índice glicêmico e aferição de pressão arterial.

Fonte: G1RN

Deixe uma resposta

Fechar Menu