PRIMEIRAS NOTÍCIAS DESTA SEXTA-FEIRA

Por G1

 

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, vai a São Paulo fazer exames para a cirurgia prevista para o dia 12 de dezembro. E começou oficialmente a Black Friday. G1 mostra a cobertura completa da corrida por descontos e as reclamações dos consumidores. Veja o que mais vai ser notícia nesta sexta (23):

NACIONAIS

Bolsonaro no hospital

O presidente eleito, Jair Bolsonaro — Foto: Reprodução / TV Câmara

O presidente eleito, Jair Bolsonaro — Foto: Reprodução / TV Câmara

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, estará em São Paulo para fazer exames pré-operatórios no Hospital Albert Einstein. Depois, está previsto que ele retorne para a sua casa, no Rio de Janeiro. Ontem, ele anunciou o futuro ministro da Educação do seu governo, Ricardo Velez Rodriguez. O escolhido nasceu na Colômbia e é filósofo e professor emérito da Escola de Comando do Estado Maior do Exército.

 — Foto: Alexandre Mauro/G1

— Foto: Alexandre Mauro/G1

Mais Médicos

Com aparelhos de TV e muita bagagem, médicos cubanos que trabalhavam no Programa Mais Médicos embarcam no Aeroporto de Brasília (DF) rumo a Cuba, nesta quinta-feira, 22. — Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Com aparelhos de TV e muita bagagem, médicos cubanos que trabalhavam no Programa Mais Médicos embarcam no Aeroporto de Brasília (DF) rumo a Cuba, nesta quinta-feira, 22. — Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Decolou à 1h18 desta sexta-feira, em Brasília, o primeiro avião com médicos cubanos que estão deixando o Brasil após o fim do programa Mais Médicos. Até o próximo dia 12, a expectativa é que todos os profissionais de saúde que tinham contratos do tipo voltem à ilha caribenha. O voo estava previsto para as 22h de quinta. Segundo a estatal Cubana de Aviación, o atraso ocorreu porque os cubanos levaram mais tempo que o previsto para chegar ao aeroporto e concluir o check-in. O avião foi fretado pelo governo cubano junto à companhia, e decolou com 215 médicos.

Vagas no Mais Médicos

Universidades estão antecipando a colação de grau de recém-formados em Medicina para que eles possam se inscrever nas 8,5 mil vagas abertas no Mais Médicos com a saída de Cuba do programa. Ao menos três faculdades em Salvador e duas no Espírito Santo anteciparam a cerimônia a pedido dos alunos. Na Bahia, o Conselho Regional de Medicina montou uma força-tarefa para realizar os registros de recém-formados.

Abertura de vagas do Mais Médicos provoca corrida de médicos recém-formados

Abertura de vagas do Mais Médicos provoca corrida de médicos recém-formados

Ontem, o governo decidiu prorrogar para 7 de dezembro o fim do prazo de inscrição de profissionais para substituir os médicos cubanos, após o site do programa apresentar instabilidade pelo segundo dia seguido. São oferecidas 8.517 vagas em 2.824 cidades e 34 distritos indígenas. Mais de 11,4 mil médicos tinham se inscrito até as 17h de ontem, segundo o governo. Desses, 5.212 conseguiram concluir a inscrição e 3.648 escolheram a cidade de atuação.

Black Friday

Consumidores disputam TVs com desconto na Black Friday — Foto: Celso Tavares/G1

Consumidores disputam TVs com desconto na Black Friday — Foto: Celso Tavares/G1

Mesmo antes do horário oficial da Black Friday, a largada nas compras foi dada com clientes disputando TVs modernas nas lojas, ainda na quinta-feira. Acompanhe, em tempo real, a cobertura do G1 neste dia de vendas com descontos.

Prévia da inflação

Sai hoje o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de novembro, que é uma prévia da inflação oficial do país.

Viaduto cedeu

Honda danificado ao passar por viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros no último dia 15 de novembro — Foto: Reprodução/Divulgação/Arquivo pessoal

Honda danificado ao passar por viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros no último dia 15 de novembro — Foto: Reprodução/Divulgação/Arquivo pessoal

Donos de cinco carros avariados pelo viaduto que cedeu há uma semana na Marginal Pinheiros montaram um grupo de vítimas e pretendem entrar na Justiça com uma ação coletiva contra a Prefeitura de São Paulo para cobrar dela indenizações pelos danos que tiveram.

Vestibular

Curtas e rápidas

Cena do filme 'Infiltrado na Klan', de Spike Lee — Foto: Divulgação

Cena do filme ‘Infiltrado na Klan’, de Spike Lee — Foto: Divulgação

Futebol

  • 19h15: Coritiba x Fortaleza

campeão Fortaleza, do técnico Rogério Ceni, se despede da Série B. No sábado, é a vez do Goiás, que também já se garantiu na Série A do próximo ano, entrar em campo. As últimas duas vagas serão definidas entre Avaí e Ponte Preta, que se enfrentam, e o CSA, que joga contra o já rebaixado Juventude.

Previsão do tempo

Veja a previsão do tempo para sexta-feira (23)

Veja a previsão do tempo para sexta-feira (23)

Hoje é dia de…

  • Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil
  • Dia Nacional do Engenheiro Eletricista

Fonte: G1

Faltou a Bolsonaro o Posto Ipiranga da Educação

No processo de escolha do ministro da Educação, Jair Bolsonaro esteve muito próximo de tomar uma decisão que elevaria sua estatura. Preferiu, entretanto, rebaixar o teto de sua futura Presidência.

Bolsonaro cogitou a sério nomear um craque: o educador Mozart Ramos. Vetado pela bancada da Bíblia, Mozart foi trocado pelo colombiano Ricardo Vélez Rodríguez, indicado pelo polemista Olavo de Carvalho.

Guru ideológico da família Bolsonaro, Olavo de Carvalho já havia apadrinhado o chanceler Ernesto Araújo. Está prestes a empatar com o DEM em número de ministros. Eis o placar: Olavo 2 X 3 DEM.

Nada é mais desesperador no Brasil do que a unanimidade educacional. Entre os políticos, não há quem discorde: reverter a deterioração do ensino público é uma prioridade máxima. A despeito disso, a educação nunca dá o prometido salto.

Bolsonaro ajuda a entender o motivo. Enquanto o presidente eleito transitava na área educacional entre o acerto e o desastre, Paulo Guedes, o czar econômico do capitão, concluía a composição de sua equipe livre de pressões.

Se um deputado evangélico se dirigisse ao Posto Ipiranga para vetar um dos técnicos selecionados para o BC, BB, BNDES e Caixa seria tratado a pontapés. Se Olavo de Carvalho ligasse para apadrinhar fulano ou beltrano seria ignorado.

As estatísticas sobre analfabetismo funcional revelam que as escolas brasileiras ainda não conseguem ensinar adequadamente o A-E-I-O-U. Mas a prioridade do novo ministro é implantar uma escola sem partido e livre da educação de gênero.

Evangélicos e aliados já estão providenciando uma lei no Congresso. Proselitismo político em sala de aula terminará na cadeia. Resta explicar como se dará a fiscalização do trabalho dos 2,4 milhões de professores que atuam nas mais de 200 mil escolas de ensino fundamental e médio.

Na reta final da composição da nova Esplanada dos Ministérios, faltou a Bolsonaro discernimento e coragem para providenciar um Posto Ipiranga para a área da educação.

Em vez de tirar um partido para colocar outro, talvez fosse mais produtivo providenciar escolas nas quais os adolescentes não tivessem que aprender coisas inúteis de pessoas que não entendem do que falam, para receber ao final um certificado de que sabem o que ignoram, estando perfeitamente aptos a engrossar as estatísticas do subemprego.

