PRIMEIRAS NOTÍCIAS DESTA TERÇA-FEIRA

31 de julho, terça-feira

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.

Montanhistas que estavam presos no Monte Rinjani chegam a um posto de controle (Foto: Pikong / AFP Photo)

Autoridades da Indonésia anunciaram que os alpinistas que estavam isolados em uma montanha na Indonésia foram resgatados nesta madrugada. Eles ficaram presos nas encostas de um vulcão depois que um terremoto de magnitude 6,4 atingiu a ilha de Lombok. Equipes de salvamento conseguiram abrir um caminho alternativo para a retirada dos montanhistas. Foram registrados 16 mortos e mais de 300 feridos após o terremoto.

NACIONAIS

Sem aliança, PT e PSB negociam pacto de neutralidade e RN não entra na negociação

Reunida nesta segunda-feira (30) com o conselho político do partido, a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), admitiu como remotas as chances de aliança com PSB para a corrida presidencial.

A senadora apresentou à cúpula petista o esboço de um acordo traçado com dirigentes do PSB. Pelo acerto, o PSB não selaria aliança nacional com adversários do PT para as próximas eleições, deixando de apoiar Ciro Gomes (PDT) ou Geraldo Alckmin (PSDB).

O PSB também abriria mão da candidatura do ex-prefeito Márcio Lacerda para o governo de Minas Gerais, o que poderia beneficiar a campanha pela reeleição do governador Fernando Pimentel.

Em troca, o PT retiraria a candidatura de Marília Arraes ao governo de Pernambuco, hoje um obstáculo à reeleição do governador Paulo Câmara (PSB). Petistas insistem, porém, na celebração de uma aliança formal.

Embora dirigentes do PT e PSB admitam essa articulação, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, nega que a proposta esteja à mesa. Segundo ele, o PSB não tem vocação para satélite.

“Tratamos dos nossos interesses e os demais partidos, inclusive o PT, devem tratar dos seus respectivos interesses. Jamais adotaremos essa decisão, o pelo menos no quadro de hoje não é o caso,  para atender a interesse de outro partido, mesmo esse  partido sendo o PT”, afirmou o presidente do PSB.

Ao ouvir a proposta, petistas manifestaram contrariedade, lembrando que a neutralidade já é uma tendência do PSB para a disputa presidencial e duvidando da disposição de Lacerda atender a uma orientação de seu partido em Minas.

Os petistas frisaram ainda que a convenção do PSB acontece no dia 5 de agosto. O encontro do PT é na véspera. Sendo assim, não haveria garantia da desistência de Lacerda em Minas.

Na reunião, petistas insistiram para que o PT formalize convite para que Manuela D’Ávila ocupe a vice da chapa presidencial. Gleisi disse, porém, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria ser consultado antes dessa oferta.

Com informações da Folhapress e Notícias ao Minuto

Acesse a Postagem Original: http://www.blogdobg.com.br/#ixzz5MpPfWyGI

Desemprego

O IBGE divulga o índice de desemprego no Brasil no mês passado. Em maio, 13,2 milhões de pessoas não tinham carteira assinada no país, segundo a pesquisa Pnad Contínua.

  • Supermercados: Abras divulga vendas de junho e previsão de crescimento para 2018

 (Foto: Valdecir Galor / SMCS)

(Foto: Valdecir Galor / SMCS)

Tempo seco

A crise hídrica de 2014 em SP provocou mudanças de hábitos e a região metropolitana reduziu o gasto de água em comparação com 2013, período pré-seca. Mas o consumo vem aumentando nos últimos anos e o 1º trimestre de 2018 registrou uma alta de 15% em relação a 2015, por exemplo.

Eleições 2018

Continua a série de entrevistas com os pré-candidatos e candidatos à Presidência da República dentro do Central das Eleições, da GloboNews. Marina Silva (Rede Sustentabilidade) é a entrevistada desta terça-feira, a partir das 22h30. Álvaro Dias (Podemos) foi o entrevistado de ontem.

Fato ou Fake

Lei que isenta idosos de pagar estacionamento em shoppings foi aprovada na Câmara? Texto diz que tapioca pode matar? Cartaz da Polícia Militar de SP alerta contra golpe do ovo no para-brisa? G1explica.

 (Foto: G1)

Fonte: G1

LOCAIS

Organização

Governo cria comissão para cumprir metas do desenvolvimento sustentável

Objetivo da iniciativa do Governo do Rio Grande do Norte é cumprir no âmbito estadual as 17 metas sustentáveis prevista na Agenda 2030, definida em 2015 pela Organização das Nações Unidas

Governo do Rio Grande do Norte criou a comissão nesta segunda-feira, 30

O Governo do Rio Grande do Norte criou, nesta segunda-feira, 30, através de decreto, a Comissão Estadual para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), instituição que congrega 193 países.

A comissão será coordenada pelo Gabinete Civil do Governo do RN e formada por representantes de secretarias de Estado, universidades Estadual e Federal do Rio Grande do Norte, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Idema, Femurn, Fiern, Fecomércio e sociedade civil. O objetivo é cumprir no âmbito estadual as 17 metas sustentáveis prevista na Agenda 2030, definida em 2015 pela Organização das Nações Unidas.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável envolvem a erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudanças climáticas, sustentabilidade nos centros urbanos, proteção dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança e meios de implementação.

Fonte: AGORA RN

 

PF apura desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro no RN

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje, (31/07), a Operação Via Trajana com a finalidade de reunir provas de desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro, entre outros delitos, no Estado do Rio Grande do Norte, fatos ocorridos nos anos de 2009 a 2010. A operação decorre de trabalho anterior realizado pela própria Polícia Federal e o Ministério Público Federal quando da deflagração da primeira fase da investigação denominada Via Ápia.

27 mandados judiciais de busca e apreensão estão sendo cumpridos por 120 policiais federais na Grande Natal e em mais 7 Estados da Federação.

Em virtude de novas evidências surgidas durante o trâmite das ações penais em curso restou evidenciada a ação criminosa de outros envolvidos que à época não foi possível apontar. Entre os diversos fatos sob apuração está o pagamento de vantagem pecuniária indevida, propina, em contratos celebrados entre o DNIT/RN e construtoras responsáveis pelas obras rodoviárias no RN.

Via Trajana, também conhecida Via Romana, é a extensão da Via Ápia. Faz-se associação entre as vias romanas e o objeto da investigação que apura corrupção nos contratos de adequação da BR-101 e as obras de manutenção das rodovias federais do RN.

Acesse a Postagem Original: http://www.blogdobg.com.br/#ixzz5MpOwMaHj

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu