ÚLTIMAS NOTÍCIAS DESSA SEGUNDA-FEIRA

Por G1

 

Os novos presidentes de bancos públicos assumem os cargos. Paulo Guedes critica o uso político dessas instituições nos governos anteriores e fala em acabar com “falcatruas”. O presidente da Caixa afirma que a classe média terá que pagar juros de mercado para financiar a casa própria. Na ciência, uma descoberta de brasileiros traz esperança para pacientes com Alzheimer. E a história da saudita que fugiu da própria família porque temia ser morta.

NACIONAIS

Uma nova esperança

Cientistas brasileiros revelaram que há relação entre um hormônio chamado irisina, produzido pelo corpo durante a prática de exercícios físicos, e o tratamento da perda da memória provocada pelo Alzheimer. O estudo, publicado na revista “Nature Medicine”, foi feito com camundongos que têm a doença. Eles foram estimulados a produzir o hormônio e também receberam doses. Os autores dizem que 3 novidades foram descobertas:

  • há baixos níveis de irisina no cérebro de pacientes afetados pelo Alzheimer. Essa mesma deficiência foi vista nos camundongos;
  • a reposição dos níveis de irisina no cérebro, inclusive por meio de exercícios físicos, foi capaz de reverter a perda de memória;
  • a irisina é o que regula os efeitos positivos do exercício físico na memória dos camundongos.

Os pesquisadores Mychael Lourenço e Fernanda De Felice, da UFRJ, explicam que o fato de a irisina ser produzida pelo próprio organismo diminui as chances de efeitos colaterais, o que dá esperança para novos tratamentos. Leia mais sobre a pesquisa.

Sob nova direção

Tomaram posse hoje os novos presidentes de bancos públicos federais: Rubem Novaes no Banco do Brasil, Pedro Guimarães na Caixa eJoaquim Levy no BNDES. O ministro da Economia, Paulo Guedes, discursou na cerimônia e fez duras críticas às políticas de crédito dos governos anteriores. Para ele, houve um “desvirtuamento” com “intervenções danosas” no mercado de crédito, o que prejudicou as instituições.

“Perderam-se os bancos públicos através de uma aliança perversa de piratas privados, democratas corruptos e algumas criaturas do pântano político.”

Guedes falou em abrir a “caixa-preta” e acabar com a “falcatrua” nos bancos públicos, disse que a Caixa sofreu “saques e assaltos” e criticou o que chamou de financiamentos “estranhos” do BNDES, que emprestou dinheiro com juros baixos a empresas ricas e investiu em projetos de pouco retorno.

Juros para a classe média

Após tomar posse, o novo presidente da Caixa afirmou que a classe média terá que pagar juros de mercado (mais altos que os oferecidos à baixa renda no programa Minha Casa Minha Vida) para financiar a casa própria. “Quem é classe média tem que pagar mais. Ou vai buscar no Santander, Bradesco, Itaú. E vai ser um juro de mercado. A Caixa vai respeitar os juros de mercado”, afirmou.

O novo chefe do Banco do Brasil, Rubem Novaes, disse que pode vender “alguns ativos” do banco, e Joaquim Levy propôs rever a atuação do BNDES e reduzir dependência do governo.

Discurso alinhado

Está tudo bem entre Bolsonaro e Paulo Guedes, aparentemente. Após a confusão de sexta, quando o presidente anunciou um aumento de impostos e foi desmentido por integrantes do governo, os dois apareceram juntos hoje, na posse dos bancos públicos. Bolsonaro fez afagos ao ministro: lembrou do “namoro, no bom sentido” com Guedes antes da campanha e disse que o ministro é quem entende de economia no governo.

Paulo Guedes cumprimenta Pedro Guimarães, presidente da Caixa, sob o olhar de Bolsonaro — Foto: Bruno Spada/Tripé Imagem/Estadão Conteúdo

Paulo Guedes cumprimenta Pedro Guimarães, presidente da Caixa, sob o olhar de Bolsonaro — Foto: Bruno Spada/Tripé Imagem/Estadão Conteúdo

Mais tarde, o próprio Guedes afirmou que não há ruído no governo: “Todo mundo acha que tem uma discussão entre nós, uma briga. Nós somos uma equipe muito, muito sintonizada.”

