SAÚDE ESPORTIVA: CONSELHOS IMPORTANTES PARA QUEM AINDA NÃO COMEÇOU A CORRER MAS TEM VONTADE

5 conselhos para quem ainda não começou a correr

Treinador de corrida responde às perguntas mais comuns dos iniciantes no esporte

Ilustração: Sam Island

Por Sam Murphy

O primeiro quilômetro de corrida é um momento mágico, e podemos te levar até lá. Respondemos a cinco dúvidas básicas e comuns a quem está se iniciando no mundo da corrida. Confira abaixo:

O QUE DEVO USAR?

Você só precisa de tênis e roupas confortáveis no co­meço. Evite itens que provoquem abrasão, esquentem demais ou fiquem muito pe­sados se você suar.

ONDE EU COMEÇO?

O terreno ideal seria uma trilha plana em um parque ou no gramado, mas não tem problema se você só conseguir correr no asfalto. Percursos de “ida e volta” têm uma vantagem mental: você estará indo para casa na metade da corrida. Caso você não tenha certeza de que conseguirá seguir em frente pelo tempo estipulado, dê pequenas voltas perto de casa.

O QUE TENHO QUE SABER SOBRE ALIMENTAÇÃO?

O ideal é esperar duas horas para dige­rir uma refeição antes de fazer exercício, mas se você não tiver se alimentado por quatro ou cinco horas, faça um lanchinho – por exemplo, metade de uma banana ou de um copo de suco de laranja – uma hora antes do treino para te dar energia.

COMO DEVO ME SENTIR?

Não tem problema se você sentir um pou­co de falta de ar e ficar com a temperatura um pouco mais alta. Porém você não deve ficar desconfortável demais durante o trei­no ou sentir exaustão no fim dele. Imagine uma escala de 1 a 10, sendo 10 seu esforço máximo: você deve ficar entre 5 e 6.

O QUE DEVO SABER SOBRE TÉCNICA?

Fique relaxado, mas mantenha uma boa postura. Imagine que há uma bexiga cheia de gás hélio puxando você para cima, gentilmente. Dê passos curtos e pense nas palavras “rápido e leve” quando seus pés tocarem o chão.

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Este post tem um comentário

  1. Legal! Boas dicas! Correr é um grande exercicio de concentracao. Exige muito foco e persistencia!

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