ÚLTIMAS NOTÍCIAS DESSA SEXTA-FEIRA

Sexta-feira, 14 de setembro

Boa noite! Aqui estão as principais notícias para você terminar o dia bem-informado.


Por G1

 

Eleições 2018: os mais novos números da corrida presidencial, segundo o Datafolha. No STF, o ministro Lewandowiski paralisa o julgamento virtual do recurso de Lula no STF contra a prisão do ex-presidente, que perdia por 7 a 1. Agora o caso vai recomeçar presencialmente. O Brasil estaganado no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano. A expectativa de vida e renda melhoram, mas a educação não avança, segundo a ONU. Nos EUA, a fúria do furacão Florence deixa um rastro de devastação e mortes na costa leste, antes de perder força e virar tempestade tropical. O que foi notícia nesta sexta-feira:

NACIONAIS

Eleições 2018

O Datafolha divulgou o resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. A pesquisa ouviu 2.820 eleitores entre ontem e hoje. Veja os números:

  • Jair Bolsonaro (PSL): 26%
  • Ciro Gomes (PDT): 13%
  • Fernando Haddad (PT): 13%
  • Geraldo Alckmin (PSDB): 9%
  • Marina Silva (Rede): 8%
  • Alvaro Dias (Podemos): 3%
  • Henrique Meirelles (MDB): 3%
  • João Amoêdo (Novo): 3%
  • Cabo Daciolo (Patriota): 1%
  • Guilherme Boulos (PSOL): 1%
  • Vera Lúcia (PSTU): 1%
  • João Goulart Filho (PPL): 0%
  • Eymael (DC): 0%
  • Branco/nulos: 13%
  • Não sabe/não respondeu: 6%
Datafolha - 14 de setembro - evolução da intenção de votos para presidente — Foto: Arte/G1

Datafolha – 14 de setembro – evolução da intenção de votos para presidente — Foto: Arte/G1

Bolsonaro internado

Boletim médico de Jair Bolsonaro divulgado pelo Hospital Albert Einstein às 18h50 desta sexta-feira (14) — Foto: Reprodução

Boletim médico de Jair Bolsonaro divulgado pelo Hospital Albert Einstein às 18h50 desta sexta-feira (14) — Foto: Reprodução

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, fez fisioterapia e caminhou pelo quarto sem apresentar dor, segundo informou boletim médico divulgado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, na noite de hoje. Bolsonaro está internado no Einstein há 1 semana, logo após sofrer ataque com facada no abdômen durante ato de campanha e passar por cirurgia em Juiz de Fora (MG). Na quarta-feira, o candidato passou por um segunda cirurgia de emergência.

Entrevista G1 e CBN

João Goulart Filho é entrevistado pelo G1 e pela CBN

João Goulart Filho é entrevistado pelo G1 e pela CBN

João Goulart Filho, do PPL, participou de sabatina feita pelo G1 e pela CBN nesta sexta-feira. Na entrevista, o candidato propôs dobrar salário mínimo em 4 anos e manter o subsídio do diesel.

Fato ou Fake

 — Foto: Alexandre Mauro/G1

— Foto: Alexandre Mauro/G1

Veja o que é #Fato ou #Fake na entrevista de João Goulart Filho para o G1 e a CBN. Já foram sabatinados Alckmin (PSDB), Amoêdo (Novo), Eymael (DC), Meirelles (MDB) e Marina Silva (Rede). Na segunda, entrevista será com Boulos, seguido de Haddad (18/9), Ciro (19/9) e Alvaro Dias (20/9). Cabo Daciolo não compareceu. Bolsonaro participaria de sabatina na quarta, mas continua internado em SP após receber facada em campanha. Veja agenda.

Campanha na rua

Veja abaixo as atividades de campanha dos candidatos à Presidência nesta sexta-feira:

Entrevistas nos estados

O G1 também começou a série de entrevistas com os candidatos ao governo em SP, RJ, MG, DF e PE. Veja abaixo:

Funciona assim…

Funciona Assim: Eleições 2018 – O que faz o governador?

Funciona Assim: Eleições 2018 – O que faz o governador?

Nesta eleição, serão eleitos governadores em todo o Brasil. Você sabe o que ele faz? Cabe ao líder do executivo nos estados nomear secretários e altos dirigentes das empresas estatais. Além disso, propõe, aprova ou veta leis, baixa decretos e regulamentos e negocia verbas com a União. Veja vídeo completo.