O colunista Valdo Cruz conta que Bolsonaro e Guedes se reuniram de manhã, antes da cerimônia no Palácio do Planalto, para acertar os ponteiros.

Segundo o ministro Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), não houve rusga entre o presidente e o ministro, que continuam sendo “best friends”.

“Nem rusga, nem carrinho por trás, nem tesoura voadora, não teve nada. Hoje de manhã se encontraram, best friends, não tem essa história.”

Presidente do Ibama

presidente do Ibama, Suely Araújo, pediu demissão. Ontem, o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) criticou, em uma rede social, um contrato do instituto de R$ 28 milhões para alugar carros. Em nota, Suely negou qualquer irregularidade.

Caso sítio

Os advogados do ex-presidente Lula entregaram hoje as alegações finais no processo do sítio de Atibaia e pedem que ele seja absolvido por falta de provas. Na peça, a defesa alega que o petista nunca foi dono do imóvel e que o juiz Sérgio Moro agiu de maneira parcial ao condená-lo. O MPF afirma que empreiteiras fizeram reformas na propridade, usada por Lula e sua família, como forma disfarçar o pagamento de propina. A entrega das alegações finais é a última etapa antes da sentença. Lula está preso desde abril, condenado a 12 anos de prisão no caso do triplex de Guarujá.

Novos ataques

O Ceará continua a sofrer com a onda de violência que já dura 6 dias. Na madrugada de hoje, bandidos colocaram fogo em uma ambulância e em uma loja de móveis, atacaram uma rádio e o prédio da Câmara dos Vereadores em Icó, a 365 km de Fortaleza. Já são mais de 150 ataques em 37 cidades. Mais 200 homens da Força Nacional serão enviados ao estado (serão 400 ao todo). Mais de 140 suspeitos de participar das ações criminosas foram presos, e 2 morreram em confrontos com a polícia. O governo do estado diz que os ataques começaram após a indicação do novo secretário de Administração Penitenciária, que prometeu mais rigor na fiscalização de presídios.

Celulares piratas

A partir de hoje, quem habilitar um celular pirata em 15 estados vai receber uma mensagem de texto da Anatel alertando que o aparelho será bloqueado. A medida já estava em vigor em 11 estados e no DF. Os aparelhos irregulares deixarão de funcionar em março.

Alerta do Papa

Em discurso a diplomatas, o Papa chamou a atenção para o ressurgimento de movimentos nacionalistas e populistas e criticou os países que tentam solucionar as crises migratórias com ações unilaterais. Francisco vê retrocessos nessas políticas e faz um alerta: o mundo de hoje se parece ao que existia nos anos anteriores à Segunda Guerra Mundial.

Fuga da família

Uma mulher saudita de 18 anos se trancou em um hotel no aeroporto de Bangkok, na Tailândia, porque não queria voltar a seu país. Ela disse que temia ser morta pela própria família. Rahaf Mohammed al-Qunun está agora sob cuidados da ONU. Ela passava férias com a família no Kuwait e decidiu fugir para a Austrália. Ao fazer uma conexão em Bangkok, teve o passaporte apreendido. Por que ela fugiu? A BBC diz que ela contou ter renunciado ao islamismo.

Jovem saudita de 18 anos se encontra com oficiais que a escoltaram para fora do aeroporto de Bangkok, na Tailândia — Foto: Thai Immigration Bureau / AFP

Jovem saudita de 18 anos se encontra com oficiais que a escoltaram para fora do aeroporto de Bangkok, na Tailândia — Foto: Thai Immigration Bureau / AFP

Novidades da tecnologia

G1 está em Las Vegas e mostra o que é destaque na CES 2019, a maior feira de tecnologia do mundo. Tem televisão que se enrola, a escova que promete dentes limpos em 10 segundos e uma tigela só libera comida para animais após reconhecer o rosto deles.

Esquenta do carnaval

Começam na sexta, no Sambódromo do Anhembi, os ensaios técnicos das escolas de samba de São Paulo. A entrada é gratuita. Serão mais de 70 ensaios em 22 datas, envolvendo 34 escolas. Já se programou? Veja todas as datas do carnaval deste ano.

Globo de Ouro

O Globo de Ouro abriu ontem a temporada de premiações do cinema nos EUA. ‘Bohemian Rhapsody’ e ‘Green Book: O guia’ foram os grandes vencedores.

