PRIMEIRAS NOTÍCIAS DESTA QUINTA-FEIRA

23 de agosto, quinta-feira

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.


Por G1

 

Os próximos passos da corrida presidencial. Terminou no fim da noite de ontem o prazo para contestações de candidaturas, e a partir de agora o TSE já pode notificar os candidatos sobre os questionamentos. Depois disso, os partidos têm sete dias para apresentar defesa. Lula foi alvo de 15 contestações; as candidaturas de Alckmin e Bolsonaro também foram questionadas. Enquanto isso, a Justiça Eleitoral define a ordem dos candidatos na propaganda em rádio e TV. No STF, os ministros definem se empresas podem terceirizar as atividades principais de seus negócios. Nas estreias do cinema, Javier Bardem interpreta Pablo Escobar. Será que ele se sai melhor que Wagner Moura? Leia o que é notícia no G1:

NACIONAIS

Contestações

 (Foto: G1 )

(Foto: G1 )

Com o fim do prazo para contestações de candidaturas, o TSE já pode notificar os candidatos sobre os questionamentos. Depois disso, os partidos têm sete dias para apresentar defesa. Lula, que está preso e é candidato, foi alvo de 15 contestações. Candidaturas de Alckmin e Bolsonaro também foram questionadas. Hoje, é possível que o ministro Luís Roberto Barroso notifique Lula para que ele responda às impugnações. O ex-presidente tem até dia 30 para isso, e, com isso, estará no início da propaganda eleitoral da TV.

Propaganda eleitoral

O TSE sorteia a ordem de veiculação da propaganda na TV de cada partido político ou coligação para o 1º dia do horário eleitoral gratuito. Também vai receber sugestões de representantes dos partidos e coligações, das emissoras de rádio e televisão em relação à minuta de resolução do plano de mídia das eleições presidenciais.

STF

Ministros do supremo devem definir hoje se empresas podem terceirizar as atividades principais de seus negócios. Faltam os votos de nove ministros.

Economia

 (Foto: Reprodução) (Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Festa do Peão

Zé Neto e Cristiano convidam fãs para show na Festa do Peão de Barretos 2018

Zé Neto e Cristiano convidam fãs para show na Festa do Peão de Barretos 2018

Um dos dias mais aclamados da Festa do Peão de Barretos, a noite desta quinta-feira (23) promete agitar o público com uma combinação de música sertaneja de várias épocas diferentes. Zé Neto & Cristiano, Bruno & Marrone e César Menotti & Fabiano fazem shows no Palco Arena. O 8º dia tem ainda Conrado & Aleksandro, Juan Marcus & Vínicius e George Henrique & Rodrigo. A Arena recebe os competidores da montaria em touros na abertura do Rodeio Internacional. G1 transmite as provas e os shows a partir das 18h.

  • Aos 15 anos, campeã dos três tambores diz ter perdido a conta dos troféus na carreira

E ontem em Barretos…

Gian e Giovani voltam aos palcos e fazem show na Festa do Peão de Barretos 2018 (Foto: Érico Andrade/G1)

Gian e Giovani voltam aos palcos e fazem show na Festa do Peão de Barretos 2018 (Foto: Érico Andrade/G1)

Cinema

Javier Bardem como Pablo Escobar no filme 'Escobar: A traição' (Foto: Divulgação)

Javier Bardem como Pablo Escobar no filme ‘Escobar: A traição’ (Foto: Divulgação)

  • Vídeo: ‘Benzinho’, ‘Slender man’, ‘Te peguei!’, ‘Meu ex é um espião’ e ‘Escobar: A traição’ são as estreias da semana
  • Javier Bardem é Pablo Escobar em novo filme; relembre atores que já interpretaram o traficante colombiano
  • PLAYBUZZ: Quem é o melhor Pablo Escobar na ficção?
  • Slender Man’: Por que a lenda da internet que motivou crime real chega ao cinema como fracasso de crítica?