Judiciário

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva — Foto: Paulo Pinto/Agência PT

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva — Foto: Paulo Pinto/Agência PT

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, pediu “vista” nesta sexta-feira (14) de um recurso do ex-presidente Lula contra a prisão após condenação em segunda instância – pedir vista, no jargão jurídico, significa que o ministro quer mais tempo para estudar o caso. O julgamento do recurso estava sendo decidido no plenário virtual (no qual os ministros votam pelo computador). Com o pedido de Lewandowski, será transferido para o plenário físico, onde os ministros se reúnem presencialmente. Antes do pedido de vista, o placar estava 7 a 1 contra o recurso. Se no novo julgamento o recurso for aceito, Lula, preso desde abril em Curitiba, ganha liberdade.

Desenvolvimento humano

Brasil continua estacionado na 79 º posição no ranking mundial de Desenvolvimento Humano

Brasil continua estacionado na 79 º posição no ranking mundial de Desenvolvimento Humano

O Brasil ficou estagnado no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) nesta sexta-feira (14). É o terceiro ano seguido que o país mantém a 79ª posição no levantamento, que analisou 189 países.

Lixo no Brasil

'Lixão' no Jardim Colombo tinha muito lixo orgânico e até colchão e sofá — Foto: Arquivo pessoal/Ester Carro

‘Lixão’ no Jardim Colombo tinha muito lixo orgânico e até colchão e sofá — Foto: Arquivo pessoal/Ester Carro

O Brasil ainda tem quase 3 mil lixões funcionando em 1,6 mil cidades, segundo relatório da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Por lei, todos esses espaços deveriam ter sido fechados até 2014, prazo dado pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Levantamento também mostra que, de 2016 para 2017, a produção e despejo inadequado do lixo aumentou.

Curtas e rápidas

 

Lewandowski arquiva inqúerito que investigava Renan e Jucá

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski decidiu hoje (14) arquivar inquérito aberto na Corte em 2016 para investigar os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Romero Jucá (MDB-RR) no âmbito da Operação Zelotes, da Polícia Federal.

Lewandowski atendeu ao pedido de arquivamento feito pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge. De acordo com a PGR, “não há mínimos elementos probatórios para justificar a deflagração de ação penal contra os parlamentes”.

O inquérito apurava o suposto recebimento de vantagens indevidas pelos parlamentares em troca de apoio a uma medida provisória que favorecia o setor automobilístico.

A Operação Zelotes investiga desvios no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão que é vinculado ao Ministério da Fazenda e última instância administrativa de recursos referentes a impostos e multas de contribuintes.

Agência Brasil

 

Bolsonaro passa por fisioterapia e caminha pelo quarto

O candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, saiu do leito hoje (14) para fazer fisioterapia, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, onde está internado desde o último sábado (7). Ele caminhou pelo quarto sem apresentar dor, conforme os médicos.

Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com estabilidade clínica e sem complicações após passar por cirurgia de urgência na noite de quarta-feira (12) para correção de aderência que estava obstruindo o intestino delgado.

Segundo boletim, divulgado no início da noite desta sexta-feira, o candidato continua sem febre e sem sinais de infecção. Por ordem médica, as visitas estão restritas a pessoas autorizadas pela família.

Após a divulgação do boletim médico o filho do candidato, Flávio Bolsonaro, deputado estadual (PSL-RJ), disse ao programa Corredores do Poder, da TV Brasil, que “não tem previsão dele voltar para rua. Isso só vai acontecer quando houver uma liberação por parte dos médicos”.

Segundo o filho do candidato, o pai tem “uma recuperação excelente, um aspecto físico muito melhor. Vai retornar a fisioterapia e conseguiu dar umas voltinhas no quarto dele e pelo corredor [do hospital]”.

Histórico

Bolsonaro foi transferido para o Hospital Albert Einstein, na capital paulista, por volta das 10h45 de sexta-feira (7). Ele saiu da Santa Casa de Juiz de Fora (MG), onde recebeu os primeiros atendimentos após ter sofrido uma facada em um ato de campanha na cidade mineira, e passou por cirurgia. O candidato foi transferido para São Paulo a pedido da família.

Agência Brasil

Comments

Gilmar Mendes envia inquérito sobre Aécio para Justiça Eleitoral

Foto : Carlos Moura/SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes decidiu hoje (14) enviar para Justiça Eleitoral em Minas Gerais inquérito aberto na Corte para investigar os senadores Aécio Neves e Antônio Anastasia, ambos do PSDB mineiro.

Com base nas delações da Odebrecht, a investigação apura supostos pedidos irregulares de recursos que Aécio teria feito a executivos da companhia para a campanha de Anastasia ao governo de Minas Gerais, em 2010. Ambos os senadores negam qualquer irregularidade nas doações de campanha.

Na decisão, Mendes negou pedido principal feito pela defesa para arquivar o inquérito, mas decidiu acolher parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que a investigação deixe o STF.

Para Gilmar Mendes, os parlamentares não podem responder às acusações no Supremo porque os supostos fatos teriam ocorrido quando eles não eram senadores, conforme ficou consignado na decisão da Corte que limitou o foro privilegiado.

“Ante o exposto, indefiro o pedido de arquivamento formulado pela defesa dos investigados e acolho o parecer da Procuradoria-Geral da República e o requerimento subsidiário da defesa, para declarar a incompetência deste Supremo Tribunal Federal”, decidiu.

Agência Brasil

Comments

Nova sentença de Lula na Lava Jato só deve sair após segundo turno das eleições

Foto: Sérgio Castro / Estadão Conteúdo

O juiz federal Sérgio Moro fixou nesta sexta-feira (14) prazos para a apresentação de alegações finais da defesa e acusação no âmbito de ação penal da Operação Lava Jato que tem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como um dos réus.

Sérgio Moro deu dez dias para o Ministério Público Federal (MPF) apresentar suas últimas considerações acerca do processo que investiga se a compra de um se o terreno em São Paulo e o aluguel de um apartamento em São Bernardo do Campo (SP) são vantagens indevidas oferecidas pela Odebrecht ao ex-presidente. Após isso, a Petrobras terá três dias para entregar suas alegações finais. As defesas de Lula e dos demais sete alvos dessa ação penal terão 13 dias para se manifestarem após a intimação.

No caso tríplex, no qual Moro condenou Lula a cumprir 9 anos e 6 meses de prisão (sentença que depois foi aumentada para 12 anos e 1 mês na segunda instância da Justiça Federal), o juiz de Curitiba levou 22 dias entre o recebimento das alegações finais da defesa e a proferição da sentença. Desse modo, a decisão sobre o futuro do ex-presidente só deve vir após o segundo turno das eleições, agendado para o dia 28 de outubro.

Nessa ação penal, a força-tarefa de procuradores que atuam na Lava Jato acusa o ex-presidente de ter cometido crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro ao supostamente receber o apartamento nº 121 do residencial Hill House, em São Bernardo do Campo, bem como um terreno para sediar o Instituto Lula. O imóveis, segundo a acusação seriam contrapartidas pagas pela Odebrecht em troca da atuação do ex-ministro Antonio Palocci a favor da empreiteira.

Segundo o Ministério Público Federal, os imóveis foram oferecidos pela construtora a Lula como uma espécie de agradecimento pela manutenção de Renato Duque e de Paulo Roberto Costa em diretorias de interesse da empreiteira na Petrobras.

Além de Lula e de Palocci, também são réus nesse processo o empreiteiro Marcelo Odebrecht, o ex-diretor do setor de realizações imobiliárias da construtora, Paulo Ricardo Baqueiro de Melo, e o empresário Dermeval de Souza Gusmão Filho.

Também figuram na relação de réus o advogado Roberto Teixeira, o ex-assessor de Palocci na Casa Civil, Branislav Kontic, e o engenheiro Glaucos da Costamarques – dono do apartamento em São Bernardo .

A ex-primeira-dama Marisa Letícia também chegou a figurar no quadro de réus dessa ação penal, aberta por Sérgio Moro no fim de 2016, mas a denúncia contra ela foi extinta devido ao seu falecimento, em fevereiro do ano passado.

 Fonte: G1

 

INTERNACIONAIS

Furacão Florence

Furacão Florence — Foto: NYC Emergency Management/Handout via REUTERS

Furacão Florence — Foto: NYC Emergency Management/Handout via REUTERS

O furacão Florence tocou o solo da Carolina do Norte, nos EUA, nesta manhã de sexta-feira, com ventos de até 130 km/h. De acordo com agências de notícias, 5 pessoas morreram por conta do furacão. Entre elas, um bebê. No fim do dia, o Florence perdeu força e foi rebaixado à tempestade tropical. Cinco estados declararam estado de emergência e mais de 321 mil endereços estão sem luz.

O astronauta Ricky Arnold, que está na Estação Espacial Internacional, fez uma foto do furacão Florence nesta sexta-feira — Foto: Reprodução/Twitter

O astronauta Ricky Arnold, que está na Estação Espacial Internacional, fez uma foto do furacão Florence nesta sexta-feira — Foto: Reprodução/Twitter

 Fonte: G1

LOCAIS

He-motion e Carvalheira se unem para impulsionar mercado do entretenimento em Natal

A agência natalense He-motion, com 11 anos de história no mercado do entretenimento e conhecida por promover festas de alto padrão já consolidadas no estado, como a White Party, SOMMOS e o Réveillon Let’s Pipa, está se unindo à Padrão Carvalheira, agência pernambucana referência em estrutura e qualidade, com uma programação de festas badaladas durante todo o ano, principalmente no Carnaval.

