PRIMEIRAS NOTÍCIAS DESTA SEXTA-FEIRA

Por G1

 

A variação nos preços em 2018. O IBGE divulga hoje a inflação oficial do ano passado, e o G1 analisa o sobe e desce nas prateleiras do mercado. Sai também o índice que reajusta as aposentadorias acima do salário mínimo. As articulações para a reforma da Previdência entre os governadores. E os preparativos para o Fórum Econômico, em Davos. Moro irá com Bolsonaro ao encontro na Suíça e falará sobre o combate à corrupção. E a 9ª noite de ataques criminosos no Ceará. O que é notícia nesta sexta-feira:

NACIONAIS

Inflação oficial

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga às 10h a inflação oficial do Brasil em 2018. No último relatório do Banco Central, de dezembro, a previsão era de um índice abaixo do piso da meta fixada pelo governo, que é de 4,5% em 2018. Além da inflação, sai também o INPC, que reajusta o valor das aposentadorias.

Reforma da Previdência

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou ao blog do Camarotti que a maioria dos governadores articula com as respectivas bancadas de deputados federais a aprovação da proposta de reforma da Previdência. Para Doria, é “díficil” algum governador “em sã consciência” ser contra as mudanças.

Bolsonaro e Moro em Davos

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, acompanhará o presidente Jair Bolsonaro no Fórum Econômico Mundial, em Davos, e dirá que o combate à corrupção atende a uma questão ética e também econômica: contribui para melhorar o ambiente de negócios no Brasil. O blog do João Borges traz detalhes da mensagem que o governo brasileiro deve passar no encontro.

Caos em Fortaleza

Região foi isolada por conta de explosivo não detonado no local — Foto: Rafaela Duarte/Sistema Verdes Mares

Região foi isolada por conta de explosivo não detonado no local — Foto: Rafaela Duarte/Sistema Verdes Mares

Bombas foram detonadas em um viaduto de Fortaleza na 9ª noite de ataques criminosos no Ceará. A área foi isolada pelo esquadrão antibombas para retirada de parte do explosivo que não explodiu. A onda de violência no estado também compromete o funcionamento de serviços básicos em alguns bairros da capital cearense, e as consequências são observadas nas ruas. Circulação de ônibus, coleta de lixo e energia elétrica foram interrompidas nos últimos dias. A Prefeitura informou que a situação deve ser regularizada hoje. O G1acompanha.

Transtornos em Congonhas

Chuva forte provoca confusão no aeroporto de Congonhas em São Paulo

Chuva forte provoca confusão no aeroporto de Congonhas em São Paulo

A forte chuva que atingiu São Paulo na noite de ontem provocou transtornos no aeroporto de Congonhas, no Centro da capital paulista. Voos que estavam previstos para decolar entre 21h e 22h foram suspensos, e cancelados após o fechamento do aeroporto, às 23h. Passageiros tiveram que sair das aeronaves e os guichês das companhias aéreas ficaram lotados durante a madrugada. Alguns voos foram remanejados para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Curtas e rápidas…

Previsão do tempo

Confira a previsão para a sexta-feira (11)

Confira a previsão para a sexta-feira (11)

Fonte: G1

LOCAIS

Decisão da Justiça abre caminho para governo do Estado negociar empréstimo

Foto: Elisa Elsie

O governo do Estado já pode iniciar as negociações com o sistema financeiro para receber, de forma antecipada, o dinheiro dos royalties do petróleo referente a 2019. O último obstáculo que impedia a abertura das negociações – uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado, baseada no Acórdão 259/2018 – foi removido pelo juiz convocado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Luiz Alberto Dantas Filho.

O magistrado acatou pedido liminar formulado pelo Procuradoria Geral do Estado suspendendo a recomendação do TCE que impedia o chefe do Poder Executivo de realizar qualquer ato administrativo tendo como garantia créditos decorrentes dos royalties do petróleo e gás natural.

“Entendo que não caberia ao Tribunal de Contas, a priori, o exercício de controle de constitucionalidade de norma editada e aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, o que foi recentemente afirmado pelo plenário deste Tribunal de Justiça”, destacou Luiz Alberto Dantas.