Além das estrelas de Hollywood, quem também chamou a atenção foi a “garota da água”. Ela roubou a cena no tapete vermelho ao aparecer nas fotos das celebridades. Saiba quem é ela.

Kelleth Cuthbert no Globo de Ouro 2019 — Foto: Reprodução/Instagram

Kelleth Cuthbert no Globo de Ouro 2019 — Foto: Reprodução/Instagram

Por falar em tapete vermelho, o G1 fez uma enquete pra saber: quem foram os mais bem vestidos na premiação? Os leitores escolheram Julia Roberts e Idris Elba.

O Sindicato dos Roteiristas, que entrega um dos prêmios que servem de “termômetro” do Oscar, divulgou os filmes indicados neste ano.

Também teve isso…

Fonte: G1

Anatel notifica usuários de 15 estados sobre bloqueio de celulares; RN está incluído

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou hoje (7) a notificar usuários de 15 estados nas regiões Nordeste, Sudeste e Norte sobre o bloqueio de celulares irregulares. A medida será adotada no dia 24 de março e vai atingir aparelhos adquiridos a partir desta segunda-feira. Telefones comprados até ontem, portanto, em regra não serão desativados pela agência.

Os alertas enviados a partir de hoje fazem parte da 3ª fase do programa Celular Legal. A primeira etapa teve início em fevereiro e abarcou o Distrito Federal e Goiás. Em seguida, foram incluídos os demais estados do Centro-Oeste, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Acre, Rondônia e Tocantins. Com a fase iniciada hoje, o programa abarca todas as unidades da Federação.

Os comunicados desta 3ª etapa serão enviados, no Nordeste, para usuários nos estados de Alagoas, da Bahia, do Ceará, Maranhão, da Paraíba, do Piauí, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e de Sergipe. O informe também chegará para consumidores de São Paulo e Minas Gerais, no Sudeste, e do Amapá, Amazonas, Pará e de Roraima, no Norte.

Além dos alertas enviados a partir de hoje a quem comprar esses celulares, serão enviadas mensagens similares faltando 50 e 25 dias para o bloqueio. O usuário que tiver dúvidas sobre o procedimento pode obter mais informações sobre o programa no sítio oficial da Agência Nacional de Telecomunicações.

Celular irregular

Celular irregular é considerado pela Anatel não certificados pelo órgão ou sem o código identificador válido (IMEI, espécie de CPF do celular). Para saber se o número de IMEI é legal, basta discar *#06#. Se a numeração coincidir com o que aparece na caixa, o aparelho é regular. Caso contrário, há uma grande chance de o aparelho ser irregular.

Uma linha também pode ficar irregular caso seja ativada (como na compra de um novo chip) em um aparelho antigo sem IMEI válido. Ou seja, um consumidor pode não ter recebido mensagem por ter obtido o dispositivo móvel antes do início do programa. Mas se ele não estiver regular, no momento da ativação de outra linha será bloqueado no mesmo prazo (75 dias). O usuário que quiser conferir a situação do seu aparelho pode fazê-lo pelo site da Anatel.

A irregularidade pode ocorrer em casos de importações sem passar por órgãos de controle do país ou quando celulares são roubados e revendidos. Também há casos em que o código é adulterado, ou até mesmo replicado (como quando smartphones são clonados).

Segundo o presidente da Anatel, Leonardo Euller de Morais, um dos objetivos do bloqueio é dificultar a comercialização de aparelhos furtados ou com algum tipo de irregularidade. “O projeto vai inativar terminais que foram roubados. Um dos objetivos é coibir o furto e adulteração”, disse à Agência Brasil.

Os celulares irregulares não têm garantia de atender aos requisitos da agência, como compatibilidade com as redes brasileiras. Além disso, segundo a Anatel apresentam riscos ao consumidor, como aquecimento, choques, emissão de radiação, incêndio ou até explosões.

O presidente da agência explicou que a regularidade do aparelho não se limita aos produtos comprados aqui. Uma vez que o código é internacional, um cliente pode adquirir um equipamento destes e utilizar no Brasil.

Comunicar roubo

O bloqueio de aparelhos celulares é um recurso existente desde 2016. O usuário pode solicitar o impedimento a sua operadora ou à Polícia quando tiver sido roubado ou seu aparelho tiver sido extraviado.

Agência Brasil

 

Presidente da Caixa quer deixar como legado incentivo ao microcrédito

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, indicou hoje (7) que deverá reajustar com base no cobrado pelo mercado os juros destinados aos trabalhadores de classe média que optam pelo financiamento habitacional. Porém, os juros mais baixos serão mantidos para quem tem renda inferior.

Segundo o presidente da Caixa, os juros menores estarão garantidos nas operações do programa Minha Casa Minha Vida, que subsidia imóveis para a população de baixa renda. Há quatro faixas de renda no programa que incluem famílias que têm rendimentos que variam de R$ 1.800 a R$ 7.000.

“[O valor dos] juros de Minha Casa Minha Vida é para quem é pobre. Para quem é classe média tem de pagar juros maiores”, disse Guimarães. “A Caixa vai respeitar acima de tudo o mercado: lei da oferta e da demanda.”

O presidente da Caixa argumentou que as mudanças na instituição têm o objetivo de pagar a dívidas, daí o plano de venda de subsidiárias, entre elas a Caixa Seguridade.

Agência Brasil

 

Dólar recua ante rivais com perspectiva de pausa no aperto do Fed

O dólar recuou em relação a outras moedas fortes nesta segunda-feira, 7, ainda na esteira dos comentários na última semana do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, na linha com aqueles feitos hoje também pelo dirigente da distrital de Atlanta da instituição, Raphael Bostic. Além disso, um indicador mais fraco do que o previsto pressionou a moeda.

No fim da tarde em Nova York, o euro avançava a US$ 1,1477 e a libra tinha alta a US$ 1,2771. O dólar em relação ao iene, por outro lado, subia a 108,74, mas o índice DXY, que mede a moeda dos Estados Unidos contra uma cesta de outras fortes, perdeu o suporte dos 96 pontos e caiu a 95,666 pontos, em queda de 0,53%, pela primeira vez desde 19 de outubro de 2018.

O dólar estendeu o movimento de sexta-feira neste pregão, enquanto investidores ainda repercutem a avaliação de que não há pressão inflacionária nos números do relatório de empregos nos EUA (payroll), divulgado no final da última semana, na opinião de Powell.

Hoje, Bostic fez comentários em linha com o presidente da instituição e afirmou que vê apenas uma alta de juros no país em 2019, enquanto o gráfico de pontos divulgado na última reunião de política monetária do Fed, em dezembro, mostrava uma mediana que apontava duas elevações neste ano.

“Estamos nos perguntando se 2019 será um ano em que mais de 500 pontos de movimentação intraday no Dow Jones e 100 passeios de montanha russa nas moedas se tornarão a norma”, expôs a diretora de estratégia de câmbio da BK Asset Management, Kathy Lien. Embora os movimentos no mercado de câmbio não pareçam significativos, em uma base intradiária as oscilações “têm sido selvagens”, acrescenta a analista.

Para ela, o Fed tem reforçado a perspectiva de menos aumentos nos juros em 2019 ao apontar que os fortes dados salariais não terão impacto sobre a inflação, como fez Powell na sexta. “Os mercados estão enviando sinais negativos de risco e o Fed levará em conta as preocupações dos investidores.”

Além disso, o índice de atividade do setor de serviços nos EUA elaborado pelo Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês) mostrou queda mais acentuada do que o previsto por analistas, colaborando para que o índice DXY a renovasse sucessivas mínimas durante a tarde.

Estadão Conteúdo

Comments

Tribunal divulga edital de concurso para substituto de Moro

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, assinou nesta segunda-feira, 7, edital para a abertura de concurso para o juiz que substituirá Sérgio Moro na titularidade da 13.ª Vara Federal do Paraná, e, consequentemente, assumirá as ações penais da Operação Lava Jato.

Gabriela Hardt, substituta de Moro, assumiu a cadeira provisoriamente em novembro. Ela já deu duas sentenças no âmbito da Lava Jato, em que condenou ex-diretores da Petrobras e executivos. Também conduziu o interrogatório do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo referente às reformas do sítio Santa Bárbara, em Atibaia.

Gabriela, no entanto, não pode se candidatar porque ainda não tem tempo de carreira que a habilite para a titularidade.

A exoneração de Moro da magistratura foi publicada no dia 19 de novembro, após o então magistrado aceitar o convite do presidente Jair Bolsonaro para assumir o Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Na pasta, ele se cercou de delegados que atuaram na Lava Jato.