Fonte: G1

LOCAIS

Expofruit

Exportações de frutas do RN para a China devem começar a partir de dezembro

Para manter esta balança comercial em equilíbrio, o Brasil vai importar a pera chinesa e, até lá, serão resolvidas as últimas pendências das barreiras fitossanitárias

23/08/2018 às 01:23
Área de embalagens da Agrícola Famosa, exportadora de melão, em Mossoró

O Brasil, por meio do Rio Grande do Norte, e a China deverão iniciar mais um grande negócio – agora, relacionado à fruticultura – a partir de dezembro deste ano. O presidente do Comitê Executivo da Fruticultura de Exportação do RN (Coex), Luiz Roberto Barcelos, confirmou a informação durante a Expofruit, feira do setor realizada em Mossoró, que termina nesta quinta-feira, 23.

Segundo Barcelos, falta apenas a resolução das últimas pendências fitossanitárias entre os dois países, pois havia um temor que as duas frutas em questão – o melão potiguar e a pera chinesa – pudessem carregar doenças e pragas do local de origem para o de consumo. “Houve avanços significativos nesta área e os governos estão trabalhando nesta última fase antes que se inicie este comércio, que deve começar em dezembro”, disse Barcelos.

Enquanto as exportações do melão potiguar para a China não se iniciam, os empresários do setor não têm do que reclamar, principalmente pelo fato das vendas para países do Mercosul – com destaque para a Argentina, Chile e Uruguai – estarem aumentando. Outro motivo de comemoração é a ampliação dos negócios com países do leste europeu. Neste caso, as exportações de maior volume são destinadas à Rússia.

A Expofruit – maior feira de fruticultura irrigada do país – termina nesta quinta-feira, 23, e esta edição foi marcada por uma maior participação da população de Mossoró e municípios vizinhos. A feira também foi um espaço democrático para a venda de outros produtos de origem agrícola plantados no Rio Grande do Norte, como pimenta, mandioca, cebolinha, coentro, além de artesanato.

Entre os 300 estandes que compuseram a Expofruit, foi possível identificar a presença de muitas empresas que fazem parte da cadeia produtiva da fruticultura, com destaque para as áreas de embalagem, irrigação, controle de pragas e doenças, adubação do solo, fabricantes de polpas de suco, empresas de máquinas e equipamentos, além de prestadoras de serviços em consultoria e de última tecnologia – como fruticultura de precisão – que projeta e executa plantios e colheitas monitoradas por georreferenciamento.

Rodada de Negócios coordenada pelo Sebrae na Expofruit conecta empresários

Técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Rio Grande do Norte, um dos parceiros na realização da Expofruit, comemoraram a 21ª edição do evento por conta do sucesso da Rodada de Negócios. David Góis, gerente da Unidade de Acesso a Mercados, observou que 80% dos participantes eram potiguares e 20% cearenses e que produtores encontraram compradores, ou seja, negócios foram realizados e serão quantificados no balanço da feira, que ainda não tem data para ser divulgado.

Mas teve empresários de outros países que marcaram presença. O chileno Luis Montanares, importador de vinhos do Chile para o Rio Grande do Norte, aproveitou a Expofruit para apresentar um projeto para exportar frutas para a sua terra Natal. Contudo, Montanares disse que não se trata de um projeto apenas de cunho econômico. “O projeto também tem uma integração cultural, levando artistas do Rio Grande do Norte para o Chile e fazendo o mesmo de lá para cá. O objetivo é unir o econômico ao cultural”, disse Montanares, que mora em Mossoró e tem divulgado o Estado brasileiro no Chile, por meio do turismo, e agora quer fazer o mesmo com a fruticultura e movimentos artísticos.

Para David Góis, o intercâmbio cultural proposto pelo empresário chileno é uma prova que a Expofruit é vista por outros países é que a fruticultura é um mercado promissor e que pode abranger e conectar-se com outros segmentos da economia. David Góis frisou que a rodada de negócios do Sebrae teve a participação do setor supermercadista, de distribuidores regionais e nacionais. “O Sebrae está incentivando o trabalho de diversificação da fruticultura, com a introdução do plantio do abacaxi, uva sem sementes, maçã, entre outras. O espaço do Sebrae é para os pequenos, mas desenvolvemos parceria em pesquisas com a Embrapa e com a Ufersa”, completou Góis.