Ao participar nesta quinta-feira (10) da solenidade de posse dos dirigentes de órgãos da administração indireta, a governadora Fátima Bezerra elogiou o trabalho da Procuradoria Geral, lembrando que o empréstimo faz parte das medidas que estão sendo adotadas pelo governo para a recuperação das finanças do Executivo Estadual.

“Este era o último óbice jurídico que existia para a lei pudesse ser aplicada. A decisão é importante porque dá respaldo ao Governo para pleitear o empréstimo já em andamento e negociar com a Assembleia Legislativa uma proposta mais ampla, visando a antecipação dos três anos seguintes”, disse o procurador Luís Alberto Marinho. O assunto será tratado na reunião que a governadora Fátima Bezerra terá nesta sexta-feira (11), em Brasília, com a diretoria do Banco do Brasil.

O dinheiro da antecipação referente aos repasses de 2019, no valor estimado de R$ 162 milhões, será destinado à capitalização do Fundo Previdenciário (Funfir).

Comments

VÍDEO: Polícia Civil prende suspeito pelo latrocínio de agente penitenciário no bairro de Candelária; um adolescente envolvido no caso também foi apreendido

Uma investigação conduzida pela Comissão Especial da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), criada para elucidar homicídios contra agentes de segurança, prendeu João Maria Gomes da Silva, 30 anos e apreendeu um adolescente de 17 anos, na manhã dessa quinta-feira (10). A dupla é apontada como os responsáveis pelo latrocínio do agente penitenciário Paulo Roberto da Silva Rocha, 38 anos, no dia 14 de dezembro de 2018.

João Maria foi preso mediante o cumprimento de um mandado de prisão preventiva, quando estava escondido no bairro Planalto e o adolescente foi apreendido na cidade de Parnamirim. “Nossas investigações e análises das câmeras de segurança nos revelaram que João Maria foi o autor dos disparos que mataram o agente penitenciário. O adolescente participou do crime pilotando a motocicleta e dando fuga ao assassino. Uma das nossas linhas de investigações mostram que o agente de segurança pode ter sido morto, por vingança. Um irmão do João Maria, teria sido espancando pelo agente penitenciário, e isto fez com que o suspeito fosse matar Paulo Roberto”, detalhou o delegado da DHPP, Frank Albuquerque.

Imagens de câmeras de segurança mostram que agente foi morto após ter circulado por várias ruas do bairro Candelária. Quando ele chega na porta de casa, o garupa da motocicleta efetua um disparo contra a arma do agente e depois um tiro fatal na cabeça. “Quando a agente cai no chão, o João Maria rouba a arma e a dupla sai em fuga. Até o momento, não localizamos a pistola que foi roubada da vítima, pois a dupla afirma que a arma teria sido vendida”, destacou o delegado Frank Albuquerque.

Comments

FOTO: Polícia prende suspeito por sequestro relâmpago em Natal

Uma ação conduzida pela Delegacia Especializada na Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV) com apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal e do Centro Integrado Operações Aéreas (CEIOPAER) resultou na prisão em flagrante, na manhã dessa quinta-feira (10), de Anderson Rodrigues da Costa, 25 anos, suspeito pela prática da extorsão qualificada (sequestro relâmpago) e roubo.

De acordo com as informações, uma mulher foi abordada no bairro do Tirol por dois suspeitos, que a colocaram dentro do seu próprio veículo, um Ford KA branco, e a extorquiram para pegar suas senhas dos cartões de crédito. Com a mulher sendo refém no interior do carro, um dos suspeitos realizou compras em algumas lojas com o cartão da vítima. Após realizarem as compras, a dupla liberou a mulher na estrada da Redinha, próximo a entrada para a praia de Genipabu.

Com as características dos criminosos, a vítima procurou a Deprov que rapidamente realizou diligências para identificar os suspeitos. De acordo com a vítima, um dos suspeitos utilizava uma tornozeleira eletrônica. A partir desta informação, foi feito o rastreamento de Anderson Rodrigues, sendo ele localizado em um condomínio no bairro da Ribeira, em Natal. Com a chegada dos policiais ao local, o suspeito empreendeu fuga, sendo capturado em seguida.

Após a prisão de Anderson, a Polícia Civil segue as investigações no intuito de identificar o outro suspeito pelo crime.

Fonte: Blog do BG

Deixe uma resposta

Fechar Menu