O critério adotado pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, o Tribunal de apelação da Lava Jato, para substituir Moro será pela antiguidade.

Segundo o documento, que será publicado no Diário Oficial desta quinta, 10, os “juízes federais poderão manifestar interesse pela vaga acima relacionada e, também, pelas que surgirem sucessivamente em decorrência do provimento da vaga oferecida neste edital, a fim de que, na mesma sessão, o Tribunal aprove todas as remoções”.

As manifestações de desistência deverão ser feitas no mesmo endereço eletrônico até as 24h do dia 24/01/2019.

Fonte: Blog do BG

 

No 6º dia de violência, 23 presos fogem de presídio no Ceará

No sexto dia consecutivo de ataques em cidades do Ceará, 23 presos fugiram da Cadeia Pública de Pacoti, a 105 km de Fortaleza, na manhã desta segunda-feira (7). De acordo com a Sejus (Secretaria da Justiça e Cidadania), a fuga ocorreu durante o banho de sol.

Os detentos conseguiram pular o muro do espaço e, em seguida, tendo acesso a área externa. A pasta não informou se algum preso foi recapturado até as 14h40. Na cadeia, existiam 31 presos antes da fuga, segundo informou o órgão.

Em nota, a Secretaria informou que os procedimentos de busca foram iniciados na região.

Transferência de líderes de facções

O governo federal, por meio do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), disponibilizou 60 vagas em presídios federais de segurança máxima para detentos que estão em penitenciárias do Ceará. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária do estado, um preso já foi transferido e outros 19 estão sendo encaminhados nas próximas horas, totalizando 20 transferências de forma imediata.

A identidade dos detentos não foi divulgada, mas são lideranças das facções que atuam no estado, vinculadas a grupos como o CV (Comando Vermelho) e GDE (Guardiões do Estado). Também não foi informado para quais dos cinco presídios federais os presos estão sendo remanejados. O governo analisa a transferência de mais presos ao longo dos próximos dias.

Força Nacional

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou, na sexta-feira (4), o envio de tropas federais para o Ceará. Cerca de 300 homens e 30 viaturas da Força Nacional chegaram no sábado (5). Os agentes irão atuar por 30 dias em ações de segurança e apoio à PF (Polícia Federal), à PRF (Polícia Rodoviária Federal), ao Depen (Departamento Penitenciário Nacional) e às forças policiais estaduais. Caso necessário, o prazo de atuação da FN poderá ser prorrogado.

A decisão foi tomada após os episódios de violência registrados e à dificuldade das forças locais combaterem sozinhas o crime organizado. Também foram consideradas a gravidade dos fatos, a necessidade de manutenção da segurança pública e o dever das forças policiais federais e estaduais de, por ação integrada, proteger a população civil e o patrimônio público e privado de novos incidentes.

Ataques

Os ataques foram feitos após a declaração do novo secretário de Administração Penitenciária do Estado, Luís Mauro Albuquerque, de que não reconhece facção criminosa no Ceará. Ele confirmou que a divisão de presos por unidades não irá mais obedecer a distribuição por vínculos com organizações criminosas.

Estadão Conteúdo

Fonte: Blog do BG

 

Por Acson Freitas, Inter TV Cabugi

 

Maternidade Divino Amor fica em Parnamirim, na Grande Natal — Foto: Acson Freitas/Inter TV Cabugi

Maternidade Divino Amor fica em Parnamirim, na Grande Natal — Foto: Acson Freitas/Inter TV Cabugi

Uma mulher chegou morta à Maternidade Divino Amor, em Parnamirim, na Grande Natal, nesta segunda-feira (7). Na unidade, os médicos descobriram que ela havia dado à luz a uma criança pouco antes de dar entrada no hospital. Porém o bebê não foi encontrado.

Funcionários que não quiseram se identificar disseram que a mulher chegou com familiares à unidade de saúde. Os funcionários informaram que ela estava desacordada e que foi colocada em uma cadeira de rodas, para ser levada ao centro cirúrgico da maternidade.

No entanto, quando os médicos se aproximaram a paciente e a examinaram, descobriram que estava morta, não havia sinais vitais. O que chamou atenção deles é que não havia feto ou bebê na barriga da mulher, apenas a placenta, o que indicaria que o parto foi feito antes de ela chegar à maternidade de Parnamirim.