Grandes e pequenos comemoram negócios na Expofruit

O que uma empresa multinacional fabricante de máquinas e equipamentos quase bicentenária e uma pequena empresa de origem em Campina Grande do setor de embalagens têm em comum na Expofruit? A resposta é a realização de negócios. O gerente comercial do setor de peças John Deere, empresa norte-americana de 185 anos – o terceiro CNPJ mais antigo dos Estados Unidos -, Severino Félix, destacou que a empresa apresentou o trator “fruteiro” na feira e obteve muito sucesso.

De acordo com Félix, o trator – que foi desenvolvido por engenheiros da empresa no município de Petrolina, no Estado de Pernambuco – agora chega ao Rio Grande do Norte. Felix informou que a Agrícola Famosa tem a maior frota de tratores na região Nordeste quando se trata de fruticultura, mas explicou que o interesse de outras empresas e pequenos produtores está aumentando. “Trata-se de um trator de uso exclusivo para a fruticultura e com as condições de pagamentos melhores, as vendas vão deslanchar. A curiosidade dos produtores sobre o trator fruteiro foi grande”, disse Félix.

Quem também ficou satisfeito com a Expofruit foi o diretor presidente da F1 Pack, Diego Gurjão – empresa do setor de embalagens oriunda de Campina Grande. Única fábrica de fita arqueada das regiões Norte e Nordeste, Gurjão contou que a empresa começou a trabalhar com embalagens nas áreas dos produtos pré-moldados e cerâmicas, mas agora está com o foco voltado também para a fruticultura. “Fizemos dois negócios antes da Expofruit e soubemos do evento. Resolvemos participar e estamos saindo com dezenas de negócios realizados. A demanda por serviços foi muito satisfatória”, comentou Diego Gurjão.

Fonte: AGORA RN

Em Mossoró, prefeitura se apropria e divulga resultado positivo de ação de saúde do Estado

O portal Mossoŕó hoje destacou nessa quarta-feira que a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró basicamente fez caridade com o chapéu alheio.

Segundk a notícia,  a pasta municipal se apropriou de ação estadual em informativo à sociedade mossoroense, quando foi divulgado que a lista de espera para vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Central de Regulação de Leitos de UTI está zerada.

O balanço foi divulgado na manhã deste domingo (19) pelo secretário de saúde, Benjamin Bento. O que o secretário deixa sutilmente de informar a sociedade mossoroense, destaca o portal ,é que isto só foi possível graças a várias decisões judiciais e investimentos do Governo do Estado.

O secretário diz na nota: “É com grande satisfação que a gente noticia que a lista de espera está zerada, porque coisa triste é ver pessoas necessitando da assistência e os leitos estarem ocupados. Em outros momentos já tivemos pacientes em fila de espera, umas 18 pessoas.”, destaca o secretário.

Fonte: Blog do BG

Alexandria está entre os municípios mais eficientes do Brasil

.apesar do RN ter feito feio no ranking de estados, há cidades potiguares que estão dando show na eficiência.

Segundo publicação da Folha de S.Paulo, Alexandria é 45º município do Brasil e o 5º entre os municípios do estado do Rio Grande do Norte que mais entrega serviços básicos como saúde, educação e saneamento básico à população gastando menos.

O levantamento revela que que 26% do dinheiro público é investido em educação e 35% em saúde. No saneamento básico, Alexandria hoje tem uma média de 0,657, bem acima da média no Brasil que é de 0,567.

Outro item que merece destaque é Alexandria apresentar 100% de cobertura por equipes de saúde da atenção básica.

Acesse a Postagem Original: http://www.blogdobg.com.br/#ixzz5OzZit26R

Deixe uma resposta

Fechar Menu