SAÚDE FEMININA: OVO O MELHOR ALIMENTO PARA UMA GRAVIDEZ SAUDÁVEL, VEJA O PORQUÊ

Na sessão de SAÚDE FEMININA desta quarta-feira um estudo sobre o melhor alimento para se consumir durante a gravidez.

PESQUISA DESCOBRE O MELHOR ALIMENTO PARA UMA GRAVIDEZ SAUDÁVEL

Por Ana Paula Ferreira

Foto Shutterstock

Ao ler o título dessa matéria, provavelmente diversos palpites passaram por sua cabeça. Então nós não vamos te deixar curiosa. Direto ao assunto: o melhor alimento para uma gravidez saudável é… O ovo!

Foi o que apontou uma pesquisa recente, após serem reunidos os resultados de 18 estudos que analisaram o consumo dele. O novo relatório foi publicado na revista Network Health Digest, do Reino Unido.

De acordo com a nutricionista e autora da tese Cordelia Woodward (Reino Unido) ao Daily Mail, “os ovos são um pacote puro de proteína, nutrientes e uma das poucas fontes naturais de vitamina D, que é vital durante a gravidez.”

A pesquisa, portanto, concluiu que a rica composição nutricional deste alimento significa que ele pode fornecer a maioria dos nutrientes essenciais necessários durante a gravidez, como ferro, iodo, vitamina D, folato e colina.

Leia mais

Quantos ovos você pode comer por semana?
4 receitas diferentes de ovos mexidos
Aprenda 16 formas de fazer ovos cozidos para mudar o cardápio

Também constatou-se que apenas um ovo contém mais de 100% da necessidade de vitamina B12 durante a gravidez. Ela é responsável por ajudar a manter as células nervosas e os glóbulos vermelhos saudáveis, além de ter relação com a síntese de DNA – material genético de todas as células, incluindo as do feto em crescimento.

Os ovos também possuem pequenas quantidades de ácidos graxos – normalmente encontrados em alimentos marinhos. Essas substâncias têm sido associadas ao aumento do peso do bebê após o nascimento, à redução do risco de parto prematuro e à redução da depressão materna.

“O ferro desempenha um papel importante durante a gravidez, uma vez que seus níveis no sangue das mulheres podem cair, levando ao cansaço e fadiga”, explica Cordelia. “Suplementos de ferro podem ser prescritos, mas podem causar constipação. Uma refeição diária que inclui ovos é uma maneira natural de aumentar sua quantidade na dieta”, conclui.

A profissional ressalta, contudo, que por mais que o ovo seja um alimento saudável, é sempre necessário consultar profissionais. Só eles poderão confirmar que este é um alimento indicado para o seu caso, uma vez que cada organismo de comporta de uma maneira.

Fonte: Women’s Health

Deixe uma resposta

Fechar Menu