POLÍTICA: TSE e TREs SE MANIFESTAM SOBRE POLÊMICA DO VÍDEO DO DEPUTADO EDUARDO BOLSONARO SOBRE STF

Após toda a confusão causada pela publicação do vídeo do deputado Eduardo Bolsonaro nas redes sociais os TSE e TREs se manifestaram através de “Carta à Nação Brasileira” ontem, cuja íntegra publico aqui retirada do Blog do Milton Jung. 

Em carta, TSE e TREs reafirmam integridade e confiabilidade de urnas eletrônicas

O TSE e os TREs, através de seus presidentes, divulgaram, nesta segunda-feira, “Carta à Nação Brasileira”, com texto no qual reafirma a “total integridade e confiabilidade” das urnas eletrônicas e do modelo de votação e apuração das eleições. O documento é uma resposta aos frequentes questionamentos que o sistema eletrônico usado pelo Brasil tem enfrentado, especialmente após série de denúncias que ocorreram no primeiro tempo da eleição deste ano, com eleitores publicando imagens de supostas irregularidades — nenhuma delas comprovadas até o momento.

Na “Carta” — que publico na íntegra a seguir — os representantes dos tribunais eleitorais refutam a possibilidade de a urna eletrônica completar automaticamente o voto do eleitor e destaca ainda que a Justiça Eleitoral realiza, rotineiramente, testes e auditorias públicas que comprovariam e assegurariam a transparência e absoluta confiabilidade do voto eletrônico.

O texto conclama a sociedade para atuar em favor da manutenção do Estado Democrático de Direito.

Na sexta-feira passada, o advogado Antônio Augusto Mayer dos Santos, que colabora com este blog, escreveu artigo a propósito do tema sob o título “Eletrônicas? E daí?” no qual reclama que “a urna brasileira, arcaica e de geração ultrapassada, somente será confiável quando for independente do software e passível de conferência por auditorias. Infelizmente, ela é, sim, “à prova de provas”.

Leia a “Carta à Nação Brasileira”:

carta-tse

Deixe uma resposta

Fechar Menu