As duas empresas, famosas pela qualidade de seus eventos, planejam muitas novidades para Natal e só quem ganha é o público. “Uma parceria que entrará para história do entretenimento está sendo selada para que a capital potiguar entre no rol dos eventos mais badalados do país”, conta Herculano Júnior, diretor da He-motion.

Neste final de semana, inclusive, muitos natalenses pegam a estrada para curtir uma das festas mais tradicionais da Carvalheira, a Feijoada do Seu Carva, que acontece uma vez por ano em Recife. O evento é open bar e traz Moletchan (Molejo + É o Tchan), grupo Revelação, Banda São 2, Sassarico e DJ Fatu, a partir das 14h, na Cachaçaria Carvalheira.

Comments

[PAPO DE FOGÃO] Programa trará receita de Dourado Pará Poró do Chef Françoise

O Papo de Fogão deste sábado (15) vai apresentar o prato Dourado Pará Poró, criado pelo Chef Françoise e preparado pelo Chef Adailton Cândido do restaurante Manary Gastronomia e Arte.

O programa também estreia o novo quadro “De Boa na Rua”, com Neto, da Peixaria Dois Irmãos, direto do Mercado do Peixe, que vai ensinar a como escolher um peixe fresco e como fazer o filé.

O programa Papo de Fogão vai ao ar às 9h, deste sábado (15), na TV Ponta Negra.

São Gonçalo: mais 3 ruas pavimentadas e iluminadas de LED foram entregues à população

Na noite desta quinta-feira (13), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN realizou o ato inaugural de mais três vias públicas no bairro Jardins, que estavam com serviços de pavimentação e substituição de lâmpadas comuns por luminárias de LED. Atualmente, 19 comunidades da cidade estão sendo beneficiadas com obras de infraestrutura.

As ruas das Magnólias, Rua das Margaridas e Rua das Orquídeas, em Cidade das Flores, foram as beneficiadas. “Essas obras estão proporcionando uma melhor qualidade de vida ao nosso povo. Com elas estamos melhorando a infraestrutura, a mobilidade urbana, saúde e a segurança pública”, observou prefeito Paulo Emídio (Paulinho).

Eleições 2018: TRE-RN recebeu 84,77% de prestações de contas parcial de campanha

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) recebeu, dentro do prazo estabelecido por lei, 401 prestações de contas parciais de candidatos e partidos políticos referentes às campanhas das Eleições 2018. O número corresponde ao percentual de 84,77% do quantitativo esperado. A Justiça Eleitoral potiguar havia estimado que, ao todo, 473 prestações deveriam ser realizadas, a partir do quantitativo de candidatos que estão regularmente registrados no sistema do TRE-RN.

“Comprovamos que o diálogo e a sensibilização junto ao nosso público-alvo fez a diferença. Isso se deu a partir de reuniões com partidos, advogados, contabilistas e assessores de campanha. É uma estatística que muito honra a Justiça Eleitoral potiguar”, ressaltou Lígia Limeira, Secretária Judiciária do TRE-RN.

De acordo com estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após o processamento dos dados, o Rio Grande do Norte ficou entre os 09 estados com melhores índices de prestação de contas parcial. O processo foi realizado exclusivamente por meio eletrônico, através do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), cabendo aos candidatos e partidos o registro da movimentação financeira e/ou estimável em dinheiro ocorrida desde o início da campanha até o dia 8 de setembro deste ano.

A não apresentação da prestação de contas parcial ou seu encaminhamento com registros que não correspondam à efetiva movimentação da campanha representa irregularidade grave e poderá implicar a desaprovação das contas finais. Após as Eleições, os candidatos e partidos políticos têm o prazo de 30 dias para realizarem a prestação de contas final, através do mesmo sistema.

Conforme a Resolução nº. 23.553/2017, o TSE tem até amanhã (15) para realizar a divulgação das prestações de contas parciais, informando detalhes sobre doadores e fornecedores de campanha com seus respectivos CPFs ou CNPJs, além dos valores doados. Todos os dados podem ser verificados na plataforma DivulgaCandContas, disponível no link: http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/. A ferramenta dá transparência aos registros de candidatura e às movimentações de recursos destinados às campanhas, podendo ser acessada por qualquer cidadão que deseja contribuir com a fiscalização do processo eleitoral.

Fonte: Blog do BG

Deixe uma resposta

Fechar Menu