PRIMEIRAS NOTÍCIAS DESSA SEGUNDA-FEIRA

LOCAIS

Janot critica soltura de amigos de Michel Temer e sugere condução coercitiva

Janot elaborou duas denúncias contra Temer no ano passado. Sua sucessora, Raquel Dodge, fez pedido de liberdade aos envolvidos na operação ontem, e teve pedido aceito pelo ministro Luiz Roberto Barroso

O ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot criticou a a liberação de presos da Operação Skala, entre ele dois amigos do presidente Michel Temer, em sua conta no Twitter na noite desse sábado (31).

“Não teria sido o caso então de pedir condução coercitiva ao invés de prisão? Voltou a ser assim? E vai continuar sendo assim?”, escreveu o ex-PGR na rede sociais.

Janot elaborou duas denúncias contra Temer no ano passado. Sua sucessora, Raquel Dodge, fez pedido de liberdade aos envolvidos na operação ontem, e teve pedido aceito pelo ministro Luiz Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

As conduções coercitivas, sugeridas por Janot, estão suspensas desde dezembro de 2017 por decisão do ministro STF Gilmar Mendes. O entendimento de Gilmar sobre pedidos que obrigam investigados a serem levados à polícia para prestar depoimento ainda será analisado no plenário da Corte.

Fonte: Notícias ao Minuto

NACIONAIS

Estação espacial chinesa entra na atmosfera terrestre e cai no Pacífico Sul

Tiangong-1 se desintegrou e ainda não há informações se fragmentos chegaram ao solo. Desocupada desde 2013, os chineses perderam o contato com a Tiangong-1 em 2016.

Chineses perderam contato com a estação em 2016; fotos mostram Tiangong 1 em queda na semana passada (Foto: FRAUNHOFER FHR)

A estação espacial chinesaTiangong-1 retornou à atmosfera terrestre neste domingo (1) e se desintegrou sobre o Pacífico Sul, informou agência espacial chinesa.

De acordo com a Agência de Engenharia Espacial Tripulada da China (CMSEO), a nave entrou na atmosfera “destruída” pela região entre o centro e o sul do Oceano Pacífico. Ainda não há informações se fragmentos chegaram ao solo.

A agência chegou a falar a entrada na atmosfera teria sido próxima à costa de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a informação foi atualizada.

Desocupada desde 2013, os chineses perderam o contato com a Tiangong-1 em 2016 e não se sabia o local certo de onde a aeronave iria cair.

A Tiangong-1 faz parte do ambicioso programa espacial da China e era o protótipo para uma estação tripulada, que tem previsão para ser lançada em 2022.

Retorno à Terra

A entrada na atmosfera terrestre ocorreu por volta das 22h15 da noite de domingo no horário de Brasília – 8h15 de segunda-feira (2), na China.

Curiosidades da estação espacial chinesa Tiangong 1

  • Foi a primeira lançada e construída pelo país.
  • Foi projetada para ser um laboratório equipado e foi lançada em 30 de setembro de 2011.
  • O objetivo era aperfeiçoar as tecnologias de aproximação e acoplamento de naves.
  • Dois módulos compõem a Tiangong 1: um deles é habitável.
  • A nave tem 15 m³ e 8,5 toneladas.
  • Ela recebeu duas missões tripuladas: a Shenzhou 9 e Shenzhou 10.
  • Uma nave não-tripulada foi enviada em 2011 para testar o encaixe com a estação.

A estação Tiangong-1 | Foto: Engenharia espacial chinesa (Foto: Engenharia Espacial Chinesa)

Fonte: G1

Deixe uma resposta

Fechar Menu