BOAS NOTÍCIAS: VASO SANITÁRIO REVOLUCIONÁRIO É NOVA INVENÇÃO QUE PODE SALVAR 500 MIL CRIANÇAS

Na sessão BOAS NOTÍCIAS deste domingo temos uma invenção capitaneada por nada menos que Bill Gates para salvar 500 mil crianças da morte. Veja qual é e o porquê!

Bill Gates apresenta vaso sanitário que poderá salvar 500 mil crianças

Bill Gates e o pote com cocô – Foto: gatesnotes.com/Reprodução

Bill Gates apresentou um vaso sanitário revolucionário que ele está financiando. A invenção não precisa de água, transforma os resíduos humanos em adubos e pode salvar 500 mil crianças por ano de doenças como a cólera.

O vaso, que não precisa ser conectado a nenhum sistema de depuração para funcionar, foi mostrado pelo pelo fundador da Microsoft esta semana, na China.

Abastecido por energia solar, o vaso ecológico faz as fezes se transformarem em cinzas estéreis e a urina em água, com o uso de filtros de nanomembranas.

O equipamento já está sendo testado na cidade sul-africana de Durban, na África do Sul.

Doenças

Segurando um frasco com excrementos humanos, que, segundo Gates, continha cerca de 200 trilhões de células de rotavírus, 20 bilhões de bactérias Shigella e 100.000 ovos de vermes parasitários, o cofundador da Microsoft disse que novas estratégias para esterilização de resíduos humano poderiam ajudar a acabar com cerca de 500.000 mortes de crianças e poupar 233 bilhões de dólares por ano em custos relacionados com diarreia, cólera e outras doenças causadas por condições precárias de água, saneamento e higiene.

“As tecnologias que vocês verão aqui são os avanços mais significativos em saneamento em quase 200 anos”, disse Gates, de 63 anos, na Reinventented Toilet Expo, em Pequim.

Quase 60% da população mundial não têm instalações sanitárias e cerca de 900 mil pessoas defecam ao ar livre no mundo por falta de banheiros.

“Dada a necessidade não atendida de 2,3 bilhões de pessoas que ainda não possuem saneamento básico, há um mercado potencialmente muito importante e a possibilidade de um ganho econômico”, disse Guy Hutton, consultor sênior da Unicef para a água, o saneamento e a higiene.

Desde 2011, a fundação Bill e Melinda Gates investe cerca de US$ 200 milhões na criação dos vasos sanitários inteligentes.

Gates afirmou na China que está disposto a gastar uma quantia semelhante para tornar a invenção pronta para distribuição.

Um dos vasos apresentados em Pequim - Foto: Mark Schiefelbein / AP

Um dos vasos apresentados em Pequim – Foto: Mark Schiefelbein / AP

 

Economia

Cada real investido em saneamento rende cerca de 21 reais em ganhos econômicos mundiais.

Nas contas de Gates, este vaso revolucionário vai gerar uma economia de cerca de 235 bilhões de dólares – 880 bilhões de reais.

Gates, que junto com sua mulher, Melinda, doou mais de 35,8 bilhões de dólares  – 134 bilhões de reais – para a fundação desde 1994, disse que se interessou por saneamento há cerca de dez anos, depois que parou de trabalhar em tempo integral na Microsoft.

“Nunca imaginei que eu saberia tanto sobre cocô”, disse Gates em comentários preparados para o evento em Pequim. “E, definitivamente, nunca pensei que Melinda teria que me dizer para parar de falar sobre vaso sanitário e massa fecal na mesa durante o jantar.”

Com informações do ElPaís

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube

O conteúdo do SóNotíciaBoa é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Fonte: Só Notícia Boa

Deixe uma resposta

Fechar Menu