A direção do hospital comunicou o fato para a Polícia Civil, para que seja apurado o que aconteceu. O corpo foi levado até o Instituto Técnico-científico de Perícia (Itep) para a elaboração do laudo que indicará a causa da morte.

Os familiares da mulher ficaram em uma sala do hospital para serem ouvidas pela polícia. O serviço social da maternidade informou à reportagem que a irmã dela disse que não sabia quantos meses tinha a gravidez. Ao ser perguntada sobre o cartão do pré-natal, afirmou que havia sido roubado, mas depois revelou que não foi feito e que a gravidez era escondida.

Nem o nome da mulher, nem a idade e nem o mês de gestação em que ela estava foram informados pela administração da Maternidade de Divino Amor.

Fonte: G1RN

Por G1 RN

 


Moinho de Vento de Macau, RN, foi parcialmente destruído após rajadas de vento — Foto: Arafran Peter

Moinho de Vento de Macau, RN, foi parcialmente destruído após rajadas de vento — Foto: Arafran Peter

O moinho de vento que fica na entrada de Macau, no litoral Norte potiguar, foi parcialmente destruído após as rajadas de vento que atingiram a cidade nesta segunda-feira (7). O incidente aconteceu no final da tarde.

O Gabinete da Prefeitura confirmou os estragos na estrutura. “Completamente destruído (o moinho) pela força dos ventos, que chegaram a 50 quilômetros por hora”, afirmou o chefe de gabinete, Bosco Afonso.

Também houve registros de quedas de árvores e tetos pelo município. O monumento na entrada de Macau é um dos símbolos da cidade e da Costa Branca do Rio Grande do Norte, região produtora de sal.

Árvore caiu sobre carro após ventania em Macau, RN — Foto: Denilson Luiz

Árvore caiu sobre carro após ventania em Macau, RN — Foto: Denilson Luiz

Moinho de Vento de Macau foi parcialmente destruído após rajadas de vento — Foto: Arafran Peter

Moinho de Vento de Macau foi parcialmente destruído após rajadas de vento — Foto: Arafran Peter

Fonte: G1RN

 

Por G1 RN

 

Governadora Fátima Bezerra se reuniu com os secretário de Estado e Fórum de Servidores para anunciar a medida — Foto: Elisa Elsie

Governadora Fátima Bezerra se reuniu com os secretário de Estado e Fórum de Servidores para anunciar a medida — Foto: Elisa Elsie

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), apresentou aos dirigentes de sindicatos que representam servidores estaduais, no início da tarde desta segunda-feira (7), um calendário para pagamento da folha de salários. A proposta do governo é depositar, até o próximo dia 10, linearmente, 30% dos salários de janeiro, e completar o vencimento com os outros 70% no fim do mês. O mesmo aconteceria nos meses seguintes.

Porém, o governo não anunciou como fará para colocar em dia outras quatro folhas que estão em atraso. O governo deve os salários de novembro para quem ganha acima de R$ 5 mil, o salário de dezembro de todos os servidores, além de parte do 13º de 2017 e o 13º de 2018. Segundo o próprio Executivo, eles somam quase R$ 1 bilhão.

A proposta não agradou os sindicatos, que prometem debater a situação com as categorias. “Não sei como as bases do sindicato irão reagir. A proposta é muito dura para o servidor”, disse Nilton Arruda, presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol).

“Nós não somos funcionários de gestão, somos servidores do estado”, criticou Janeayre Souto, do Sindicato dos Servidores da Administração Direta (Sinsp), considerando que o governo não levou em conta a “impessoalidade da gestão”. Para ela, o novo governo tem que se responsabilizar pela dívida que recebeu da administração anterior.

Fonte: G1RN

Por Marksuel Figueredo, Inter TV Cabugi


Estudo é do médico veterinário Vicente Toscano, que concluiu em 2018 mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). — Foto: Marksuel Figueredo/Inter TV Cabugi

Estudo é do médico veterinário Vicente Toscano, que concluiu em 2018 mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). — Foto: Marksuel Figueredo/Inter TV Cabugi

Uma pesquisa de mestrado aponta que 42% dos cães no interior do Rio Grande do Norte estão infectados pelo Trypanosoma cruzi, agente causador da doença de Chagas. O estudo é do médico veterinário Vicente Toscano, que concluiu em 2018 mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Vicente usou um método de biologia molecular para chegar aos resultados.

“Esse método consiste na retirada de uma pequena quantidade de sangue do cão. Em seguida, extraímos o DNA do sangue do animal e realizamos um procedimento chamado de PCR, que permite amplificar seguimentos do DNA e, assim, verificar ou não a presença do DNA do Trypanosoma naquela amostra colhida”, explicou o veterinário.

A pesquisa durou dois anos e foi realizada nos municípios de Caicó, Acari, Caraúbas e Marcelino Vieira no interior do estado. Vicente explica que os animais infectados não apresentam sintomas visíveis, nem transmitem a doença de Chagas, mas atuam como sinalizadores da presença da infecção nessas localidades.

“O barbeiro é o inseto que pode hospedar o protozoário Trypanosoma e transmite a doença. A pessoa pode ser infectada pelas fezes contaminadas do barbeiro ou pela ingestão de alimentos contaminados, ou ainda pela transfusão sanguínea. Apesar de o cão não transmitir a doença de Chagas, ele é um importante sinalizador da presença do seu agente causador”, alerta o veterinário.

Vicente diz que a vida média de um cão gira entorno dos 10/15 anos e que a pesquisa apontou animais contaminados aos quatro meses de vida. “Esse dado é importante porque comprova que a doença de Chagas está ativa no estado e o poder público precisa atentar para isso. Um animal aos quatro meses infectado é a prova de que o Trypanosoma está agindo”, frisa.

Em 2014, foi publicado o primeiro estudo com revisão sistemática e metanálise para estimativa da prevalência da doença de Chagas no Brasil. A partir desse e de outros estudos, as estimativas mais recentes no país revelam que o número de pessoas infectadas pelo Trypanosoma varia entre 1,9 milhão e 4,6 milhões.

A Secretaria Estadual de Saúde diz que o Programa de Controle da doença de Chagas atua nos 167 municípios potiguares. Ainda segundo a Sesap, a maior concentração dos casos está nas regiões de Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Assu e Metropolitana de capital, sendo que os casos da região Metropolitana são importados.

“A doença de Chagas traz consequências ao ser humano, entre elas cardíacas, e o médico veterinário é um importante agente no seu combate. Por isso, é importante a sua presença no sistema de saúde pública”, diz Vicente.

Fonte: G1RN

Presidente da Câmara, Paulinho Freire, assume Prefeitura de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire (PSDB), assumiu interinamente o comando da Prefeitura do Natal nesta segunda-feira (07). Por sua vez, o prefeito da capital potiguar Álvaro Dias (MDB) estará licenciado até 18 de janeiro para participar da Feira Internacional de Turismo, que será realizada na cidade de Amsterdã, Holanda.

Segundo versa a Lei Orgânica do Município, em caso de ausência do prefeito e do vice, o presidente da Câmara é o próximo na linha sucessória para assumir a Prefeitura. A solenidade de transmissão do cargo contou com a presença de grande parte do secretariado municipal e dos parlamentares do Legislativo natalense, além de outras autoridades.

“Não é a primeira vez que eu assumo a Prefeitura de Natal. Servir ao povo da nossa cidade, seja no cargo que for, sempre é uma missão gratificante e honrosa. Portanto, daremos nos próximos dez dias andamento às atividades que o prefeito Álvaro Dias vinha fazendo. Em tempo, muito importante para o Município esse relacionamento respeitoso entre a Prefeitura e a Câmara de Natal”, destacou Paulinho Freire.

Em seu discurso, Álvaro Dias falou que o Turismo está entre as prioridades da sua gestão. “Por este motivo, preciso cumprir agenda no exterior em busca de novos e necessários investimentos para este setor. Vamos otimistas com a perspectiva de divulgar Natal para um público importante e atrair turistas do mundo todo”, justificou.

“Acredito que Executivo e Legislativo precisam trabalhar em parceria, antenados com os interesses públicos. Dito isso, tenho total tranquilidade em passar o cargo para o amigo Paulinho Freire porque sei que ele é um homem público preparado, experiente e confiável. A cidade está em boas mãos”, completou o prefeito.

Enquanto Paulinho Freire exerce o cargo de prefeito em exercício, a vereadora Nina Souza assume a presidência da Câmara Municipal. A cerimônia de transmissão do cargo, na Câmara, ocorreu também nesta segunda-feira, uma hora antes do ato solene na Prefeitura. “Esse momento demonstra a harmonia dos poderes. Somos harmônicos, mas também somos independentes, em busca de melhores dias para o nosso povo”, disse Nina.

Comments

Empresário é executado em Capim Macio

Um homem foi assassinado com disparos de armas de fogo na noite desta segunda-feira (7) em Capim Macio, nas proximidades da churrascaria Sal & Brasa, na zona Sul de Natal.

O Blog confirmou que a vítima é o empresário conhecido como João Paulo do Cigarro, que trabalhava como um dos investidores da carreira cantor Edyr Vaqueiro e que também trabalhava com cigarros

Segundo as primeiras informações que chegaram ao Blog, ele recebeu uma ligação e foi até o local. Por volta das 19h30, quando ele chegava no local, foi executado.

 

Servidores da saúde farão paralisação no dia 10 e programam greve para o dia 14

Servidores da saúde farão paralisação no dia 10 e programam greve para o dia 14

Os servidores da saúde estão programando para a próxima quinta-feira (10) uma paralisação para deliberar o indicativo de greve. O ato está previsto para começar às 14h, em frente ao Hospital Walfredo Gurgel.

Com o lema “Apagão na Saúde: ninguém aguenta mais! Ou paga os salários ou apaga tudo”, os servidores vão cobrar o pagamento dos salários em atraso e se posicionar contra o parcelamento alegando que as contas atrasadas não são parceladas.

Os servidores irão encaminhar um ofício para a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) e para o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para comunicar sobre a situação dos servidores.

Comments

Ex-BBB Mayla se mete em confusão e é agredida em praia do RN

O ano de 2019 começou tenso para a gaúcha Mayla Araújo, que participou do “BBB 17” junto com a irmã gêmea, a campeã Emilly. Ela se envolveu em uma confusão na Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte, e foi agredida por uma moça no primeiro dia do ano.

A briga foi revelada pelo perfil Rainha Matos no Instagram. De acordo com a página de fofocas, Mayla teria jogado um copo de bebida no rosto de uma moça que teria ficado com um rapaz em que a ex-BBB estava de olho.

Segundo destaca o Extra, um vídeo que circula na web mostra o momento em que a moça corre atrás de Mayla na praia e a pega pelos cabelos. A gaúcha teria sido jogada no chão e atingida com bofetadas.

No último domingo (6), seis dias após o ocorrido, Mayla publicou uma foto com a cabeça coberta com um lenço. A assessoria da ex-BBB não comentou sobre o episódio.

Os servidores da saúde estão programando para a próxima quinta-feira (10) uma paralisação para deliberar o indicativo de greve. O ato está previsto para começar às 14h, em frente ao Hospital Walfredo Gurgel.

Com o lema “Apagão na Saúde: ninguém aguenta mais! Ou paga os salários ou apaga tudo”, os servidores vão cobrar o pagamento dos salários em atraso e se posicionar contra o parcelamento alegando que as contas atrasadas não são parceladas.

Os servidores irão encaminhar um ofício para a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) e para o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para comunicar sobre a situação dos servidores.

Comments

Ex-BBB Mayla se mete em confusão e é agredida em praia do RN

O ano de 2019 começou tenso para a gaúcha Mayla Araújo, que participou do “BBB 17” junto com a irmã gêmea, a campeã Emilly. Ela se envolveu em uma confusão na Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte, e foi agredida por uma moça no primeiro dia do ano.

A briga foi revelada pelo perfil Rainha Matos no Instagram. De acordo com a página de fofocas, Mayla teria jogado um copo de bebida no rosto de uma moça que teria ficado com um rapaz em que a ex-BBB estava de olho.

Segundo destaca o Extra, um vídeo que circula na web mostra o momento em que a moça corre atrás de Mayla na praia e a pega pelos cabelos. A gaúcha teria sido jogada no chão e atingida com bofetadas.

No último domingo (6), seis dias após o ocorrido, Mayla publicou uma foto com a cabeça coberta com um lenço. A assessoria da ex-BBB não comentou sobre o episódio.

Deixe uma resposta

Fechar Menu