PRIMEIRAS NOTÍCIAS DESTA QUARTA-FEIRA

1º de agosto, quarta-feira

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.

Por G1

 

NACIONAIS

Eleições 2018

 (Foto: Roberta Jaworski / G1)

(Foto: Roberta Jaworski / G1)

A 4 dias do prazo final para definir nomes, a maioria dos presidenciáveis ainda não tem vice. Especialistas ouvidos pelo G1analisam razões pelas quais os partidos não conseguem completar a chapa para a disputa presidencial. O último dia para definição é o próximo domingo (5).

  • Presidente do TSE, ministro Luiz Fux, apresenta o perfil do eleitorado de 2018

‘Esforço concentrado’ no Congresso

Plenário do Senado (Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado)

Plenário do Senado (Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado)

Mesmo com o fim do recesso, o Congresso só retomará votações na próxima semana. Com a proximidade das eleições, a casa ficará esvaziada no segundo semestre deste ano. Faltam 10 semanas para o 1º turno da eleição, mas somente em 3 delas haverá votação na Câmara e no Senado.

Central das Eleições

Continua a série de entrevistas com os pré-candidatos e candidatos à Presidência da República dentro do Central das Eleições, da GloboNews. Ciro Gomes (PDT) é o entrevistado desta quarta-feira, a partir das 22h30. Marina Silva (Rede) foi a entrevistada de ontem.

Supremo de volta

Supremo Tribunal Federal (Foto: Reprodução / GloboNews)

Os ministros do STF também voltam do recesso. Na primeira sessão do semestre, 3 ações que questionam a legalidade da Comissão de Conciliação Prévia, prevista na CLT, estão na pauta. São comissões com representantes dos empregados e dos empregadores com atribuição de tentar conciliar os conflitos individuais do trabalho.

Nova taxa de juros

(Foto: Marcos Santos / USP Imagens)

O Banco Central divulga decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a taxa básica de juros da economia, atualmente fixada em 6,5% ao ano. A maior parte dos analistas econômicos aposta na manutenção da Selic neste patamar.

  • Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços divulga os dados da balança comercial de julho
  • Também é dia de decisão do Fed sobre juros nos EUA

Acidente no Campo de Marte

Equipes atuam na retirada da aeronave de pequeno porte que sofreu acidente no Campo de Marte, em São Paulo (Foto: MISTER SHADOW / ASI / ESTADÃO CONTEÚDO)

Equipes atuam na retirada da aeronave de pequeno porte que sofreu acidente no Campo de Marte, em São Paulo (Foto: MISTER SHADOW / ASI / ESTADÃO CONTEÚDO)

INTERNACIONAIS

Acidente aéreo no México

Socorristas carregam ferido em maca durante resgate após acidente com avião da Aeroméxico perto do aeroporto de Durango, no México, na terça-feira (31) (Foto: Red Cross Durango via AP)
Socorristas carregam ferido em maca durante resgate após acidente com avião da Aeroméxico perto do aeroporto de Durango, no México, na terça-feira (31) (Foto: Red Cross Durango via AP)

Sobreviventes também no México após um acidente com um avião da Aeroméxico com 103 pessoas a bordo em Durango. A aeronave era um modelo Embraer 190. Todos os passageiros e tripulantes foram resgatadas com vida. Acompanhe desdobramentos no G1.

Isolados em Machu Picchu

Mapa de acidente de trem em acesso a Machu Picchu (Foto: Alexandre Mauro / G1)
Mapa de acidente de trem em acesso a Machu Picchu (Foto: Alexandre Mauro / G1)
Turistas brasileiros ficaram isolados em Machu Picchu, no Peru, após um acidente de trem. Sem informação, passageiros se acomodaram em estação. Somente é possível chegar à cidade, onde estão as famosas ruínas incas, por trem ou a pé. O G1 acompanha o caso.
Fonte: G1

LOCAIS

Nova pena

Justiça potiguar condena Fernando Freire a mais 13 anos de prisão por peculato

Ex-governador do Rio Grande do Norte já havia sido condenado a 13 anos e sete meses em março de 2017 por esquema conhecido como ‘Máfia dos Gafanhotos’; ele está preso desde 2015

Ex-governador do Rio Grande do Norte, Fernando Freire

O juiz Bruno Montenegro, integrante do Grupo de Apoio a Meta 4 do CNJ, condenou o ex-governador Fernando Freire, a uma pena de 13 anos e sete meses, por desvio de recursos do Estado. O esquema consistia em concessão fraudulenta de gratificação em nome de diversas pessoas, sem o consentimento ou o conhecimento delas, para pagamento ilegal à Wilson Chacon Júnior, que também foi condenado, a uma pena de 8 anos e quatro meses de reclusão. De acordo com o MP, Wilson Chacon trabalhou em empresas de Fernando Freire e tinha créditos trabalhistas a receber.

Fernando Freire já havia acumulado uma pena de 13 anos e sete meses em março de 2017 pelo esquema conhecido como “Máfia dos Gafanhotos”. Ele está preso desde 2015. A antiga condenação do ex-governador é referente a um processo da 4ª Vara Criminal de Natal e teve o sigilo levantado pelo juiz Raimundo Carlyle no dia 3 de março de 2017.

Nesta nova decisão judicial, o Ministério Público Estadual acusou o ex-governador, além de Maria do Socorro Dias de Oliveira e Wilson Chacon da prática do crime de peculato, praticado entre agosto de 2001 a dezembro de 2002, e, ainda, a prática de falsidade ideológica.

A acusação afirmou que o desvio de dinheiro ocorria dentro de um esquema comandado por Fernando Freire, que consistia na concessão fraudulenta de gratificação de gabinete em nome de diversas pessoas. Segundo a acusação, a coleta de dados era operada por Maria do Socorro, que exercia o cargo comissionado de coordenadora-geral da Vice-Governadoria e da Governadoria do Estado.

“Fernando Freire possuía o domínio organizacional do fato, gerindo a máquina pública de maneira irregular, e direcionando o numerário que controlava em razão de seu cargo da forma que lhe aprouvesse”, explicou o juiz Bruno Montenegro.

No total, R$ 88.240,00 foram desviados em favor de Wilson Chacon Júnior, através de 11 guias de cheque e 16 cheques salários, emitidos no nome de familiares de Wilson.

“O esquema foi descortinado a partir da reclamação de diversos contribuintes, que fizeram declaração de isenção do imposto de renda no ano de 2003 e findaram caindo na popularmente chamada ‘malha fina’, pois a Receita Federal tinha informações sobre o recebimento, por estas pessoas, de rendimentos tributáveis acima do limite de isenção, tendo como fonte pagadora o Estado do Rio Grande do Norte”, explicou o juiz na sentença.

A sentença absolveu a ré e delatora Maria do Socorro de Oliveira, após pedido de perdão judicial do MP. Ela cumpria ordens do então vice-governador, de quem recebia diretamente os documentos de pessoas que seriam contempladas com gratificações de gabinete. (Processo nº 0000418-93.2006.8.20.0001)

Máfia dos Gafanhotos

Fernando Freire foi denunciado pelo Ministério Público por envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos, entre os anos de 1995 e 2002, através de pagamento de gratificações de gabinete da Vice-governadoria e, posteriormente, da Governadoria.

“Consoante se infere da denúncia, a origem dos fatos advém de o acusado Fernando Antônio da Câmara Freire, no exércio dos cargos de Vice-governador e governador do Estado do Rio Grande do Norte, ter comandado, entre os anos de 1995 e 2002, um grande esquema de desvio de recursos do erário estadual, mediante a concessão fraudulenta de gratificação em nome de diversas pessoas, sem o consentimento ou o conhecimento das mesmas, que passaram a figurar formalmente na folha de pagamento do Estado, para que terceiros pudessem se locupletar das remunerações pagas em nomes delas, o que ensejou várias investigações criminais, tendo em vista a diversidade de beneficiários da prática delituosa”, publicou o juiz Raimundo Carlyle na época.

Festa

Prefeitura de Serra de São Bento divulga programação do 8º Festival de Inverno

Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizará o evento, considerado um dos maiores da região

Prefeitura de Serra de São Bento divulgou a programação oficial da 8ª edição do Festival de Inverno de Serra de São Bento

A prefeitura de Serra de São Bento divulgou a programação oficial da 8ª edição do Festival de Inverno de Serra de São Bento, que será realizado de 3 a 5 de agosto de 2018.

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizará o evento, considerado um dos maiores da região. A prefeita Wanessa Morais (MDB) colaborou para realizar este evento envolvendo a comunidade para promover o festival que terá eventos culturais, esportivos e gastronômicos. O público estimado é de 50 mil pessoas.

Os restaurantes participantes da mostra gastronômica deste ano são: Paçoca de Pilão, Fuscrepe, Chopp & Camarão, Massa Fina, Parmegianos, Recanto da Serra, Ninja Experience, Chocolate da Serra, Babi Empório Gourmet. Bebidas : Vinhos, cervejas- cachaças, Gourmet Expert, Portulogia. O evento conta com apoio da Abrasel com seus restaurantes associados.

PROGRAMAÇÃO
SEXTA-FEIRA (03 DE AGOSTO)

19h/22h Feira de Artesanato Praça do Turista
Apresentações de Artísticas Locais Praça do Turista
19h/03h Mostras: Comer & Beber na Serra Arena da Serra
• Cachaça de Alambique
• Cervejas Artesanais
• Queijos & Vinhos
• Petiscos & Finger Food
20h30/21h Apresentação do Grupo Coração Serrano Arena da Serra
21h/22h00 Apresentação da BigBand Jerimum Jazz Arena da Serra
22h/23h30 Show com Isaac Galvão e Banda Arena da Serra
23h30/01h Show com a Banda Solteirões do Forró Arena da Serra
01h30/03h Show Giannini Alencar e Banda Arena da Serra

SÁBADO (04 DE AGOSTO)

09h/22h Feira de Artesanato Praça do Turista
Apresentações de Artísticas Locais Praça do Turista
15h/18h Tarde Recreativa com Atividades Infantis Praça do Turista
19h/03h Mostras: Comer & Beber na Serra Arena da Serra
• Cachaça de Alambique
• Cervejas Artesanais
• Queijos & Vinhos
• Petiscos & Finger Food
21h/22h Apresentação da Banda da Fundação Cultural D. Militana Arena da Serra
22h/22h30 Show com Frank & Nazar Arena da Serra
22h30/00h Show com Santana o Cantador e Banda Arena da Serra
00h/01h30 Show com Solange Almeida e Banda Arena da Serra
01h30/03h Show com Messinho Sanfoneiro Arena da Serra

DOMINGO (5 DE AGOSTO)

09h/17h: Feira de Artesanato Praça do Turista
Apresentações de Artísticas Locais Praça do Turista
10h/17h: Campeonato de Motocross / Motoshow Parque Erasmo Crisanto
17h30/18h: Premiação Parque Erasmo Crisanto

Fonte: AGORA RN

Deixe uma resposta

Fechar Menu