JOSIAS DE SOUZA

Comments

Paulo Guedes fecha sua equipe longe do balcão e merece aplausos

Pode-se dizer muita coisa da composição da equipe de Jair Bolsonaro. Só não se pode afirmar que ele não tenha cumprido o compromisso de retirar a área econômica do governo da zona da gandaia, aquele espaço onde ficam situados os ministérios, as estatais e outros organismos a serviço do clientelismo e do fisiologismo. Bolsonaro prometera dar plena liberdade a Paulo Guedes, futuro ministro da Economia, para se cercar de auxiliares técnicos. E isso está sendo feito.

O Posto Ipiranga de Bolsonaro, ele próprio um técnico, colocou gente com experiência de mercado no Banco Central, no BNDES, no Banco Brasil e na Caixa Econômica Federal. Parece pouca coisa. Mas faz uma diferença monumental. Nos 13 anos de poder petista, estatais e bancos públicos viraram mercadoria oferecida no mercado das barganhas políticas. O Banco do Brasil estrelou o escândalo do mensalão. A Petrobras, a Caixa, o BNDES e outros ghichês foram arrastadas para dentro dos processos da Lava Jato.

Na presidência-tampão de Michel Temer, a blindagem da área econômica foi apenas parcial. A Caixa Econômica, por exemplo, foi submetida ao comando do Partido Progressista, campeão no ranking do petrolão. Foram ignoradas as investigações que revelavam que o roubo na Caixa vinha de longe. Participaram do saque, entre outros, os presidiários Eduardo Cunha e Geddel Vieira Lima. Quando se fala em assalto e bancos, imagina-se que a coisa acontece de fora para dentro. Nos bancos públicos, o assalto aconteceu de dentro para fora.

Nesse contexto, é um alívio perceber que o pedaço econômico do novo governo está assentado em terreno técnico. Diz-se que Paulo Guedes e sua turma são ultraliberais. Mas foi esse o ideário que a maioria do eleitorado escolheu nas urnas de outubro. É melhor que o país possa discutir a qualidade do projeto sem o inconveniente de flagrar partidos tirando lascas do patrimônio público.

JOSIAS DE SOUZA

 

LOCAIS

Senado cria conselho da comenda Luís da Câmara Cascudo

Resultado de imagem para camara cascudo

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, instituiu, nesta quinta-feira, 22, o conselho da Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo. A comenda foi criada por um projeto de resolução de iniciativa da senadora Fátima Bezerra, aprovado em maio deste ano.

Foram escolhidos 16 senadores, um de cada partido político com assento no Senado Federal, para apreciação das indicações e escolha dos agraciados. Todos os esforços estão sendo feitos para que a primeira edição do prêmio ocorra ainda este ano.

A Comenda será conferida anualmente a cinco personalidades, instituições e grupos que, por meio do seu ofício, de sua arte e ações, contribuam para manter vivas as tradições, a cultura popular e a história do país.

Para a autora da proposta, a comenda não só é uma forma de incentivar a cultura no país como e eternizará a memória de Luís da Câmara Cascudo, que foi um dos maiores estudiosos da cultura popular brasileira. “O Senado tem comenda na área de Direitos Humanos, de empoderamento das mulheres e, agora, nada mais oportuno do que criar esta comenda na área cultural”, disse Fátima Bezerra. “Na condição de senadora, representando o povo potiguar, chão onde Cascudo nasceu, viveu e morreu, é gratificante ter a oportunidade dessa iniciativa. Esta é uma justa homenagem ao grande brasileiro, jornalista, escritor e pesquisador, que tanto contribuiu para a cultura brasileira”, ressaltou, emocionada, a parlamentar.

O nome da comenda é uma homenagem ao escritor, historiador, professor e jornalista do Rio Grande do Norte, Luís da Câmara Cascudo (1898-1986). Cascudo é um dos mais respeitados pesquisadores do folclore e da etnografia do país, Câmara Cascudo foi autor do dicionário do folclore brasileiro e deixou sua marca em vários outros campos da literatura, como gastronomia, história e cultura da infância, o que denota a riqueza de sua pesquisa.

Comments

Imobiliárias promovem o 1º Feirão Imobiliário de Parnamirim em parceria com o Banco do Brasil

As imobiliárias LL Imóveis, MG Imóveis, Remax Elite, Remax Espaço Imóveis e RM Imóveis; os correspondentes bancários/imobiliários Diógenes Paiva, e Signa; a empresa de energia renovável Enerbras e; o Banco do Brasil, Majuí Condomínio Parque e a Cabo Telecom estão organizando o 1º Feirão Imobiliário de Parnamirim, de 29/11 e 01/12, das 9h às 18h, no estacionamento da agência do Banco do Brasil do bairro Cohabinal, em Parnamirim.

“O evento pretende aquecer o mercado imobiliário da cidade, apresentando ao público diversas opções de moradia e investimento, com condições de preço e financiamento diferenciados. Reunimos as cinco das maiores imobiliárias de Parnamirim, dois dos principais agentes de crédito imobiliário do Banco do Brasil no estado, uma construtora e uma empresa de energias renováveis, entre outros parceiros para oferta a carteira de clientes do Banco do Brasil excelentes oportunidades”, disse Marcus Victor, gerente do Banco do Brasil/Cohabinal.

Além de um portfólio com centenas de imóveis, incluindo casas, terrenos e apartamentos (em condomínio ou isolado), o Feirão contará com uma estrutura dos correspondentes e das agências do Banco do Brasil para análise dos financiamentos na hora, podendo o visitante interessado já sair do evento com o negócio fechado e financiamento aprovado.

Dentre as atrações do evento as imobiliárias prometem grandes descontos nos imóveis ofertados, documentação grátis, pacotes de internet grátis e até moto de brinde para certas unidades comercializadas no Feirão. Presente no Feirão, a BB Incorporações fará a comercialização de lotes do Majuí Condomínio Parque, empreendimento de maior potencial de rentabilidade na Grande Natal.

A empresa de energia renovável Enerbras estará no evento promovendo demonstrações da tecnologia de geração de energia fotovoltaica e também fará o dimensionamento de projeto para unidades de consumo, assim como a comercialização de kits de energia solar. A Cabo Telecom é parceira do evento e também estará presente com atrações especialmente voltadas aos filhos dos visitantes.

*ONDA DE CRESCIMENTO* – Parnamirim é a terceira maior cidade do RN e a que apresenta a maior taxa de crescimento da população (quase 8% ao ano). Levantamento recente aponta Parnamirim entre os cinco municípios com maior índice de crescimento populacional do Nordeste. Tal crescimento se justifica pela proximidade de Natal – o que atrai as pessoas do interior em busca de uma segunda residência próximo à capital e também a condição de “cidade dormitório” dos trabalhadores da grande Natal. Outra explicação é o comércio e indústria pujantes da cidade e suas diversas opções de lazer como a praia de Pirangi, o Maior Cajueiro do Mundo, a Festa do Boi, Estação Aeroespacial da Barreira do Inferno, entre outros.

*SERVIÇO*

*O que?* 1º Feirão Imobiliário de Parnamirim
*Quando?* de 29/11 e 01/12, das 9h às 18h
*Onde?* Estacionamento da agência do Banco do Brasil do bairro Cohabinal, em Parnamirim
*Por que?* Apresentar ao público diversas opções de moradia e investimento, com condições de preço e financiamento diferenciados
*Quem participa?* LL Imóveis, MG Imóveis, Remax Elite, Remax Espaço Imóveis e RM Imóveis; os correspondentes bancários/imobiliários Diógenes Paiva, e Signa; a empresa de energia renovável ENERBRAS e; o Banco do Brasil, Majuí Condomínio Parque e a Cabo Telecom

Fonte: Blog do BG

Deixe uma resposta

Fechar Menu