PRIMEIRAS NOTÍCIAS DESTA QUARTA-FEIRA

Por G1

 

O presidente eleito Jair Bolsonaro segue em Brasília para costurar a transição do novo governo. Ele se encontra nesta quarta com Michel Temer e autoridades. Nos Estados Unidos, a eleição legislativa renovou 100% da Câmara e 1/3 do Senado. Os democratas conquistaram maioria da Câmara, enquanto Trump ampliou representantes republicanos no Senado. O G1 também mostra as novidades do Salão do Automóvel. O que vai ser notícia nesta quarta-feira:

INTERNACIONAIS

Eleição nos EUA

Eleitora do Iowa vota nesta terça-feira (6) — Foto: REUTERS/KC McGinnis

Eleitora do Iowa vota nesta terça-feira (6) — Foto: REUTERS/KC McGinnis

Os americanos escolheram ontem uma nova Câmara, um terço do Senado e mais de 75% dos governadores. Os democratas conquistaram maioria na Câmara dos EUA após 8 anos, mas o presidente Donald Trump ainda mantém mais representantes republicanos no Senado. Acompanhe a cobertura completa no G1.

NACIONAIS

Bolsonaro em Brasília

Bolsonaro diz, no Congresso, que a Constituição é o único norte da democracia

Bolsonaro diz, no Congresso, que a Constituição é o único norte da democracia

Bolsonaro tem agenda cheia em Brasília. Ele toma café com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Rossato; se reúne com o presidente do STF, Dias Toffoli; almoça no Superior Tribunal de Justiça (STJ); participa de reunião com a equipe de transição; e se encontra com o atual presidente, Michel Temer, no Palácio do Planalto.

  • Ontem, Bolsonaro voltou a Brasília, discursou no Congresso e se reuniu com militares; veja como foi

E mais no novo governo:

‘O caminho do futuro’

A Fundação Ulysses Guimarães apresenta hoje o documento “O caminho do futuro”, um documento com os desafios que Bolsonaro enfrentará na economia.

Salão do Automóvel

Salão do Automóvel de SP — Foto: Marcelo Brandt/G1

Salão do Automóvel de SP — Foto: Marcelo Brandt/G1

Depois de destacar carros elétricos no primeiro dia, o Salão do Automóvel de São Paulo 2018 segue nesta quarta-feira com as novidades de 5 marcas: Suzuki, Subaru, Chery, Mitsubishi e Lexus. A abertura para o público será amanhã e o evento segue até o próximo dia 18 no São Paulo Expo. Acompanhe a cobertura em tempo real do G1.

Inflação de outubro

 — Foto: Marcos Santos / USP Imagens

— Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Sai hoje o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país de outubro. Em setembro, ficou em 0,48%, após ter registrado deflação de 0,09% em agosto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Transações bancárias

 — Foto: Reprodução / TV Globo

— Foto: Reprodução / TV Globo

Mega-Sena

 — Foto: Marcelo Brandt / G1

— Foto: Marcelo Brandt / G1

O concurso 2.095 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 22 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) em Manhumirim (MG).

Enem

 — Foto: Arte / G1

— Foto: Arte / G1

Depos de um primeiro dia “100% humanas”, o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) acontece domingo (11) com 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza (física, química e biologia). Quem não conseguir responder a todas as perguntas a tempo vai ficar na dúvida: chutar ou não chutar a resposta? Um matemático explica a metodologia TRI, o sistema ‘antichute’ do Enem.

Curtas e rápidas

Futebol

  • 21h45: Atlético-PR x Fluminense

Previsão do tempo

Veja a previsão do tempo para quarta-feira (7)

Veja a previsão do tempo para quarta-feira (7)

Hoje é dia de…

  • Dia do Radialista

Fonte: G1

 POLÍTICA

Nos EUA, direita de Trump perde controle da Câmara para a esquerda

O partido republicano do presidente Donald Trump conseguiu manter a maioria no Senado após as eleições legislativas desta terça-feira (6) nos EUA. O partido, porém, perdeu o controle da Câmara, onde os democratas ganharam ao menos 24 cadeiras.

Os republicanos controlavam as duas Casas.

O resultado confirma a tendência de eleições anteriores de meio de mandato presidencial em que o partido da oposição recupera a maioria das cadeiras da Câmara dos Representantes.

Até as 7h00 (horário de Brasília), os democratas haviam ganhado 26 lugares na casa, segundo o The New York Times —eles precisavam de 23 para retomar o controle. O placar era de 219 contra 193 republicanos. Todos os 435 assentos da Câmara estavam em jogo.

No Senado, os republicanos já ultrapassaram as 50 vagas necessárias para definir a maioria. Até o início da madrugada, eles contavam com 51 das 100 cadeiras da casa, garantindo a maioria (35 vagas postos estavam em jogo nesta eleição). Os democratas precisavam obter duas novas cadeiras para conseguir maioria, mas não tiveram sucesso.

Os republicanos venceram em algumas das disputas mais acirradas, como na Flórida, no Texas e em Missouri, nas quais triunfaram Rick Scott, Ted Cruz e Josh Hawley, respectivamente.

Fonte: Blog do BG

 

LOCAIS

RN maquia despesas de pessoal, gasta 86% da receita com a folha, mas só admite uso de 52%, diz Tesouro

Reportagem da Tribuna do Norte desta quarta-feira mostra que o gasto com pessoal acima do permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) tornou-se realidade generalizada nos Estados brasileiros.

No ano passado, essa despesa extrapolou o limite em 16 Estados e no Distrito Federal. Em cinco Estados, o comprometimento com gastos de pessoal já ultrapassa os 75% da RCL: Rio Grande do Norte (86%), Rio de Janeiro (81%), Minas Gerais (79%), Rio Grande do Sul (78%) e Mato Grosso do Sul (77%). Os dados constam no relatório “Exposição do Governo Federal à Insolvência dos Entes Subnacionais”, publicado nesta terça-feira, 6, pelo Tesouro Nacional.

No caso do RN, o mais grave de todos, o Tesouro aponta que o Estadl admite gastar apenas 52%, maquiando as contas públicas.

 

Compromisso com Carlos Eduardo se esgotou na campanha, diz Álvaro ao anunciar mudanças no secretariado

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, afirmou em entrevista ao Repórter 98 que seu compromisso com Carlos Eduardo se esgotou na campanha.

Álvaro afirmou que vai continuar trocando secretários e imprimindo a sua marca na gestão.

“Inclusive está semana eu mudo mais dois”, enfatizou o prefeito.

Prefeita interina de Guamaré reafirma que não concorrerá a eleição suplementar e orienta população a votar consciente

A prefeita interina de Guamaré emitiu uma nota reafirmando que não concorrerá na eleição suplementar. No mesmo documento, ela deseja sucesso aos candidatos e orienta a população a votar com consciência.

Confira nota na íntegra

Mantendo o compromisso firmado com o povo que me elegeu para o cargo de vereadora da Casa Legislativa de Guamaré e reafirmando o que disse, em carta aberta, assim que assumi a honrada função de prefeita interina, em outubro deste ano, permanecerei trabalhando com empenho e dedicação junto ao Poder Executivo Municipal até o momento em que nossa população decidir, pelo voto, numa nova eleição, quem assumirá oficialmente a gestão da Prefeitura.

Tenho plena consciência que estou como prefeita de forma temporária e buscarei ao máximo, nestes próximos dias, canalizar nosso trabalho para o lado social que é tão carente em nossa cidade. Sei que o tempo é curto para isso, mas estamos motivados frente aos grandes desafios!

Aos candidatos que estarão se apresentando para concorrem na eleição suplementar, desejamos sucesso e pedimos que pautem vossas administrações em projetos para população, com ética, legalidade e humildade. Como vereadora estarei pronta para ajudar!

Diante de tudo, conclamo novamente a nossa população que se una por Guamaré e que analise as propostas e o histórico público dos candidatos. Somente com o voto certo e consciente, poderemos direcionar nossa cidade para um futuro melhor!

Fonte: Blog do BG

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu