SAÚDE ESPORTIVA: VEJA QUAIS SÃO OS 10 ALIMENTOS QUE COMBATEM A ANSIEDADE E A DEPRESSÃO

Na sessão de SAÚDE ESPORTIVA a nutricionista Cintya Bassi, do Grupo São Cristóvão Saúde, lista 10 alimentos que combatem a ansiedade e os sintomas de depressão. Veja matéria completa sobre o assunto.

10 alimentos que combatem a ansiedade e a depressão

Veja quais alimentos incluir na dieta para reduzir os sintomas da ansiedade e depressão

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Tontura, fadiga física e emocional e respiração ofegante são apenas alguns dos sintomas que a ansiedade pode causar. Mas uma alimentação adequada pode melhorar esse quadro. A nutricionista Cintya Bassi, do Grupo São Cristóvão Saúde, lista 10 alimentos que combatem a ansiedade e os sintomas da depressão.

“É comum pensarmos que somos merecedores da comida após enfrentarmos algum problema. Esses alimentos funcionam como ‘confort food’ (comida de conforto), trazendo um alívio imediato às sensações ruins”, comenta. “Portanto, é importante buscar alimentos que ajudem no combate aos sentimentos de irritabilidade”, explica a especialista.

Alimentos que combatem a ansiedade

Acelga e espinafre: são dois exemplos de alimentos ricos em magnésio, o que estimula no cérebro a sensação de tranquilidade;

Alface: a folha possui uma substância chamada lactucina, com ação calmante, e ácido fólico, vitamina cuja deficiência se associa à depressão;

Banana: essa fruta tem alto teor de triptofano, que também ajuda na produção de serotonina e, portanto, contribui para reduzir sintomas de depressão e ansiedade;

Fibras: para manter em ordem os níveis de serotonina, hormônio ligado ao prazer, é importante que o intestino funcione bem – para isso, também consuma água;

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Frutas vermelhas: amoras, framboesa, cerejas e outras frutas vermelhas, bem como algumas especiarias, como o gengibre, que são alimentos antioxidantes e, portanto, reduzem os níveis de cortisol combatendo a ansiedade;

Jabuticaba e a uva: são fontes de vitaminas do complexo B, necessárias para o funcionamento adequado do sistema nervoso;

Lentilha, feijões e aspargos: alimentos ricos em ácido fólico atuam no sistema nervoso e ajudam a evitar a depressão colaborando para a produção de serotonina no cérebro;

Probióticos: alimentos como iogurtes e vegetais em conserva são ricos em probióticos, que melhoram a saúde do intestino e reduzem a ansiedade.

Alimentos que combatem a ansiedade: chocolate pode?

Depende. De acordo com a nutricionista, o teor de cacau deve ser acima de 70%. Já que o cacau possui substâncias semelhantes a anandamida – neurotransmissor conhecido como “substância da felicidade” – que atuam em áreas que regulam o humor.

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Alimentos que devem ser evitados

Além disso, enquanto alguns alimentos ajudam a acalmar e reduzir a ansiedade, outros têm o efeito contrário. “É o caso dos energéticos, cafeína, chocolate ao leite, assim como álcool, excesso de açúcar e gorduras”, afirma Cyntia.

Doces industrializados
Refrigerantes e energéticos
Bebidas alcoólicas
Chá preto e café
Salsichas e outros embutidos

Outra dica é reduzir o consumo de carne vermelha, devido a presença da tirosina, responsável pela produção de adrenalina.

É ansiedade ou fome?

Além disso, é importante diferenciar a fome da vontade de comer. A maneira mais fácil de fazer isso, segundo a especialista, é beber um copo d’água e aguardar alguns minutos. “Se ainda assim o estômago parecer vazio, busque algo saudável.”

Por fim, lembre-se que a alimentação é importante, mas melhor ainda quando ela está alinhada à prática de atividades físicas.

Fonte: Runner’s World Brasil

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