BOAS NOTÍCIAS: UMA NOVIDADE INCRÍVEL PARA AS PESSOAS COM ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA

Brasileiro com ELA cria App para pessoas com a doença se comunicarem

Foto: reprodução / WeCanApps

Foto: reprodução / WeCanApps

Um brasileiro portador de ELA, Esclerose Lateral Amiotrófica, criou um aplicativo prático e intuitivo para ajudar pessoas com a doença degenerativa a se comunicarem.

O app gratuito foi criado por José Afonso Braga, de 47 anos. Natural de Minas, casado, pai de 3 filhos e morador de Brasília, ele foi diagnosticado com ELA há 5 anos.

“Fui diagnosticado com ELA em 2013 e, de lá pra cá, já passei por muita coisa, perdi todos os movimentos do corpo, perdi a voz e tive que passar por uma gastrostomia e uma traqueostomia. Apesar disso tudo, estou muito bem, tenho uma equipe muito qualificada cuidando de mim, além de todo o apoio da família e de amigos”, escreveu José Afonso em entrevista ao SóNotíciaBoa, usando um equipamento que permite controlar o computador pelo movimento dos olhos, chamado Tobii PcEye.

Sim, ele nos concedeu esta entrevista olhando tecla por tecla para formar as palavras. Sublime!

O aplicativo

Formado em Tecnologia da Informação com especialização em Sistemas Distribuídos e em Gestão do Conhecimento, ele lançou o aplicativo há uma semana, depois de um ano de testes diários.

“Até agora já obteve mais de 200 downloads e os comentários que recebi de usuários são muito positivos”, afirma.

José Afonso espera que o App “seja tão útil para quem utilizá-lo como é pra mim”, diz.

O WeCanSpeak – Nós Podemos Falar, em tradução livre – foi lançado na semana passada. É um aplicativo TTS – Text to Speech – para tablets e computadores Windows que transforma texto em fala (áudio).

“Simples de usar e com recursos poderosos para tornar a comunicação prática e eficiente, este aplicativo é muito útil para qualquer pessoa com algum distúrbio de fala”, explica a página do App.

O app tem “um motor de busca avançado, dicionário personalizado pelo utilizador com palavras e frases completas adequadas à sua comunicação diária, gravação de texto e áudio, tradução de texto e áudio, histórico de mensagens e temas visuais profissionais.

José Afonso com a esposa - Foto: reprodução autorizada / Facebook

José Afonso em 2013 com a esposa – Foto: reprodução autorizada / Facebook

A ideia

José Afonso Braga conta que teve a ideia quando começou a perceber que estava perdendo a voz por causa da ELA.

“Perder a voz tem sido um dos maiores desafios nesta minha jornada com a ELA. A comunicação é a base da socialização, e perder essa capacidade de socializar é, talvez, a maior dor causada pela doença. Tão logo surgiram os primeiros sintomas, comecei uma busca desesperada por meios alternativos de comunicação”, revela.

Ele descobriu que “a maioria era limitada ao idioma inglês e possuía dicionários fixos e uma interface confusa que não ajudava em nada no processo da conversação. Os que eram melhores chegavam a custar mais de mil dólares. Resumindo, nenhum deles me atendia plenamente”, lembra.

Foi aí que ele resolveu criar o próprio aplicativo de comunicação.

“Foram vários meses de estudo e trabalho para chegar a um produto realmente simples, prático e eficiente”, diz.

Pontos principais

José Afonso se baseou em cinco princípios para criar o aplicativo WeCanSpeak.

1) Ser universal. Qualquer pessoa deveria poder usar o aplicativo, escrevendo em qualquer idioma, falando em qualquer idioma;

2) Ser configurável. O usuário deveria poder criar seu próprio dicionário com palavras e frases completas adequadas ao seu cotidiano;

3) Ser simples, prático e intuitivo. O usuário não poderia perder tempo com uma interface confusa e passar por vários comandos para falar uma simples frase.

4) Ser acessível. Qualquer pessoa, com qualquer poder aquisitivo deveria ter acesso ao aplicativo, preferencialmente com uma versão gratuita.

Como baixar

Para baixar o aplicativo, basta acessar a página do WeCanApps.

O download é gratuito.

No final da conversa, quando agradeci pela entrevista, José Afonso mostrou com simplicidade porque é uma verdadeira inspiração:

“Somente não deixo a doença tirar a alegria de viver, o que deve ser feito por todos”, concluiu.

Veja como foi o anúncio de lançamento do App feito no perfil de José Afonso no Facebook:

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa

Fonte: Só Notícia Boa

Deixe uma resposta

Fechar Menu